TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MARKETING DA PDG

Por:   •  17/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.039 Palavras (9 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE POSITIVO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ALIVE DE P. DE ANDRADE VAZ

O MARKETING DA PDG

CURITIBA,

2017

HISTÓRICO DO MARKETING

Definições ao longo dos anos

Marketing deriva da palavra inglesa "market", que significa mercado, praça, feira. Sua primeira definição formal surgiu no ano de 1935, nos Estados Unidos.

“Marketing consists of those activities involved in the flow of goods and services from the point of production to the point of consumption”. (AMA - American Marketing Association, 1935).

“Marketing consiste no desempenho das atividades empresariais que dirigem o fluxo de bens e serviços dos produtores até os consumidores”. (AMA - American Marketing Association, 1935).

Ao longo dos anos surgiram outras definições, tais como:

1954 - “Uma força poderosa a ser considerada pelos administradores”. (Drucker, 1954).

1985 - “Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam objetivos individuais e da organização”. (AMA, 1985).

1999 - “Marketing é a ciência e a arte de conquistar e manter clientes e desenvolver relacionamentos lucrativos com eles”. (Kotler, 1999).

2004 - “Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos para criar, comunicar e distribuir valor aos clientes e para administrar o relacionamento com clientes de forma que beneficie a organização e os seus Stakeholders”. (AMA, 2004).

2007 - “Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, distribuir e efetuar a troca de ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo”. (AMA, 2007).

CONCEITOS DE MARKETING

Ano após ano, o marketing vem sofrendo transformações e ganhando cada vez mais facções: marketing de acesso, marketing de permissão, gonzo marketing, marketing radical, marketing titânico, marketing hipnótico, marketing de guerrilha, marketing tutti-fruti, marketing pessoal, marketing político, entre outros.

Segundo Philip Kotler (2006), marketing é um processo social, por meio do qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.

Para o especialista, a nova definição de marketing é baseada nas considerações e desejos dos cidadãos globais, como respeito ao meio ambiente, aos valores humanos (da mente, do coração e do espírito) e às novas tecnologias. “O marketing será menos eficaz nos próximos anos porque os orçamentos serão menores. Isso exigirá profissionais que saibam fazer mais com menos”, afirma Kotler.

De acordo com o autor, o novo conceito de marketing consiste em convidar o cliente a participar do projeto do produto. As novas empresas estão prontas para tornar seus produtos, serviços e condições mais flexíveis, fazendo uso de meios de comunicação mais direcionados, integrando suas atividades de marketing para transmitir uma mensagem mais coerente para os clientes.

Kotler explica ainda que, a evolução do conceito de marketing é composta por cinco fases:

1) orientação à produção;

2) orientação ao produto;

3) orientação a vendas;

4) orientação ao mercado;

5) orientação ao marketing societal.

Segundo Peter Drucker (2002), o marketing nas organizações é um processo pelo qual a economia é integrada à sociedade para servir as necessidades humanas. Segundo ele, marketing é a única função e somente essa, a função da empresa. Seu objetivo é tornar a venda supérflua.

De acordo com Chiavenato (2005), marketing é o ato de satisfazer as necessidades dos clientes, administrando relacionamentos lucrativos com os mesmos. Para o autor, administrar relacionamentos lucrativos é possibilitar que ambas as partes saiam ganhando, satisfeitas e felizes. Ou seja, é muito mais do que vendas, é toda ação voltada para o mercado, como, ação para promoção da empresa, da marca, do produto, etc.

Conforme os autores Schewe e Hiam (2000), o novo mix de marketing, incluindo os 4Ps, é composto por:

  • Sensibilidade ao consumidor - Postura do empregado, atendimento ao cliente e resposta aos clientes.

  • Conveniência do consumidor - Disponibilidade para o consumidor, conveniência do consumidor e vendas.
  • Serviço - Serviços pós-venda e conveniência do consumidor na obtenção de serviços.
  • Produto - Qualidade, confiabilidade e características do produto.
  • Promoção - Propaganda, publicidade, vendas, serviços de pré-venda e ofertas de preço.
  • Preço - Preços cobrados, condições da composição de preços e ofertas de preço.
  • Praça - Facilidade de acesso ao produtor, unidades de produção, termos de composição de preços e disponibilidade para o consumidor.

De acordo com Regis McKenna (2000), o conceito de marketing está passando por uma transformação devido aos avanços da Tecnologia da Informação. “Marketing é construir e sustentar infraestrutura dos relacionamentos de clientes. É a integração de clientes à empresa, desde o projeto, desenvolvimento, processos industriais, e de vendas, afirma Mckenna.

O autor explica ainda que, o marketing tem a responsabilidade de enxergar as mudanças de mercado e fornecer respostas a elas. Porém é necessário compreender que a tecnologia modifica os mercados e refuta leis há muito utilizadas para reger as atividades de marketing.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (177.7 Kb)   docx (95.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com