TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Stakeholders

Por:   •  11/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Cada vez mais as organizações buscam o obter melhores resultados e ganhos e pra isso precisam de equipes que produzam o máximo. Nesse sentido as equipes de alto desempenho são desenvolvidas nas organizações para maximizar as entregas e qualidade nos resultados.

As características individuais de cada pessoa são determinante para formação de uma equipe, pois cabe ao líder gerenciar as diversas formações culturais, acadêmicas e psicológicas apresentadas por cada membro, para que se complementem a assim surja uma equipe unida e harmoniosa.

Desenvolvimento

1

A comunicação corporativa, assim como a comunicação cotidiana, se faz extremamente importante para a formação e manutenção não só de equipes mas de relações, uma vez que através da comunicação é possível criar, desenvolver, manter e destruir as interações entre os seres humanos, fato pertinente, já que as organizações são formadas por pessoas, com seus anseios, sentimentos, expectativas, valores, entre outros.

Dessa forma, a comunicação deve ser assertiva, clara, relevante e correta, independente do meio que se usa, digital ou olho no olho. É necessária também a habilidade por parte de quem comunica, de saber o que, com quem, como, quando e onde falar. Essa flexibilidade e adaptação do emissor de uma mensagem, se dá por existirem diversas personalidades humanas nos mais diversos ambientes, empresariais ou não, que respondem naturalmente à maneira como a comunicação ocorre e por isso as respostas podem ser negativas, frustrantes e indesejáveis, gerando ruído, se tornando dissonante e ineficaz, até mesmo fator de risco.

No ambiente profissional, de equipes produtivas, a importância da comunicação se torna imprescindível para o sucesso, já que é por meio dela que por exemplo, um líder irá motivar e engajar seus liderados, e também dar feedback e receber, ouvindo o que os outros pensam sobre sua postura e conduta.

A dificuldade maior está em estabelecer uma comunicação adaptável e ao mesmo tempo uniforme, ou seja, ela deve ser desenvolvida utilizando técnicas que permitam atingir determinados objetivos, sem ser minimalista ao ponto de só afetar uma minoria do grupo.

2

Analisando o caso proposto, considero que o perfil mais adequado para um líder dessa equipe é de um Líder Coach, aquele que foi capaz desenvolver habilidades comportamentais e técnicas para lidar com diversas situações no cotidiano e diante delas se mostra resiliente, empático e maduro. Além disso, um líder com esse perfil auxilia no desenvolvimento pessoal dos integrantes da equipe, estimulando a melhoria contínua e o senso crítico.

No grupo mencionado na situação problema acredito ser muito apropriado já que existem pessoas novatas que conhecem muito pouco da cultura da empresa, há diversidade na formação dos membros da empresa, além do fato de nunca terem desenvolvido trabalhos em conjunto, esses fatores podem ser gerenciados e trabalhados a partir das características mencionadas de um Líder Coach, conforme a seguir:

Estimulando o engajamento dos profissionais novatos em incorporar de maneira efetiva a cultura da organização, a fim de proporcionar equiparidade no desempenhar das tarefas em acordo com as premissas idealizadas pela organização;

Promover a interação entre os membros, de forma criar um ambiente de mutualidade e troca, com o objetivo de fortalecer a equipe através do reconhecimento das características pessoais de cada um;

Direcionar a equipe para um caminho de união e evolução, ouvindo seus anseios e necessidades, incentivando seu amadurecimento e reconhecendo seus resultados.

3

O estilo de liderança mais indicado para o desenvolvimento da equipe alta performance é a Liderança Transformacional, na qual a comunicação entre líder e equipe alcança um patamar muito alto.

Esse estilo de liderança se dá a partir do estímulo ao sentido de compromisso e convida a uma análise crítica acerca da missão da empresa, de tal maneira a promover o engajamento total.

A síntese de uma equipe de trabalho é a confiança, reforça os elos de companheirismo, Sendo assim, a Liderança Transformacional trabalha a partir de detalhes do dia a dia e proporcionar poder a cada um dos membros, a partir de características como aptidão e talento. Quanto menos você souber sobre o dia a dia da sua equipe de trabalho, mais inacessível será como líder e menos poder terá, (TULGAN, 2009).

4

Quando se fala de equipe de alto desempenho, existem papéis a serem desenvolvidos para que ela se configure de tal maneira. São eles:

Criador, profissional com perfil de criatividade aguçada, competente na criação e execução de ideias.

Vinculador: Promove a integração da equipe bem como sua coordenação.

Consultor: Propõe o engajamento e levanta informações e dados sobre a equipe, respeitando os potenciais existentes.

Mantenedor: Busca o equilíbrio e harmonia da equipe constantemente, amenizando os impactos de ataques externos.

Controlador: Institui regras e analisa detalhes, buscando manter um bom funcionamento dos processos.

Produtor: Indica a direção a ser seguida e acompanha.

Organizador: Provê a estrutura da equipe, desenhando a maneira como ela acontecerá.

Assessor: Estuda minuciosamente as opções e possibilidades e existentes.

Promotor: Banca as ideias após serem executadas.

Para que cada papel possa ser desenvolvido é necessário muita habilidade do líder, pois cada função citada está direta e inevitavelmente relacionada com a personalidade de cada membro, assim sendo, só será possível a partir da correta identificação das características de cada um e capacidade reativa perante o trabalho proposto.

Caso contrário não surtirá efeito algum, alocar pessoas com perfis distintos da função que se deseja desempenhar.

Considerações finais

 

Nota-se que a comunicação é de fundamental importância para a construção de qualquer relação, pessoal ou profissional. No ambiente organizacional está em jogo muito mais do apenas uma relação, há pessoas e estruturas inteiras envolvidas na comunicação, que são extremamente mutáveis e complexas.

Nesse contexto, uma equipe de alta performance para ser formada, necessita de muito empenho do líder no tocante a promover todas as condições técnicas e pessoais, para que os indivíduos consigam evoluir e atingir o nível esperado.

A comunicação é parte integrante nesse processo, já que é por meio dela que o líder irá exercer seu trabalho diante dos liderados, ouvindo, incentivando e reconhecendo.

 

Referências bibliográficas

NEELEY, T. Equipes globais que funcionam. Disponível em: http://hbrbr.uol.com.br/equipes-globais-que-funcionam/ Acesso em: 22/09/2018

CABRAL, V. Um ensaio sobre a comunicação interna pós-industrial em sua dicotomia-discurso e prática. Organicom, Brasil, v. 1, n. 1, p. 54-71, 2004. Disponível em: http://revistaorganicom.org.br/. Acesso em: 22/09/2018

TULGAN, Bruce. Não tenha medo de ser chefe. 1. ed. Brasil: Sextante, 2009. 190 p. v. 1.

VIANNA, Eliana; DELMAS, Maria Leonor Galante. Liderança de Equipes. 1. ed. Brasil: FGV, 96 p. v. 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (115.7 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com