TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Projetos

Por:   •  2/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  5.536 Palavras (23 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 23

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

FIGURA 1: Gerenciamento e Integração do Projeto        10

FIGURA 2: Processos da Gerencia de Custos        

21

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

GP – Gerenciamento de Projetos 

IPMA – International Project Management Association

PMBOK – Project Management Institute

PMI – Project Management Institute

PRINCE – Projects In a Controlled Environment 

ONU – Organização das Nações Unidas

SUMÁRIO

1 DEFINIÇÃO DE PROJETO        6

1.1 Tipos de Projeto        6

1.2 Características do Projeto.        7

2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS.        8

2.1 Gerenciamento de Integração.        11

2.2 Gerenciamento de Escopo.        11

2.3 Gerenciamento de Tempo        11

2.4 Gerenciamento de Custos        11

2.5 Gerenciamento da Qualidade.        11

2.6 Gerenciamento do Recursos Humanos.        12

2.7 Gerenciamento das Comunicações.        12

2.8 Gerenciamento dos Riscos        12

2.9 Gerenciamento das Aquisições.        13

2.10 Gerenciamento das Partes Interessadas        13

3 PADROES DE GERENCIAMENTO DE PROJETO        13

3.1 Padrões a serem utilizados        14

3.1.1 Project Management Institute (PMI)        14

3.1.2 Project Management Body of Knowledge (PMBOK)        14

3.1.3 International Project Management Association (IPMA)        15

3.1.4 Projects In a Controlled Environment (PRINCE) .        15

3.1.5 Quality management - Guidelines to quality in project management (ISO 10006: 1997)        16

4 FERRAMENTAS DE GESTAO DE PROJETO        16

4.1 Exemplo de Ferramentas Web        17

4.1.1 STREBER        17

4.1.2 EVENTOR        17

4.1.3 GOLPAN        17

4.1.4 WRIKE        17

4.2 Exemplo de Ferramentas Desktop        18

4.2.1 JXPROJECT        18

4.2.2 PROJECT ENGINE PERSONAL        18

4.2.3 GANTTPROJECT        18

4.2.4 OPENPROJ        19

4.2.5 PROJECT PLANNER        19

5 BENEFÍCIOS E GANHOS X CUSTOS        20

5.1 Custos .        20

5.1.1 Resource Planning        21

5.1.2 Cost Estimating        23

5.1.3 Cost Budgeting .        23

5.1.4 Cost Control        23

6 CASO DE SUCESSO        24

6.1Ministério de Obras Públicas no Chile        24

REFERÊNCIAS        25

ANEXO 1: MINISTÉRIO DE OBRAS PÚBLICAS NO CHILE        26

1 DEFINIÇÃO DE PROJETO

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas com o objetivo de alcançar metas específicas dentro dos limites de tempo e de orçamento estabelecidos pela organização.

De acordo com Kisil (2001, p.13) projeto é um plano elaborado para a realização de um ato e também pode significar desígnio, intenção e esboço.

Um projeto surge em resposta a problemas concretos, identificados por pessoas que se incomodam com eles. Se não houver incômodo, não haverá projeto, pois não há motivo para buscar soluções onde não há problemas. Por isso, na raiz de qualquer projeto estão os problemas que afetam determinado público. E como tentativa de resolver os problemas, as pessoas tem ideias de soluções. (Kisil, 2001, p. 13)

Para que um projeto possa se concretizar é necessário transformar ideias em ações fazendo acontecer na prática, é preciso identificar o problema, elaborar ideias e soluções, ter ações, para isto é necessário o auxilio de pessoas e envolvem custos, estes são elementos de um projeto capazes de mudar a situação-problema.

Segundo Consalter (2011, p. 28) todo projeto consiste em um documento elaborado com o objetivo de obter um processo de planejamento. Por isso ele deve apresentar técnica, viabilidade econômica, convivência social e aceitação política.

Um bom projeto precisa se mostrar capaz de comunicar todas as informações necessárias num documento escrito, e é por isso que existem elementos básicos que compõem sua apresentação.

  1. Tipos de projetos

Segundo Montagner (2010, p. 34) podemos classificar os projetos de diferentes formas, estes devem estar alinhados com o planejamento estratégico da organização.

