TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MAPA MENTAL

Por:   •  16/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 3

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA – Ead


Aluna: Revelucia de Paiva Freitas

UNIDADE 3.2 - MAPEAMENTO DE PROCESSOS

ATIVIDADES AVALIATIVAS PROPOSTA:

1. Fórum avaliativo - definir um processo para mapear, com possíveis pontos de melhoria, e postar no fórum o processo escolhido, até o dia 03/10 (5 pontos):

O Processo escolhido é o de Planejamento de aula de campo, realizado por um professor da Creche Municipal de Riacho da Cruz/RN.

2. Mapear o processo utilizando fluxograma multifuncional e identificar melhorias e as consequências geradas às atividades operacionais da organização pública, até o dia 06/10 (30 pontos).

Fiz a opção por mapear planejamento de aula de campo, sendo esta uma das atividades que frequentemente são desenvolvidas na Creche e Pré Escola da cidade de Riacho da Cruz/RN, na qual sou coordenadora pedagógica e acompanho a elaboração e execução dos planejamentos didáticos diariamente em parceria com os Professores, Direção e Secretária de Educação Municipal.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/1996, a Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

O Regimento Interno desta instituição norteia que a docência deve ser entendida como um trabalho coletivo, planejado, intencional e contínuo, articulador da vivência do aluno com o saber sistematizado, tendo em vista a apropriação, construção e recriação do conhecimento dos educando de acordo com a proposta pedagógica desta instituição, assim sendo são atribuições do professor várias ações e em específico o planejar, executar, re/planejar e registrar os objetivos do processo educativo e seus resultados numa perspectiva integradora, dimensionando-os no planejamento.

No entanto, o papel do educador da Educação Infantil carece de metodologias inovadoras e abordagens específicas, principalmente no que se refere ao processo de ensino aprendizagem das crianças, pois este ato se dar a partir dos meios adequados que são proporcionados as elas nas rotinas diárias.

Tomando como norte essa meta para a Educação Infantil, o professor deve elaborar planejamentos de aulas de campo com o objetivo levar a criança a interpretar o mundo, expressar emoções, trabalhar cooperativamente, perceber o outro, exercer a cidadania, sensibilizar-se com a vida e com a natureza.

Como o nosso público alvo são crianças de até 06 anos de idade, para se realizar uma aula de campo, um dos recursos prioritários é a solicitação do ônibus escolar haja vista que se torna inviável a saída da instituição com o uso de outro meio, fazendo assim necessário sempre o pedido da liberação deste transporte escolar. Vejamos como se dá o processo de solicitação para uma aula de campo fora dos muros da instituição de Educação Infantil:[pic 2]

O trabalho desenvolvido pelos profissionais da Educação Infantil deve estar voltado para a socialização com o outro, o desenvolvimento de suas capacidades motoras e intelectuais, o desenvolvimento da fala, à inserção ao mundo letrado através da literatura e do faz de conta, bem como permitir as trocas de experiência dentro e fora da instituição de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (299.5 Kb)   docx (633.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com