TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MARKETING ESTRATÉGICO (STRATEGIC MARKETING)

Por:   •  3/6/2021  •  Seminário  •  1.525 Palavras (7 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 7

TAREFA 2 – REVISÃO DE MARKETING

A seguir serão abordados os principais fundamentos de marketing. Serão abordados os fundamentos do marketing pela perspectiva estratégica e operacional.

MARKETING ESTRATÉGICO (STRATEGIC MARKETING)

O marketing estratégico tem as premissas da análise sistemática e permanente das necessidades do mercado e o desenvolvimento de conceitos de produtos com bom desempenho destinados a grupos de compradores específicos e que apresentam qualidades distintas que os diferenciam dos concorrentes imediatos, assegurando deste modo a organização uma vantagem concorrencial duradoura e defensável. A organização de estratégias de desenvolvimento cujo objetivo é dar a conhecer e valorizar junto dos compradores potenciais as qualidades reivindicadas pelos produtos oferecidos, reduzindo assim os custos de prospecção dos consumidores. A função do marketing estratégico é orientar a empresa para as oportunidades existentes ou criar oportunidades atrativas, ou seja, bem adaptadas aos seus recursos e ao seu saber-fazer, que oferecem um potencial de crescimento e rentabilidade. A dimensão temporal do marketing situa-se no médio prazo e no longo prazo; o seu objetivo é especificar a missão da empresa, definir metas, elaborar uma estratégia de desenvolvimento e cuidar da manutenção de uma estrutura equilibrada da carteira (gama) de produtos.

Uma empresa deve se atentar para três aspectos a nível estratégico em marketing: segmentação de mercado, definição do mercado-alvo (atratividade) e posicionamento estratégico com o intuito de obter uma vantagem competitiva sustentável e entregar mais valor aos seus clientes em comparação aos seus concorrentes. Primeiramente, divide-se o mercado em diversos segmentos; em segundo lugar, seleciona-se o grupo de pessoas (mercado-alvo) que se deseja atingir; em terceiro lugar, analisa-se o grau de atratividade e rentabilidade deste grupo e, finalmente, posiciona-se estrategicamente o produto no mercado (na mente dos consumidores potenciais).

Os principais fundamentos abordados em marketing estratégico se iniciam após a conceituação acerca do marketing, buscando conceitos chaves ou centrais, como necessidades, desejos e demandas, que numa explanação bem sucinta são: Necessidades são os requisitos humanos básicos. Para sobreviver, as pessoas precisam de comida, água, roupas e abrigo. Elas também têm fortes necessidades de recreação, instrução e diversão. Essas necessidades tornam-se desejos quando direcionadas a objetos específicos que possam satisfazê-las. Os desejos são moldados pela sociedade de cada um. Demandas são desejos por produtos específicos apoiados pelas necessidades de comprá-lo. As empresas devem mensurar não só quantas pessoas querem os produtos, mas também quantas estariam realmente dispostas a comprá-lo e que teriam condições para isso. O profissional de marketing deve tentar entender as necessidades, os desejos e as demandas do mercado-alvo.

Outros termo bastante difundidos em marketing estratégico são: mercados alvo, que é um segmento específico e definido de consumidores que uma empresa planeja atender com seus produtos ou serviços. Identificar o mercado-alvo é uma etapa essencial no desenvolvimento de produtos, serviços e nos esforços de marketing usados ​​para promovê-los. Já o Posicionamento de mercado é um conceito de marketing que se refere à posição que uma marca ocupa na mente do consumidor. É um passo essencial na estruturação e nos esforços de marketing de uma empresa ou marca. A Segmentação de mercado consiste em identificar num mercado heterogêneo um determinado grupo de indivíduos, com respostas e preferências semelhantes de produtos. É um conceito chave dentro do marketing estratégico.

O marketing holístico também surge como conceito importante, pois consiste em desenvolver, projetar e implementar programas, processos e atividades de marketing que incorporem a amplitude e as interdependências envolvidas no ambiente de marketing atual.

No marketing estratégico conhecemos também a diferença entre B2B e B2C, que contrastam principalmente por público alvo e perfis de comprador diferentes e as ações de marketing desenvolvidas para cada segmento.

No marketing estratégico também vemos o mix de marketing com os 4 P’s (preço, produto, praça e promoção) que são discutidos com mais ênfase em marketing operacional.

Outro conceito visitado em marketing estratégico é a ferramenta da cadeia de valor na empresa, desenvolvida por Porter, que revela todas as atividades que a organização faz para gerar valor aos clientes e indica os elos entre elas.

A análise SWOT também é uma ferramenta importante no marketing estratégico, sendo importante para a obtenção de dados concretos e conhecer os pontos fracos e fortes da empresa.

É visto também em marketing estratégico sobre o sistema de informações de marketing (SIM), que é constituído de pessoas, equipamentos e procedimentos dedicados a coletar, classificar, analisar, avaliar e distribuir as informações necessárias de maneira precisa e oportuna para aqueles que tomam as decisões de marketing.  Já a Inteligência de Marketing é um conjunto de procedimentos e fontes usado por gerentes para obter informações diárias sobre ocorrências no ambiente de marketing. O sistema de registros internos fornece dados de resultados, enquanto o sistema de inteligência de marketing fornece dados de eventos. Vemos o quão importante são as análise de macroambiente em marketing estratégico, onde empresas bem-sucedidas reconhecem as necessidades e as tendências não atendidas e tomam medidas para lucrar com elas. Nelas são analisados dados como tendências e necessidades, identificação das principais forças, oportunidades e ameaças. As métricas de Marketing são o primeiro passo para que qualquer empresa elabore os seus planos, ações e estratégias. Elas são representadas por indicadores que ajudam a mensurar o sucesso de uma campanha específica ou de todo o trabalho de Marketing.

O CPV (Customer Perceived Value, valor percebido pelo cliente) também é um conceito de relevada importância, pois revela a diferença entre a avaliação que o cliente potencial faz de todos os benefícios e custos relativos a um produto e as alternativas percebidas. Já o CRM (do inglês customer relationship management) é a gestão do relacionamento com o cliente, trata do gerenciamento cuidadoso de informações detalhadas sobre cada cliente e de todos os “pontos de contato” com ele, a fim de maximizar sua fidelidade. O funil de marketing é uma ferramenta que identifica a porcentagem do potencial mercado-alvo em cada etapa do processo de decisão, de meramente consciente ao altamente leal. Os consumidores devem passar por cada uma das etapas seguintes antes de se tornarem clientes fiéis. O funil de marketing identifica a porcentagem do mercado-alvo potencial em cada etapa do processo de decisão, desde o cliente apenas consciente até o altamente fiel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (345.7 Kb)   docx (221.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com