TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MAPEAMENTO INSTITUCIONAL

Por:   •  15/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.778 Palavras (20 Páginas)  •  4.047 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

FACULDADE PITÁGORAS DE SÃO LUÍS

CURSO DE PSICOLOGIA

ARIANE CHUNG CARDOSO

AUXILIADORA DE JESUS SANTOS

FABÍOLA NEVES FERREIRA MATOS

FILIPHE MESQUITA BORGES DA SILVA

ISAAC RODRIGUES SILVA

KARYNE EVELYN MARTINS BENTO

MARIA LEILA OLIVEIRA DE MENEZES

        TAINARA RABELO DE ALMEIDA        

MAPEAMENTO INSTITUCIONAL

SÃO LUÍS – MA

2014

ARIANE CHUNG CARDOSO

AUXILIADORA DE JESUS SANTOS

FABÍOLA NEVES FERREIRA MATOS

FILIPHE MESQUITA BORGES DA SILVA

ISAAC RODRIGUES SILVA

KARYNE EVELYN MARTINS BENTO

MARIA LEILA OLIVEIRA DE MENEZES

        TAINARA RABELO DE ALMEIDA        

MAPEAMENTO INSTITUCIONAL

Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia Escolar e Educacional ministrada pela Prof. Thayara da para obtenção de conhecimento teórico/prático e nota oficial II.

SÃO LUÍS – MA

2014

  1. APRESENTAÇÃO

Este trabalho consiste em um mapeamento institucional realizado na escola U.E.B Darcy Ribeiro(Anexo I) localizada na Avenida dos Africanos nº 1500, no Sacavém em São Luís – MA.

O mapeamento institucional constitui-se como um importante instrumento do psicólogo escolar, pois mapear uma escola consiste em fazer um diagnostico da mesma levando em consideração todos os atores da instituição e todo o contexto da escola. Segundo Porto (2006) o mapeamento institucional deve descrever de maneira minuciosa e detalhada a instituição escolar de forma fidedigna.

 O mapeamento institucional como uma das ferramentas do psicólogo escolar, se faz necessário, pois através deste, permite ao profissional uma visualização do funcionamento, da cultura, da história e dinâmica da organização. (ALMEIDA & DRUMMOND, 2011). Ainda também permite a possibilidade na promoção de um espaço que proporcione acolhimento aos alunos, familiares e funcionários da organização, bem como a estruturação de práticas de assessoramento a trabalhos coletivos junto à equipe pedagógica, assim como acompanhamento dos elementos emergidos do processo ensino- aprendizagem. (ARAUJO & ALMEIDA, 2005).

Partindo do princípio da execução de um mapeamento, o psicólogo pode: perceber as concepções que influenciam a prática dos profissionais da escola, observar as relações entre os componentes estruturais da organização e seus respectivos integrantes e analisar a concepção curricular que a instituição usa como direcionamento para a prática de ensino, refletindo com a equipe escolar sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais. (CARVALHO, SILVEIRA)

O objetivo deste mapeamento institucional é justamente conhecer e/ou compreender o funcionamento da realidade escolar, a dinâmica desse contexto, como se da às relações de ensino-aprendizagem, professor-aluno, a relação entre as práticas educativas e as demandas escolares, e dentre outros fatores.          

A identificação desses fatores se dá através de observações na escola, de entrevistas semiestruturadas com professores, coordenadores, porteiro, as funcionarias da cantina que tem acompanhado todos os dias como tem se dado o movimento dessa realidade, e pela análise de documentos.

Portanto, bem como já supracitado, o mapeamento serve como um dos recursos do psicólogo escolar para conhecer a realidade e a partir dessa realidade conhecida sugerir propostas de intervenção visando uma conscientização dos atores da instituição que podem provocar mudanças significativas, consistentes e duradouras no processo de educação.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O trabalho do psicólogo escolar nos dias atuais, tem se focado na estruturação social dos atores principais, os alunos. Ao entrar nesse meio, o psicólogo conta com a ajuda dos demais profissionais que ali trabalham, para uma boa construção e manutenção do trabalho. Entretanto, são inúmeros problemas já existentes nas instituições de ensino, problemas não só por parte de alunos, mas também, a resistência por parte de muitos professores, e até mesmo diretores para trabalhar de forma mais dinâmica e eficaz. Percebe-se uma realidade onde os problemas são individualistas, como: “o problema está no aluno ou, ‘o problema está na família’, e fatos como esse, exigem muito mais do psicólogo para um confronto da realidade e do papel de cada um que ali está o que torna a prática da psicologia escolar um processo lento e árduo”

A psicologia escolar e educacional é uma vertente ampla que envolve duas áreas de conhecimento, que são a psicologia e a educação. O psicólogo escolar não atua só na remediação de problemas, mas também desenvolvendo trabalhos e atividades que visem à prevenção dos mesmos. O psicólogo age e trabalha nos espaços de relações dos indivíduos da escola, com um dos objetivos principais em diagnóstico e solução de problemas que surgem no contexto da atividade escolar entre alunos e professores.

Foram longos processos históricos que nos fizeram chegar até aqui, segundo Patto (1997), permaneceu por um tempo a ideia de que a psicologia escolar estava voltada para a aplicação de testes que medissem a atenção e capacidade dos alunos, separando os aptos dos não aptos, e assim, gerando a exclusão como forma de “adaptação”.

 Segundo Patto (1997) a década de 80 foi marcada por uma grande transformação, um olhar mais crítico sobre a realidade escolar estava nascendo, o que trouxe uma reflexão para a prática do psicólogo, onde estaria assumindo um papel de um agente transformador de forma a provocar novas formas de intervenções e fazeres por parte dos educadores.

Os grandes impactos e transformações que a psicologia escolar veio sofrendo ao longo dos anos trouxe um novo olhar, o qual fortaleceu a pesquisa e intervenção que se tem como base para a estreita  intervenção do psicólogo nessa realidade árdua do campo educativo.

Um marco de suma importância foi no ano de 2009, no Seminário Nacional do Ano da Educação, promovido pelo conselho federal de psicologia, “o referido documento propõe diversos encaminhamentos, considerando como prioridade a construção de uma atuação profissional comprometida com a inclusão social, que rompa com concepções e práticas classificatórias, fragmentadas e individualizantes.” (REVISTA BRASILEIRA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL, 2010)

A atuação do psicólogo em um contexto mais tradicional consiste em avaliar, diagnosticar, atender e encaminhar alunos com dificuldades escolares,  trabalhar na orientação profissional e sexual, orientar pais e alunos, formação de professores, entre outros; enquanto em um contexto mais emergente o psicólogo escolar realiza diagnóstico e intervém em nível institucional, participa na construção e no acompanhamento da proposta pedagógica da escola, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)   pdf (767 Kb)   docx (578.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com