TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Projetos

Por:   •  14/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 3

Com base no que foi apresentado e discutido na aula desta semana, elabore uma resenha que aborde conceitos, objetivos, importância e exemplos para os tópicos abaixo:

• EAP

• Verificação, Validação e Controle do Escopo

Desenvolvimento da atividade

O gerenciamento de escopo é etapa fundamental durante a elaboração de qualquer projeto, afinal é ele que determinará o que deverá ser feito, quais etapas deverão ser seguidas para que o projeto chegue a sua conclusão com o resultado esperado pelos stakeholders. É muito comum em projetos existir uma mudança constante do escopo, principalmente ao se tratar de projéteis ágeis como desenvolvimento de programa, aplicativo ou software, assim, é fundamental mapear e controlar todos os eforços necessários no projeto para atingir o objetivo final, dessa forma entra a EAP (Estrutura analítica do projeto) popularmente conhecida nas grandes empresas e no mundo do projeto como WBS (Work breakdown structure).

Bem como já diz o nome traduzido do inglês a EAP é um trabalho de seguimentar a estrutura do projeto, de forma a dividir o trabalho a ser realizado em atividades, etapas menores que se tenha maior facilidade de gerenciamento. Atividades as quais se terão entradas e irá gerar entregas como saídas.

Com isso, podemos definir que o principal objetivo da EAP é gerar a visibilidade de forma clara e concisa das entregas do projeto, de forma a permitir que o gerente de projeto tenha um maior controle do tempo e do custo. É importante ressaltar que a EAP não é um cronograma, ela não contém data de início e fim das atividades a serem realizadas, é sim utilizada como um guia para o desenvolvimento do cronograma ao avançar do planejamento do projeto, porém EAP e cronograma não são a mesma coisa e não possuem a mesma finalidade, uma vez que o cronograma tem por finalidade o controle do tempo do projeto e a EAP é mapear e identificar as entregas de um projeto conforme dito anteriormente.

Para melhor exemplificar uma EAP podemos tomar por exemplo o planejamento de uma festa de aniverário, nesse exemplo bem simplificado podemos definir que a entrega do projeto é uma festa de aniversário, para atingir esse objetivo final precisamos realizar várias entregas menores, segue um possível exemplo de EAP abaixo:

Após a criação cuidadosa da EAP podemos seguir para um próximo conceito fundamental para um bom gerenciamento de escopo que é a verificação, validação e controle do escopo. Esta etapa durante um projeto é a que permite avaliar se as entregas estão sendo realizadas e principalmente se estão alinhadas de forma precisa com os requisitos anteriormente levantados. Além disso, esta etapa permiti que seja avaliada uma solicitação de alteração no projeto, através da reavaliação do escopo e das entregas, de forma a atender a necessidade do cliente.

A validação do escopo pode ter dois resultados, um quando a qualidade analisa o escopo e o valida o escopo como alinhado com os requisitos uma vez determinandos, o segundo seria que após a verificação da entrega do escopo seja identificado pela qualidade que existe uma não conformidade com relação aos requisitos do projeto. Neste segundo momento há a necessidade de tomada de decisão, se o projeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com