TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento da Qualidade

Por:   •  10/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

Gerenciamento da Qualidade

O objetivo dos processos envolvidos no gerenciamento da qualidade visa assegurar que o projeto será concluído com a qualidade desejada, portanto satisfazer as necessidades do cliente e os requisitos do produto, quando se discute sobre qualidade, cabe ressaltar que o gerenciamento da qualidade do projeto deve ser direcionado tanto para os processos de gerenciamento do projeto quanto para o produto ou serviço final do projeto. 

Outro aspecto importante que se refere à qualidade é que não está associada às funcionalidades atribuídas ao produto, ou seja, ao grau. A qualidade, portanto, pode ser entendida como obrigação contratual e é mensurável. Ao longo do projeto, podem ser definidas métricas que fornecem informações vitais sobre a qualidade do processo, produto, atividade ou recurso.

Com um mercado cada vez mais competitivo as empresas se deparam com um ambiente de alta pressão, exigindo dos mesmos produtos ou serviços com padrões cada vez melhores, e muitas vezes, para sobreviver são impelidas a serem flexíveis e inovadoras. A certificação é uma forma de a empresa demonstrar para o mercado produtos ou serviços com qualidade facilitando relações comerciais.

Tecnologias

 É essencial para uma empresa que pretende aperfeiçoar sua gestão da qualidade se valer da tecnologia para obter melhores resultados. Um bom software de gestão da qualidade permite a integração com outras plataformas sem a necessidade de customizações especiais, como, por exemplo, permitindo a comunicação com um sistema ERP. É muito comum que, na fase de implementação de um sistema de gestão, a organização não saiba por onde começar. Mas quando a empresa passa a contar com uma aplicação, tudo se torna mais simples, afinal, o programa funciona não só para centralizar o SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade), mas oferece o passo a passo que deve ser seguido, ou seja, norteia os trabalhos do início ao fim.

 Sem dúvida alguma, esse é um contexto problemático, e que não só causa atrasos na implementação, como pode frustrar totalmente a obtenção da certificação. Por isso a tecnologia tende a contribuir – e muito – para dar velocidade e estruturação, tornando o objetivo de alcançar a qualidade muito mais fácil de ser alcançado.

Conceitos de Administração de Produção

A Produção pode ser definida como um conjunto de atividades que produz bens ou serviços através da transformação de insumos. Essa transformação é entendida como o processo de mudar o estado ou condição de algo por meio de recursos, e vem acompanhando o homem desde sua origem, quando polia a pedra para transformar em utensílios já executava atividade de produção.Sistema de Produção é um conjunto de atividades e operações inter-relacionadas envolvidas na produção de bens ou serviços a partir do uso de recursos (inputs) para mudar o estado ou condição de algo para produzir saídas/resultados (outpus). 

 

Planejar e controlar a produção são atividades extremamente operacionais, que finalizam um ciclo de planejamento mais longo que se iniciou com o Planejamento da Capacidade e a fase intermediária com o Planejamento Agregado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (73.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com