TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Home Office

Por:   •  23/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 4

        

CAROLINA APARECIDA DA LUZ

BENEDITA CLARA RIBEIRO

ROBERTA GABRIELA LIMA

RODRIGO FERREIRA

VERIDIANA GONÇALVES REIS

Home Office: Saúde e Emocional dos Professores da Fatec Ivaiporã PR em tempo de Pandemia

        

Tema do PI

O tema desse Projeto Integrador está delimitado a saúde emocional dos  professores de Ensino Superior da Faculdade Fatec de Ivaiporã Paraná que estão trabalhando na modalidade home office, devido os decretos que  impossibilitam aulas presenciais, conforme pandemia do Covid 19.

Delimitação do Problema do PI

Muitas dúvidas surgiram em nossas mente sobre a realidade profissional do  trabalho em home office na pandemia de covid 19 e elas fazem parte do problema que queremos abordar: como está a saúde emocional dos  professores da Fatec Ivaiporã PR, através do trabalho em home office causada pela pandemia de covid 19?

Segundo Freitas, C. P. P., & Teixeira, M. R. (2020), as empresas ao adotarem esse modelo flexível de trabalho, além que procurar uma fórmula de combater a pandemia, buscam obter aumento da produtividade e redução de custos administrativos, além das vantagens obtidas com a prática da modalidade, é necessário identificar os possíveis impactos que essa forma de trabalho traz a saúde mental e social dos professores.

Pretende-se, portando com esse estudo, a obtenção de informações relevantes, investigando e aprofundando o entendimento de como os Professores da Fatec de Ivaiporã PR são impactados pela modalidade de home office em suas relações de trabalho.

Justificativa

Com a globalização surgiram novas configurações no mundo,imprimindo diferentes modificações nos processos de trabalho, rotinas e gestão da informação. Surgindoo home-office, definido como o conjunto de atividades profissionais realizadas fora do escritório/da empresa, sem contato pessoal com colegas de trabalho, mas com a possibilidade de se comunicar com estes por meio de tecnologia de qualquer tipo.

Rafalski(2015) em sua pesquisa busca explorar as implicações sociais e psicológicas dos aspectos de trabalho que norteiam a atuação em home-office.Em relação às vantagens e desvantagens de se atuar em home-office, os participantes citaram pontos positivos  e negativos de se trabalhar remotamente, sendo flexibilidade de horário, redução de tempo em transito, redução de custos, maior produtividade, já  as desvantagens são: falta de socialização,  má divisão do  tempo  e  facilidade  de distração, dificuldade  de estabelecer limites,  menor  exposição  profissional.

No começo de 2020 o mundo foi pego de surpresa com o novo Coronavírus, que trouxe muitas dúvidas, alterou hábitos, modelos de comunicação e de trabalho. Como forma de contenção do Covid -19 e pretendendo que a curva de contágio remediasse de maneira mais lenta, em várias cidades brasileiras foi implantadas medidas como o distanciamento social, fechamento dos serviços considerados não essenciais.

Nessa conjuntura, para proceder suas atividades, muitas instituições e seus colaboradores precisaram se adaptar e adequar-se as orientações dos órgãos públicos: ficar em casa (MORETTE,  2020). O termo de ordem nesse ambiente foi a adaptação. Entretanto essa não era a veracidade de muitas empresas, a maioria das instituições não estava pronta para a mudança abrupta do home office. Nem todas dispunham de equipamentos com as configurações necessárias à execução das atividades.

Esse desafio é realçado por vários estudiosos, que descreve que os trabalhadores possuem o desafio de enfrentar a realização das atividades dentro de casa. Os funcionários necessitam administrar sua jornada de trabalho, organizar o espaço dentro de casa, administrar a proximidade com família e as distrações (GRANATO, 2020).

O Governo Federal através do Ministério da Economia tem conduzido os colaboradores que estão em home office. Dentre as dicas, menciona que os servidores devem trocar o pijama por uma roupa confortável; preparar o seu espaço de trabalho com mesa e cadeira em altura confortável, área bem iluminada, ventilada, sempre limpa e livre de objetos que distraem; definir o horário de trabalho e lazer; estabelecer uma agenda diária, começando as atividades pelas mais difíceis ou as que exijam mais concentração e criatividade; manter o foco não se distrair com redes sociais, TV ou celular; e, planejar pequenos intervalos, para beber água, alongar-se ou dá um oi para quem ama. Apesar dos desafios que foram enfrentados na implantação do home office, as organizações têm sinalizado que o home office tem apresentado resultados favoráveis durante o período de pandemia e que pretendem utilizá-lo nas organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (93 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com