TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Riscos

Por:   •  9/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 4

A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DE RISCOS

Thiago Lima dos Santos[1]

RESUMO

É extremamente importante se pensar no gerenciamento de riscos como uma ferramenta primordial e até mesmo essencial para uma boa execução das atividades laborais, seja desde os projetos iniciais de implementação de funcionamento ou mesmo nos estabelecimentos comerciais e industriais já ativos. De um minucioso estudo de riscos é que se tem bases para elaborar planejamentos de contenção de riscos que sejam capazes de reduzir ao máximo ou até mesmo eliminar os danos eventuais nos ambientes de trabalho e de convívio coletivo.

Palavras-chave: Danos; Gerenciamento; Perigo; Risco;

Segundo o dicionário on line michaelis risco, substantivo masculino (ital rischio) significa: Possibilidade de perigo, incerto mas previsível, que ameaça de dano a pessoa ou a coisa. R. bancário, Com: o que decorre do negócio entre banqueiros ou entre o banco e os correntistas. R. profissional, Dir: perigo inerente ao exercício de certas profissões, o qual é compensado pela taxa adicional de periculosidade. A risco de, com risco de: em perigo de. A todo o risco: exposto a todos os perigos. Correr risco: estar exposto a. E perigo: substantivo masculino (lat periculu1 Situação em que está ameaçada a existência ou integridade de uma pessoa ou de uma coisa; risco, inconveniente.

Tomando como exemplo a situação de uma cerca elétrica deve-se estar atendo a diferenciação conceitual de dois elementos essenciais para a compreensão correta do que seria correr um risco ou estar exposto a eminente perigo, pois quando se fala em risco aqui tem-se apenas a possibilidade subjetiva de um dano. No entanto, quando se fala em perigo, deve-se estar atento a um dano real que virá a acontecer conforme por exemplo o indivíduo venha a tocar a cerca elétrica se mostrando desatencioso a sinalização de “perigo ao tocar”; ou ainda quando negligencia o uso dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual).

É nessa perspectiva que se entende o gerenciamento de riscos, como sendo mais que uma atitude decisória. É um processo muito importante e acima de tudo fundamental na elaboração de projetos e mapas que subsidiem a fase de análise e a atualização frequente destes riscos em potencial durante o desenvolvimento seja de qual for o projeto proposto.

Desta forma o site isegnet diz que:

Gerência de Riscos é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos humanos e materiais de uma organização, no sentido de minimizar os efeitos dos riscos sobre essa organização ao mínimo possível. É um conjunto de técnicas que visa reduzir ao mínimo os efeitos das perdas acidentais, enfocando o tratamento aos riscos que possam causar danos pessoais ao meio ambiente e à imagem da empresa. (isegnet online 2015).

Por conseguinte é válido ressaltar, por exemplo, a importância dos EPI’s, além de um planejamento integral onde se devem prever com antecedência os principais riscos com base na identidade da região onde se localiza ou onde se pretende desenvolver tais projetos de análise e gerenciamento de riscos. Ainda nesse sentido pode-se destacar, por exemplo, a importância também da investigação de área, onde seja possível identificar riscos de abalos sísmicos em determinada construção ou obra de grande ou pequeno porte, em consonância à essa identificação de risco deve-se ainda estar atento a importância dos estudos complementares a partir de um olhar de uma equipe multiprofissional com relação ao solo, clima, relevo da área, bem como as ocorrências de intempéries naturais ou como outrora supracitada. Assim podemos ter a nítida visão da importância de ferramentas fins do gerenciamento de riscos como a APP (Análise Preliminar de Perigo), What If, e HAZOP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (124.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com