TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Riscos

Por:   •  11/2/2016  •  Artigo  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Renan Ribeiro de Almeida Guimarães

Trabalho da disciplina

Gerenciamento de Riscos

Tutor: Prof. Paulo Flávio

                                      Rio de Janeiro

2016


Por que gerenciar riscos

Gerenciar um risco sem dúvida nenhuma aumenta o valor da empresa. É possível definir os riscos financeiros como a exposição do lucro, do fluxo do caixa ou do valor do mercado da empresa. O seguro fornece proteção contra os efeitos de eventos desfavoráveis.

Gerenciamento de riscos é um processor de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos humanos e materiais de uma organização, no sentido de minimizar os efeitos dos riscos sobre essa organização o mínimo possível. Os objetivos do gerenciamento dos riscos são aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e reduzir a probabilidade e o impacto dos eventos negativos no projeto.

Gestão de risco sem imperfeições

A maioria das pessoas é avessas a riscos porém no dia a dia, mesmo sem perceber, cada um de nós gerencia riscos o tempo todo. Quando optamos por andar alguns metros a mais para atravessar a rua na faixa de pedestres ou fechamos o vidro do carro ao trafegar por um local onde há o risco de sofrer um assalto, estamos gerenciando o nível do risco a que estamos expostos, no caso, minimizando a chance de sermos atropelados ou assaltados.

Os indivíduos demostram uma aversão aos riscos quando compra um seguro de carro, imóvel, saúde, vida ou invalidez, dispondo a pagar antecipadamente um prêmio para ser compensado por eventuais ocorrências que possam reduzir sua riqueza. Um corretor de seguros pela característica de sua atuação é um gerenciador de risco por natureza, ele deve estar capacitado para realizar a identificação dos riscos. Precisa, junto ao cliente, ver quais são os riscos iminentes que precisam ser resolvidos com urgência, e quais as ações que podem ser feitas visando eliminar ou reduzir tais riscos.

Imperfeições que tornam a gestão de risco relevante

  1. Deterioração financeira

É um processo muito caro para a empresa. As empresas que se encontram em situação económica difícil ou em situação de insolvência poderão, quando se mostrem economicamente inviáveis ou quando não se considere possível, em face das circunstâncias, a sua recuperação financeira, ser declaradas em regime de falência. Uma simples ameaça de dificuldade financeira já é suficiente para provocar perturbações consideráveis nas operações cotidianas e no posicionamento estratégico da empresa, os consumidores sabendo dessas dificuldades podem ver o produto com outra cara.

Uma empresa pode empregar iniciativas de gestão de risco para reduzir a chance de dificuldade financeira, essa política pode agregar valor se:

Valor protegido nos mercados de produto > custo a pagar pela proteção contra o risco nos mercados.

  1. Política de Investimento

Em um ano desfavorável para uma empresa com falta de fluxo de caixa um corte em P&D pode não transmitir confiança e ser um risco para os investidores. A captação de recursos financeiros externos pode ser uma boa alternativa a longo prazo, podendo assim captar recursos. Mais uma empresa com um bom gerenciamento de risco se habilita a prever com maior precisão seus fluxos de caixa futuros e a definir um nível realista de gasto em investimentos que não seria afetado por flutuações menores nos ganhos.

O conceito intuitivo de risco, como dano ou perda, é expresso em finanças por conceitos de fácil quantificação. O grau de risco do investimento é descrito pela variabilidade de seus retornos possíveis em relação ao retorno esperado, quanto maior a variabilidade dos retornos, maior é o risco associado, ou seja, quanto maior for a variabilidade dos retornos prováveis em relação ao retorno esperado, menor será o valor de retorno esperado, e vice-versa.

  1. Efeitos Tributários

A alta complexidade na gestão tributária pode levar também os contribuintes a correr altos riscos, a prevenção é o mais recomendável, especialmente em cenários complexos. Culturalmente, a maioria das empresas não enxerga o setor fiscal como estratégico e sim como um centro de custos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (213.9 Kb)   docx (46.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com