TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Projetos

Por:   •  31/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 4

Passo 1

Gerenciamento de Projetos

Portanto é a aplicação de conhecimento, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz.

Trata-se de uma competência estratégica para organizações, permitindo com que elas unam os resultados com o objetivo do negócio e assim melhor competir em seu nichos de mercado

Passo 2 - As Características

  1. Dos Projetos Contemporâneos:

Com os reflexos impostos por agentes e econômicos e suas exigências sociais, as denominadas novas tecnologias de gestão tem sido adotadas pelas organizações contemporâneas. Como por exemplo a qualidade total, a gestão de custos baseada em atividades , o gerenciamento de projetos a administração estratégica, o empreendedorismo e a gestão do conhecimento onde existe um sistema de gestão que exige um tipo de desenho organizacional de estilo gerencial e de habilidade de seus membros, favoráveis a adoção de estratégias integradas e mais participativas , que por sua vez se acentua nos tempos modernos, como forma eficiente para administração de conflitos e aumento nos índices de produção e produtividade.

  1. De Projetos e de Processos:

Processo é um conjunto de ações e atividades inter-relacionadas, que são executados para alcançar em produto, resultado ou serviço predefinido.

Cada processo é caracterizado por suas entradas, as ferramentas e técnicas que podem ser aplicadas a as saídas resultantes. Se relacionam com a descrição, a organização e a conclusão do trabalho, pois controlam o ciclo de vida do gerenciamento de projetos.

  1. De um Gerente de projetos:

A posição de gestor de projetos dentro da organização é bastante estratégico. Seu principal  papel é o de gerenciar o capital humano da organização, de forma que todos os esforços sejam devidamente direcionados para cumprir os objetivos de um projeto. Uma das suas principais características está no conhecimento de gerenciamento geral, tais como, comunicação eficaz, influenciar na organização, liderança, motivação, negociação e gerenciamento de conflitos.

  1. Dos grupos ou processos de gerenciamento do ciclo de vida de um Projeto são cinco:

São eles: 1/Inicio, 2/Planejamento, 3/Execução, 4/Monitoramento e Controle, 5/Encerramento. Essas características tratam-se de umas competências estratégicas, permitindo com que elas unam o resultado dos projetos, os objetivos para assim melhor competir em seus mercados.

  1. Das nove áreas de conhecimento específicas do Guia PM BOK@.

Cada área de conhecimento se refere a um aspecto a ser considerado dentro das gerencias de projetos.  Na execução irá afetar negativamente o projeto, o qual exige um esforço integrado. Segundo o Guia PM BOK, são reconhecidos nove áreas. Integração, escopo, tempo, custo, qualidade, recursos-humanos, comunicação, risco e aquisição.

Os padrões mundiais do PMBOK fornecem regras nos orienta sobre as características do gerenciamento de projetos. De como esses são amplamente feitos e aplicados de forma consistente, eles ajudam a excelência profissional. São customizados e atualizados por equipes ou pelo publico em geral, de forma precisa e continua.

Conclusão do grupo

Gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas nas atividades do projeto com objetivo de alcançar os resultados esperados. São utilizados para descrever, organizar e monitorar o andamento das atividades. Esses conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas são chamadas também como boas práticas que uma vez aplicadas podem agregar valor e utilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com