TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Incentivo Salarial Para o Crecimento da Produção

Por:   •  16/8/2019  •  Artigo  •  3.119 Palavras (13 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 13

INCENTIVOS SALARIAIS PARA O CRESCIMENTO DA PRODUÇÃO

Moébio Costa Pires

Saulo de Morais Silva

Resumo

Nesta discussão sobre os incentivos salariais para o crescimento da produção, apresenta-se como questão central, a seguinte pergunta: as políticas de remuneração têm relação direta com a produtividade dos colaboradores? O estudo traz como objetivo geral, identificar o papel dos incentivos salariais para o crescimento da produtividade. Busca-se também, compreender os diferentes sistemas de numeração e analisar os fatores que contribuem para uma maior produtividade. Com a realização do estudo, o trabalho procura contribuir com futuras pesquisas sobre o mesmo tema abordado, bem como aperfeiçoar nossa aprendizagem e entendimento sobre o tema, de forma a contribuir para a nossa percepção. Trata-se de um estudo de revisão que tem na pesquisa bibliográfica seu suporte. Os incentivos salariais são importantes para o crescimento da produção, mas, como mostrado no estudo, isoladamente não são suficientes para garantir uma maior produtividade. As empresas para aumentarem sua produtividade, precisam investir em diversos recursos que podem influenciar positivamente no aumento da produção. Trata-se, assim, do uso integrado de fatores, levando em conta que vários aspectos influenciam a produtividade dos funcionários.

Palavras-chave: Incentivos; Produtividade; Fatores.

Abstract

In this discussion on wage incentives for production growth, the central question is the following question: are remuneration policies directly related to employee productivity? The study aims to identify the role of wage incentives for productivity growth. It also seeks to understand the different numbering systems and analyze the factors that contribute to greater productivity. Through the study, the work seeks to contribute with future research on the same topic addressed, as well as to improve our learning and understanding on the subject, in order to contribute to our perception. This is a review study that has in the bibliographic research its support. Salary incentives are important for production growth but, as shown in the study, alone are not enough to ensure higher productivity. Companies to increase their productivity need to invest in various resources that can positively influence increased production. It is, therefore, the integrated use of factors, taking into account that several aspects influence the productivity of employees.

Keywords: Incentives; Productivity; Factors.

1 INTRODUÇÃO

Neste estudo, em que se discute sobre a influência do incentivo salarial em relação ao crescimento da produtividade, traz-se a reflexão em torno do papel do aspecto financeiro como promotor de maior motivação, satisfação e melhor desempenho de colaboradores.

Parte-se, sobretudo, de uma questão central: as políticas de remuneração têm relação direta com a produtividade dos colaboradores? A forma de perceber esse problema é complexa e traz diferentes análises, havendo a tendência em defender o aspecto salarial como importante, mas não determinante e ainda a tendência em perceber que diante do contexto capitalista, o salário ainda é o maior motivador para funcionários mais produtivos.

O risco de as empresas não estabeleceram uma filosofia acerca do papel do aspecto salarial, é que, como expõe Reis Neto (2004), mesmo naquelas organizações em que existem práticas adequadas remuneração com um valor de ganho para os funcionários relativamente alto, pesquisas ainda mostram que mesmo nesses casos, a remuneração ainda figura entre os mais elevados níveis de insatisfação em pesquisa.

Vê-se assim, que talvez a remuneração seja uma questão relativa em relação à produtividade, porque, como se exposto, mesmo aquelas pessoas que se considera serem bem pagas, continua querendo mais e mostrando insatisfação com a remuneração.

Com o suprimento de uma necessidade, outra pode estar surgindo e gerando um estado de desequilíbrio dentro do indivíduo, assim, com uma variedade de necessidades fica difícil de estabelecer e identificar um comportamento motivacional. São muitos os meios que podemos utilizar para motivar as pessoas, é importante que o método de motivação esteja dentro das expectativas e necessidades de cada indivíduo.

Isso porque algo inquestionável é que o crescimento da produtividade tem relação direta com a motivação, os aspectos que contribuem para esta motivação é que são constituídos de variáveis que podem mudar dependendo de cada situação, de cada organização e das condições de trabalho existentes.

Diante desses argumentos, o estudo traz como objetivo geral, identificar o papel dos incentivos salariais para o crescimento da produtividade. Busca-se também, compreender os diferentes sistemas de numeração e analisar os fatores que contribuem para uma maior produtividade.

O trabalho justifica-se tendo em vista a preocupação com o comportamento do quadro funcional de colaboradores, e por acreditar que a desmotivação e a má qualidade de vida dos mesmos são agravantes que possam interferir de diversas formas na produção e no desempenho de uma equipe dentro das empresas, é que se sentiu a necessidade de compreender se os incentivos salariais são os principais determinantes que levam as organizações a perder rendimento por parte dos funcionários.

Com a realização do estudo, o trabalho procura contribuir com futuras pesquisas sobre o mesmo tema abordado, bem como aperfeiçoar nossa aprendizagem e entendimento sobre o tema, de forma a contribuir para a nossa percepção, principalmente como empresário, para um melhoramento no ambiente interno e externo da organização no aspecto socioeconômico, uma vez que se pode compreender quais as formas mais eficientes e eficazes de aumento da produtividade e satisfação dos colaboradores.

Trata-se de um estudo de revisão que tem na pesquisa bibliográfica seu suporte, sendo levados em conta, os pressupostos teóricos que permitem uma análise crítica e objetiva, fundamentada em bases sólidas de conhecimento sobre a temática em pauta.

Busca-se analisar a literatura científica já publicada sobre o tema, os últimos achados e as teorias defendidas por diferentes autores, de forma a enriquecer ainda mais o estudo e os conhecimentos que nele se pretende demonstrar.

A seleção de material teve como base de dados, artigos e periódicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com