São cinco as classificações sob essa visão:

  • Projeto de implantação – é aquele que dá origem a uma nova unidade operacional. Esse tipo de projeto normalmente demanda um longo tempo para ser implementado, e o montante de investimento é, em geral, bastante elevado.
  • Projeto de expansão ou ampliação – é um projeto muito parecido com o de implantação, a diferença é que esse tipo de projeto trabalha em cima de uma base preexistente. Esse tipo de projeto requer alguns cuidados adicionais, pois ao pensar em expandir ou ampliar uma unidade operacional deve-se levar em conta que a operação está em funcionamento, e não pode ter suas atividades prejudicadas por qualquer tipo de projeto por um período muito longo.
  • Projeto de modernização – esta classificação de projeto pode envolver tanto uma unidade operacional quanto a área administrativa da organização. Os projetos de modernização geralmente demandam uma atividade intensa de treinamento, pois ao instalarmos um novo equipamento ou um novo sistema de gestão teremos que treinar os envolvidos na atividade, fazendo que com os mesmos absorvam rapidamente uma nova forma de trabalhar, distinta daquela que vinha sendo praticada até então.
  • Projeto de relocalização – por alguma questão estratégica, como adequação à legislação tributária, incentivos fiscais ou ainda por demanda dos clientes, uma organização pode decidir relocalizar uma unidade operacional, independente de ser uma fábrica, um centro de distribuição ou o escritório administrativo.
  • Projeto de diversificação – este envolve menos as questões operacionais por ter foco no aspecto mercadológico. Um projeto de diversificação pode falar em mudanças como: atendimento a novos canais de distribuição; alteração no portfólio de produtos ou serviços; novos formatos de comercialização e novo modelo de equipe comercial.
  1. Características dos projetos

Segundo Montagner (2010, p. 14) cada projeto possui características próprias. Seus aspectos básicos são:

  • Temporário – todo projeto deve ter inicio, meio e fim definidos. Existem projetos que levam anos para serem concluídos, especialmente aqueles ligados a obras de infraestrutura. O final do projeto se dá quando o objetivo foi atingido ou quando se definiu pelo seu cancelamento, pela certeza da impossibilidade de alcançar o objetivo previamente definido.
  • Único – onde o produto ou serviço de cada projeto é único, um projeto deve ter como proposta entregar um resultado exclusivo porem não se deve confundir o aspecto de exclusividade como algo totalmente inexistente.
  • Planejado, executado e controlado – quando administrados por meio de técnicas específicas, os projetos tem maior probabilidade de êxito. Não se pode iniciar a execução de um projeto sem um planejamento, mesmo que pouco detalhado das etapas que irão compor o mesmo. Este pode ser realizado de forma gradativa, pois uma vez que se incorporem conhecimentos fica mais fácil elaborar um planejamento condizente com as condições de execução do projeto.
  • Propósito – ter um objetivo claro e bem definido faz toda a diferença no sucesso de um projeto. A partir de diretrizes alinhadas com as necessidades dos interessados pode-se construir um projeto sujeito a poucas mudanças de percurso e com enorme probabilidade de êxito.
  • Desenvolvido por pessoas – não existem projetos sem a participação de pessoas, mesmo aqueles que envolvam alto grau de automação foram, com certeza, concebidos e aprovados pelo homem.
  • Limitação de recursos – um projeto tem por definição recursos limitados para o seu desenvolvimento independente de quem seja o patrocinador ou mesmo sendo pessoa física ou jurídica.
  • Riscos – todo projeto tem um componente de incerteza que cerca o resultado esperado e as condições de realização, ou ambos, durante a sua execução, uma vez que as expectativas do cliente mudam.
  • Interdependência - nenhum projeto tem interdependência total em relação ao ambiente no qual vai estar inserido. Sempre haverá algum nível de interação com as demais áreas de uma organização, ou mesmo com outras pessoas no caso de projetos pessoais.

  1. GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Segundo o site da Project Management Institute (PMI) o gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades e técnicas para execução de projetos de forma efetiva e eficaz. Trata-se de uma competência estratégica para organizações, permitindo com que unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio e assim, melhor competir em seus mercados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.2 Kb)   pdf (282.6 Kb)   docx (105.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com