TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Riscos

Por:   •  6/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

Atividade individual – ETAPA 1        

Matriz do plano do gerenciamento de riscos[1]

Disciplina: Gerenciamento de riscos em projetos

Módulo:

Aluno: Matheus Dias Gomes

Turma: MBA_GRPRMBAEAD-24_23082021_5

a) Definição do projeto que funcionará como a situação-problema desta atividade e descrição de todo o contexto em que se insere o projeto escolhido.

O projeto consiste na reforma da casa de praia da família Gomes. A família é composta por 4 pessoas, com a casa locazliada no Espírito Santo. A casa em questão, foi a primeira casa própria adquirida pelo casal em 2002, pois tiveram que se estabelecer no bairro devido ao emprego que o pai havia adquirido. As casas desse bairro eram todas padronizadas, pois foram construídas pela fábrica de celulose, com isso foi decidido reformar a casa com intuito de modificar alguns cômodos e design.

A casa está disposta em um espaço possuindo 230m² de área, uma cozinha, uma sala de estar, uma sala de jantar, uma área de serviço, um lavabo, três quartos. Os pais contrataram uma pequena equipe para gerenciar o projeto, incluindo um gerente de projeto, um engenheiro e um assistente, e irão se comunicar com a família. Foi também assinado um contrato de obra com a empresa Construcompany, que terá um encarregado e coordenará toda a equipa com a direcção para efectuar as renovações das habitações.

O projeto tem por objetivo fazer a reforma da casa no prazo de 8 meses, saindo exatamente tudo de acordo com o projeto elaborado pelo arquiteto, com qualidade garantida e iniciando no primeiro dia útil de agosto (dia que a casa estará liberada pelos moradores). A obra então, será paga pelo produto final e não por dias trabalhados, sendo orçado um valor base (VB) de R$300.000. A família optou por não ter uma reserva gerencial. Quinzenalmente o gerente do projeto, o engenheiro e o mestre de obra se reúnem para debater sobre o andamento da obra.

As premissas do projeto são:

- Os funcionários da empresa terão dedicação integral e exclusiva ao projeto;

- Disponibilidade de profissionais qualificados para cada etapa do projeto;

- Todas as aquisições de materiais serão realizadas pela equipe de gerenciamento, com aprovação do casal.

Sendo as restrições:

- Obra deverá ser executada das 7h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira;

- Deverá conter ao menos três funcionários trabalhando todos os dias;

- Os operários deverão utilizar equipamentos de segurança e manter todos os cuidados devido a pandemia;

b) Plano de gerenciamento de riscos (PGR)

O Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR) descreve como será realizado o gerenciamento de riscos do projeto, como será executado, monitorado e controlado. Os gerentes e engenheiros de projeto serão responsáveis ​​pelo planejamento do gerenciamento de riscos. O documento PGR também inclui uma lista de equipamentos de proteção individual (EPI) e suas respectivas funções técnicas, o projeto elétrico das instalações provisórias e uma lista das localizações e funções de cada item do projeto. Esses documentos serão atualizados ao longo do ciclo de vida do projeto. Ao identificar os riscos, determine quais os riscos que podem ocorrer no projeto e registe as suas características, o que será executado por todos os envolvidos no projeto, nomeadamente: gestor do projeto, engenheiro, assistente, encarregado e chefe da sua equipe.

A análise quantitativa e qualitativa será realizada no projeto, para que a exposição ao risco e os valores identificados possam ser analisados. A análise e o plano de resposta aos riscos serão de responsabilidade do gerente de projeto, engenheiro e encarregado. A implementação e o acompanhamento da resposta serão da responsabilidade de todos, incluindo toda a equipa de construção. A Estrutura de Análise de Risco (EAR) visa organizar e classificar os riscos do projeto para obter uma melhor análise e gerenciamento. Aqui está o EAR do projeto:

[pic 3]

O registro de riscos é realizado durante o período de identificação de riscos e será atualizado conforme outras etapas forem realizadas, e atualizado com base na avaliação da equipe feita na reunião quinzenal de supervisão do projeto. Portanto, à medida que o projeto se desenvolve, as informações contidas neste registro foram aumentando.

  • Portanto, à medida que o projeto se desenvolve, as informações contidas neste registro foram aumentando. A reunião é realizada inicialmente a cada duas semanas, mas a frequência pode ser reduzida ou aumentada conforme necessário. Na reunião, você verá se novos riscos foram encontrados no projeto e, em caso afirmativo, registrará e criará uma resposta. A partir da identificação de cada risco, as categorias e subcategorias classificadas na EAR são listadas separadamente. Realize análises de risco para medir e priorizar os riscos do projeto. Para tanto, métodos de análise qualitativa e quantitativa serão utilizados no plano de gerenciamento de riscos. Na análise qualitativa, estabelecerá uma relação com a experiência de decoração na compra de uma casa de tamanho e padrão similar e a utilizará como parâmetro de comparação de risco. A matriz a seguir é a probabilidade relativa x impacto, possuindo 5 níveis de verticais (probabilidade) e 5 níveis horizontais (impacto).

[pic 4]

Após a análise qualitativa, o risco do projeto é analisado quantitativamente. Como o valor do investimento tem aumentado ao longo dos anos, avaliações e ajustes apropriados serão feitos aos projetos atuais. O cálculo da análise quantitativa usará o método do valor esperado (VE) para vincular a probabilidade de ocorrência ao impacto monetário do projeto. Para a prioridade de risco, cada um será avaliado com base no VE, portanto, o valor mais alto será a prioridade mais alta. As estratégias de resposta a riscos são avaliadas com base na gravidade dos riscos identificados na matriz de probabilidade e impacto, e podem ser tomadas medidas para mitigar, prevenir, aceitar, atualizar, explorar, transferir, compartilhar ou melhorar. Em resposta, ações de contenção, alavancagem ou uso de emergência podem ser implementados e serão incluídos no custo planejado da resposta. Por meio de ações planejadas, novas probabilidades e impactos serão definidos para cada risco, e um novo VA será obtido. Ele também definirá quem é responsável por cada risco e quem é responsável por monitorar e responder.

Para a fase de monitoramento de riscos, os documentos serão analisados ​​em reunião quinzenal da equipe, principalmente a partir do cadastro de riscos. Portanto, é possível verificar a eficácia da resposta ao risco, para entender se alguma probabilidade de risco mudou, se um novo risco apareceu, se alguma medida complementar precisa ser tomada, etc. O gatilho para cada risco será descrito para que a ocorrência do risco possa ser monitorada. Se ocorrer um risco, a data de sua ocorrência e os detalhes do evento devem ser registrados para futura análise histórica.

Referências

COSTA, Hélio Rodrigues. Gerenciamento de Riscos em projetos. FGV - Fundação Getúlio Vargas: Rio de Janeiro, 2021.

        


[1] Este documento deve conter, no máximo, três páginas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (235.1 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com