TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos do Gerenciamento de Projetos

Por:   •  29/10/2017  •  Resenha  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Fichamento de Estudo de Caso

Fillipe Ramiro Pires

Trabalho da Disciplina Fundamentos do gerenciamento de projetos

                                                  Tutor: Prof. Antonio Luis Draque Penso

Resende - RJ

2017

FICHAMENTO

TÍTULO: Fundamentos do gerenciamento de projetos

CASO: Projeto Oxigênio do Google: Os gerentes são importantes?

REFERÊNCIA: GARVIN, David A. Projeto Oxigênio do Google: Os gerentes são importantes?

TEXTO: 

O trabalho do autor baseia-se em explicar a trajetória do projeto chamado Oxigênio implantado pela empresa Google, com iniciativa dos seus executivos. O assunto gerou um processo de pesquisa de vários anos, iniciado nos anos 2000, atingindo seu objetivo em 2013.

O Google foi fundado em 1998 por Sergey Brin e Larry Page, que desenvolveram um algoritmo que classificava os resultados de busca de internet com base em quais páginas possuíam a maior quantidade de links direcionados.

No final do ano 2000, o Google criou parcerias com as principais páginas de Internet, como AOL e Yahoo! e respondia por quase 100 milhões de buscas todos os dias. No mesmo ano a Google apresentou um programa de publicidade voltado para palavras-chaves chamado AdWords. Os serviços de publicidade do Google permitiram a empresa a começar a ganhar dinheiro, e, no final de 2001, o Google dava lucros.

O Google continuou a atrair publicidade paga em seus serviços de busca, gerando $440 milhões em receita e $100 milhões em lucros em 2002. As receitas cresciam a cada ano, e em 2011 o Google tinha uma receita de $37,9 bilhões e $9,7 bilhões de receita líquida.

Com essa crescente demanda de trabalho tão rápida, não é difícil perceber que há um trabalho árduo de gerenciamento de projetos e que deve ser aprimorado a cada dia.

Os funcionários eram organizados em três grupos básicos: engenharia, organização global de negócios e geral e administrativo. Pela história do Google, havia questões internas sobre a importância geral e contribuição dos gerentes. Então, uma vez Page e Brin perguntaram a Stacy Sullivan, diretora de operações de pessoal, se o Google precisava de Gerentes. Ela se lembrou que em 2002, Larry e Sergey decidiram criar uma empresa totalmente plana, sem qualquer tipo de gerente. Essa experiência durou dois ou três meses. Muitas pessoas iam diretamente para o Larry para resolver assuntos como aprovar um relatório de despesas e resolver conflitos interpessoais.

Os executivos acreditavam que o filtro de contratações do Google era um componente crítico para o sucesso da empresa, ajudando a criar uma legião de pessoas bem-sucedidas. Chris Loux, chefe de renovações empresariais global, observou, “Os gerentes aqui somente fracassam se confiarem apenas na autoridade do seu cargo. O Google possui muitos jovens, realizadores que desejam autonomia. ”

Então surgiu-se a ideia desse projeto chamado Oxigênio, com intuito de identificar a importância dos gerentes, e com o avanço das pesquisas, o objetivo foi sendo alterado para como preparar os gerentes e ter uma empresa feita de pessoas satisfeitas e resultados.

A equipe começou revisando os dados já coletados dos funcionários que deixaram o Google para verificar se problemas de gerenciamento eram citados com um dos motivos para a saída da empresa. Com a análise de dados não foi possível adquirir grandes resultados, comparando a rotatividade com a baixa satisfação de gerentes, pois a rotatividade da empresa era muito baixa.

Aprimorando-se a avaliação de dados da pesquisa, a equipe identificou que diferenças significativas entre gerentes de “nota alta” e “nota baixa” tinham, de fato, impacto significante na satisfação do trabalho, retenção e desempenho.

Com base nesta pesquisa, a equipe PiLab concluiu que os gerentes realmente importam, mas que a descoberta só seria praticável se respondessem a próxima pergunta: “o que nossos melhores gerentes fazem? ”

A equipe passou os próximos meses estudando a informação de tais fontes. Após a revisão, eles identificaram oito comportamentos comuns entre os gerentes melhores avaliados em toda a empresa. Os atributos incluíam ser um bom instrutor, expressar interesse pelo sucesso e bem-estar dos membros da equipe, ajudar os da equipe com o desenvolvimento da carreira e ser um bom comunicador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (139.7 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com