TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos do Gerenciamento de Projetos

Por:   •  12/2/2018  •  Artigo  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Fichamento de Estudo de Caso

Tiago Antônio Ribeiro

Trabalho da Disciplina Fundamentos do

Gerenciamento de Projetos

Tutor: Prof. Antônio Luis Draque Penso

Juiz de Fora

2017


FICHAMENTO DE ESTUDO DE CASO

TÍTULO: Fundamentos do Gerenciamento de Projetos

CASO: Projeto Oxigênio do Google: Os Gerentes São Importantes?

REFERÊNCIA: GARVIN David A., WAGONFELD Alison Berkley, KIND Liz.

TEXTO: 

        Neste estudo de caso o autor apresenta o Projeto Oxigênio, desenvolvido pelos executivos do Google a fim de responder se os gerentes são importantes. A iniciativa do projeto surgiu a partir de um questionamento feito dentro da própria empresa.

        Fundado em 1988 por Sergey Brin e Larry Page, doutorandos em ciências da computação, o Google teve sua primeira sede em Mountain View, Califórnia, apelidado de Googleplex. Inicialmente como algoritmo que classificava resultados de buscas na internet, rapidamente o Google desenvolveu parcerias com os principais websites como AOL e Yahoo e no final dos anos 2000 já respondia por quase 100 milhões de buscas diariamente.

        Atraindo muita publicidade paga em seus serviços de busca, o Google em 2004, abriu seu capital, incorporando mais de U$ 2 bilhões. Com a crescente receita logo novos produtos publicitários se tornaram cada vez mais populares, o que acabou acarretando na aquisição do Youtube e do Motorola Mobility. Com um a cultura dominada por engenheiros – metade deles espalhados pelo mundo – a tomada de decisões era feira for consenso. Desta forma a organização da empresa concentrava-se em criar o melhor ambiente para o trabalho dos engenheiros, que preferiam passar seu tempo programando ou resolvendo problemas do que fazer relatórios. Muitos deles, inclusive, acreditavam que os relatórios atrapalhavam o trabalho.

        O Google suportava seu rápido crescimento com base na contratação rigorosa de funcionários, garantindo, desta forma, um alto nível de mão de obra.  As boas ideias eram celebradas e a autoridade derivava do respeito ao próximo.

LOCAL: Biblioteca Virtual da Disciplina Fundamentos do Gerenciamento de Projetos – Universidade Estácio de Sá.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

GHEMAWHAT. Pankaj, HERRERO. Gustavo A. e MONTEIRO. Luiz Felipe. Embraer: A Líder Mundial em Jatos Regionais. Harward/Business/School, 2000.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (98.6 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com