TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Home Office: Será o Normal do Futuro?

Por:   •  17/11/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 3

Home office: Será o normal do futuro?

No dia 18 de maio de 2022, Brasil registrou em algumas  regiões do país, um dos dias mais frios da história, registrando 1,6°C no Distrito Federal. Agora imagina ter que acordar no meia dessa geada para ir ao trabalho , além do frio, o  tempo perdido no deslocamento em conduções públicas e superlotadas, onde, diga-se de passagem, a teoria de dois corpos não ocupa o mesmo espaço é balela, ou encarar a calmaria do trânsito de São Paulo! É tão rápido, que acordar às 5 já é tarde para chegar a tempo.  Agora pense trocar todo esse tempo de deslocamento que chegam a ser mais de 4 horas do seu dia, por uma horinha de academia no seu próprio prédio, ficar na sua casa aquecida com seu pijama confortável ,  pausa  para uma refeição tranquila e saudável a qualquer hora do seu dia, flexibilidade, brincar com seus filhos ou beijar o seu  pet o dia todo,  poder esticar as pernas pelo bairro  ouvindo uma música para espairecer quando seu chefe acorda em cólera. Parece ser uma troca atraente , não é mesmo? E sim,  é possível quando falamos do home office.

O que era visto como uma previsão para um futuro longínquo , foi acelerado pela pandemia, tornando muito comum na vida de milhares de profissionais no Brasil e no mundo .De acordo com a pesquisa da Robert Half,  86% dos entrevistados preferem o home office, ente os motivos:  se sentirem mais produtivos , economizam dinheiro de passagem, comida e outros custos, redução de estresse devido a locomoção e tempo para atividades voltadas ao bem-estar e dedicação a hobbys. Além dos benefícios para colaborados, as empresas conseguiram reduzir radicalmente seus custos. Segundo levantamento da Peers Consulting , redução pode chegar até 50 % nos custos das empresas. Alocação de prédios comerciais, contas de energia, água , impostos ,  manutenções, transporte e o cafezinho de cada dia,  geram grandes custos e tudo isso foi  reduzido, mantendo muitas vezes, se necessário, somente o escritório para atendimento ao cliente.

Obviamente que existe sim pontos negativos, ainda mais  por ter sido de supetão ,  como medida protetiva contra covid-19. Muitas empresas não possuíam o menor suporte para lidar, e outras, talvez , um pouco melhor  por já estarem em adaptação  ou em transição sem serem “forçadas”. A Falta de preparo da gestão para coordenar as equipes remotamente, excesso de trabalho, infraestrutura inadequada, e o custo do home office, responsabilidade do colaborador ?

Nada será como antes, a pandemia veio nos mostrar e acelerar processos que não saiam do papel por estarem enraizados na cultura organizacional das empresas , direitos trabalhistas há de ser melhorada e adaptada  para o mais novo normal de muitos profissionais que tem a possibilidade dessa forma de trabalho. E assim como  na teoria da evolução de  Darwin, a seleção natural nessa era tecnológica se encarregara de tornar todos esses empecilhos em passado e o home office o futuro.

 

Referencias :

https://www.roberthalf.com.br/sites/roberthalf.com.br/files/documents/robert-half-os-impactos-da-covid-19-nos-negocios.pdf

https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2022/05/19/df-registra-14oc-e-tem-dia-mais-frio-da-historia.ghtml

https://peers.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Release_Home-Agile-Reduc%CC%A7a%CC%83o.pdf

Dicas de ergonomia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com