TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Do Gerenciamento De Projetos

Monografias: Fundamentos Do Gerenciamento De Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  4.494 Palavras (18 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 18

/Fundamentos do Gerenciamento de Projetos

Você está começando a Unidade 1. Nela serão apresentados os elementos básicos de criação do projeto.

Ao final, você deverá ser capaz de:

1. Explicar os elementos básicos de criação do projeto;

2. Identificar o que é o Termo de Abertura do Projeto;

3. Definir o que é um Plano de Gerenciamento de Projetos e o que são Planos Auxiliares.

Como iniciar o Projeto

Os projetos começam com uma necessidade de negócio identificada e a realização de um estudo de viabilidade. Depois ocorre a aprovação do projeto a fim de alocar os recursos necessários para o planejamento e para a execução do projeto.

A maioria dos projetos é criada baseando-se em uma ou mais necessidades ou demandas que determinam o seu nascimento:

1. demanda de mercado;

2. necessidade empresarial;

3. solicitação de um cliente;

4. avanço tecnológico;

5. exigência legal;

6. necessidade social.

Demanda do Mercado

É o volume total que seria comprado por um grupo de clientes definido, em uma área geográfica definida, em período definido, em ambiente de marketing e sob um programa de marketing definido. Exemplos:

1. um banco inicia um projeto para oferecer aos clientes taxas mais competitivas para contratação de crédito, devido a diretrizes governamentais que determinam queda na taxa de juros.

2. uma companhia automobilística autorizando um projeto para a fabricação de carros mais econômicos em resposta à escassez de gasolina.

Necessidade Empresarial

A partir do plano estratégico de uma organização, que documenta os objetivos estratégicos definidos para alcançar a posição que uma empresa pretende ocupar no mundo empresarial, ou de uma necessidade de negócios/empresarial, exigindo a criação de produtos ou serviços. Exemplo:

1. uma empresa de treinamento autorizando um projeto para criar um novo curso a fim de aumentar a sua receita

Solicitação do Cliente

As solicitações de clientes de uma organização (internos ou externos) podem requerer a criação de novos projetos. Exemplos:

1. uma pessoa trabalha para uma empresa que comercializa equipamentos de processamento de remessas que só tenha um contrato com uma concessionária de serviços local. Esse projeto é orientado pela necessidade de a concessionária de serviços automatizar seu processo ou fazer uma atualização do processo existente. A solicitação por parte desta concessionária para comprar seus equipamentos e os serviços de consultoria é o acionador do projeto;

2. uma companhia de energia elétrica autoriza um projeto de construção de uma nova subestação para atender a um novo parque industrial.

Avanço Tecnológico

Os avanços de tecnologia podem gerar a necessidade de projetos a fim de manter a competitividade em relação a concorrentes.

1. Por acaso você tem um daqueles smartphones, que disponibilizam rapidamente nomes e endereços e, em geral, vêm com uma agenda e algum tipo de lista de coisas a fazer. Entretanto, existe sempre uma versão mais nova e melhor sendo lançada no mercado. Atualmente, as comunicações por satélite permitem que esses dispositivos se conectem à Web ou recebam mensagens de e-mail procedentes de qualquer lugar no mundo. A viabilidade das comunicações por satélite é um exemplo de avanço tecnológico. Os fabricantes de produtos eletrônicos adaptaram seus produtos para se beneficiarem desta nova tecnologia;

2. Após avanços obtidos em tecnologia para memória e circuitos eletrônicos de computador, uma empresa de produtos eletrônicos autoriza um novo projeto para desenvolver um notebook mais rápido, mais barato e de tamanho reduzido.

Exigência Legal

O setor privado, assim como os órgãos governamentais, estão sujeitos a legislação vigente no país ou fora dele. Exemplos:

1. novas leis tributárias sobre as vendas podem exigir modificações ou uma nova programação no sistema tributário de vendas existente. A exigência de que nos rótulos dos alimentos afixados em toda embalagem devam constar os ingredientes e as quantidades diárias permitidas de determinadas vitaminas é outro exemplo de um projeto orientado por exigências legais;

2. um fabricante de produtos químicos autoriza um projeto para estabelecer diretrizes para o manuseio de um novo material tóxico, conforme determinação de órgãos controladores do setor.

Necessidade Social

As questões sociais para atender nichos da sociedade por meio de políticas de intervenção e proporcionar assistência a população. Além disso, tais projetos podem gerar ganhos de imagem, angariando e mantendo clientes. Exemplos:

1. um país em desenvolvimento está enfrentando uma doença bastante contagiosa, contaminando parte da população. São necessários suprimentos e instalações médicas para a vacinação e cura dos infectados.

2. processos de limpeza de resíduos do abastecimento de água de fábricas, antes de devolver a água a um rio ou curso de água local, de forma a impedir a contaminação.

Termo de Abertura do Projeto

O Termo de Abertura do Projeto é o documento no qual a organização reconhece a existência de um Projeto, designa e dá autoridade ao Gerente de Projeto para utilizar recursos na sua execução.

O Termo deve incluir, entre outros, direta ou indiretamente:

1. Objetivo ou justificativa do projeto;

2. Necessidade de negócio ao qual o projeto foi endereçado;

3. Requisitos que satisfazem as necessidades dos interessados (stakeholders);

4. Designação do Gerente do projeto;

5. Cronograma sumarizado por meio de marcos;

6. Premissas e restrições organizacionais;

7. Orçamento sumarizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com