TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Comunicação e Stakeholders em Projetos

Por:   •  4/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade individual

Matriz de análise

Disciplina: Gerenciamento de Comunicação e Stakeholders em Projetos

Módulo: 1 a 4

Aluno: Girlene Almeida

Turma: 4

Tarefa: Plano de Gerenciamento de Stakeholders_ estudo de caso empresa W

Introdução

Um projeto envolve diversos interesses de diversos indivíduos, podendo ser estes a favor ou contrário à sua proposta, e, portanto, um gestor de projetos tem o desafio de engajar esses indivíduos seja para manter em posição favorável ou para mitigar possíveis resistências.

Stakeholder é todo indivíduo ou instituição que pode influenciar ou ser um influenciado por um projeto, essa influência pode se dar de forma direta ou indireta, positiva ou negativa, esses stakeholders podem ainda, ser internos ou externos ao projeto e dependendo do seu grau de poder e influência pode ter um impacto importante para o sucesso ou fracasso do projeto.

Na gestão de projetos, é essencial identificar, engajar, gerenciar e monitorar todos os stakeholders e respectivos graus de poder e influência, desenvolvendo estratégias de comunicação eficaz para envolvê-los no projeto e mitigar riscos; desenvolvendo um plano de gerenciamento que aumente o apoio, reduzam resistências e minimizem impactos negativos, considerando sempre necessidades, expectativas, interesses e potenciais impactos ao projeto, focando na comunicação como base fundamental para este gerenciamento. Tendo o gestor de projetos um desafio importante para transmitir de forma eficaz mensagens aos stakeholders sobre o projeto, seus objetivos e benefícios. Nesse sentido, vale lembrar que o processo de gerenciamento de comunicação tem uma forte interligação com o gerenciamento dos stakeholders ao longo de todo o projeto, criando uma interdependência em vários momentos do projeto.

O trabalho apresentado tem como proposta, o desenvolvimento de plano de gerenciamento de stakeholders com ações de comunicação para engajá-los e mantê-los em um posicionamento favorável à sua execução.

Desenvolvimento – identificação das ações necessárias para realização do projeto, tendo como foco principal o gerenciamento de stakeholders

A empresa W tem como desafio, implantar um parque de ciências no Estado do Pará para fornecer inteligência, infraestrutura e os serviços necessários para o crescimento e fortalecimento das empresas locais de tecnologia intensiva; espera-se que projetos inovadores, que visem melhorar esse segmento, sejam concentrados, conectados, organizados, articulados, implementados e promovidos.

Para o estudo de caso em questão, será necessário desenvolver um plano de gerenciamento dos stakeholders, com a identificação dos stakeholders-chave, identificação dos papéis, estratégias de engajamento e possíveis ações de comunicação para alcance do nível de envolvimento destes stakeholders.

Segundo o PMBOK, algumas ferramentas e técnicas podem ser utilizadas para o mapeamento adequado desses stakeholders, entre elas, a matriz de análise dos stakeholders que ajuda a equipe a desenvolver relacionamento com estes stakeholders e ter maior clareza das suas percepções e definir qual a estratégia mais adequada de atuação, estabelecendo uma relação de transparência e confiança para garantir o sucesso do projeto.

Como primeira etapa deste plano, foram identificados os stakeholders-chave e seus interesses e expectativas em relação aos objetivos do projeto:

  1. DECTE (Governo): Tem interesse no desenvolvimento econômico e tecnológico do Estado, fortalecendo as empresas locais e ROI do projeto. O alto interesse em ter sucesso no projeto, pode levá-lo a pressionar fortemente a equipe e criar conflitos;
  2. UNEST: Parte do grupo idealizador do projeto tem interesse na implantação do projeto para fortalecer a parceria com o Governo Estadual que pode viabilizar implantação de outras pesquisas na Universidade com o apoio do Estado;
  3. FEP e MCT: Também faz parte do grupo idealizador do projeto, tem interesse em sua implantação fornecendo apoio técnico e recursos tecnológicos necessários para a implantação do projeto.
  4. Empresas de Tecnologia da Região: Potencial beneficiário com o sucesso do projeto com o crescimento do mercado e potenciais retornos que o sucesso do projeto pode trazer, por outro lado, por ter interesses próprios pode ver o projeto como uma restrição para seus planos futuros;
  5. Comunidade Local: Pode se beneficiar considerando novas oportunidades de emprego e desenvolvimento econômico e social, por não ter total ciência de todos os impactos que o projeto pode trazer, pode se posicionar contrário à sua implantação;
  6. Prefeitura Municipal: Tem interesse na implantação do projeto visando o desenvolvimento social e econômico do município, fazendo interface entre os idealizadores e a comunidade local e garantindo o cumprimento das Leis Municipais;
  7. Equipe de execução do projeto: Tem interesse na implantação de sucesso do projeto, qualidade das entregas e cumprimento dos prazos e custos. Considerando que imprevistos podem acontecer, precisa se manter engajada para suportar possíveis pressões dos stakeholders.

Uma vez identificados os stakeholders-chave e suas expectativas em relação aos objetivos do projeto, o próximo passo é enquadrá-los numa matriz de mapeamento traçando estratégias de comunicação que amplie e favoreça o envolvimento desses stakeholders considerando o seu grau de poder e interesse, como se posicionam atualmente e como desejamos que se posicionem futuramente em relação ao projeto.

                                                                         

Matriz de Identificação e Análise dos stakeholders

[pic 2]

[pic 3]

Considerações finais

O Trabalho foi desenvolvido com base no aprendizado da disciplina Gerenciamento das Comunicações e Stakeholders em projetos e teve como desafio, desenvolver um plano de gerenciamento dos stakeholders, norteado nas boas práticas de gestão de projetos recomendadas pelo PMBOK (2017).

O desenvolvimento do trabalho traz a reflexão da importância de um plano de gerenciamento bem elaborado, para construir uma relação de confiança com todos os stakeholders. A comunicação é um processo de extrema importância para a eficácia deste plano, e ambos têm um alto grau de interdependência durante toda a execução do projeto.

Gerenciar um projeto traz grandes desafios, principalmente quando tratamos de interesses sobre os quais não temos total governabilidade, e por isso, é tão importante identificar, mapear e monitorar cada envolvido para ter sucesso em sua implantação, traçando estratégias que engaje, envolva e comprometa cada um deles em seus diferentes níveis, favorecendo e potencializando o alcance dos objetivos esperados.

Referências bibliográficas

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. PMBOK® Guide: guia do Conhecimento em gerenciamento de projetos. 6. ed. Pensylvannia, USA: Project Management Institute, 2017.

 FABRA, Marcantonio. Apostila Gerenciamento de Comunicação e Stakeholders em Projetos. FGV, 2020.

 Material e-Class FGV, 2020 – Módulos: 1,2 e 3.

Vargas, Ricardo. Podcast  Stakeholders. Julho, 2008. Disponível em: https://ricardo-vargas.com/pt/playlists/the-sponsor-and-others-stakeholders/. Acesso em 13/06/2020.

Vargas, Ricardo. Podcast Análise das Partes Interessadas. Maio, 2011. Disponível em: https://ricardo-vargas.com/pt/playlists/the-sponsor-and-others-stakeholders/. Acesso em 13/06/2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (278.9 Kb)   docx (833.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com