TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MARKETING PESSOAL

Por:   •  4/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 4

MARKETING PESSOAL

 O que é:

Para entendermos melhor o que é Marketing Pessoal primeiramente devemos saber o que Marketing.

Marketing é uma filosofia, uma postura mental, uma atitude, uma forma de conceber as relações de troca. É também uma técnica um modo de específico de executar esta relação. O marketing pretende maximizar o consumo e a satisfação do consumidor, a escolha e a qualidade de vida.

Em Administração Marketing é um conjunto de atividades que envolvem processo de criação, planejamento e desenvolvimento de produtos ou serviços que satisfaçam as necessidades do consumidor e de estratégias de comunicação e vendas que superam as da concorrência.

Vejamos o que diz LAS CASAS a respeito de Marketing:

Pode ser definido como uma área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem estar da sociedade” (LAS CASAS 2006 p.10).

Segundo Kotler, (2000, p.30) Marketing é também um processo social no qual pessoas ou grupos de pessoas obtém o que necessitam ou desejam através da criação, oferta e livre negociação de produtos de valor com os outros. Em Marketing, valor pode ser definido como o conjunto de benefícios gerados para o cliente, em razão do sacrifício feito por esse na aquisição de um bem ou serviço. Agregar valor a um bem diretamente relacionado a satisfação do cliente é um dos principais objetivos do Marketing.

Se tomarmos como produtos as habilidades, competências e as características de cada indivíduo e clientes como pessoas, grupos ou situações então toda vez que este individuo discorrer sobre suas habilidades, competências ou características tendo sempre em mente a satisfação das expectativas ou necessidades de algum grupo, pessoa ou situação estará fazendo Marketing Pessoal. Tomemos como exemplo um indivíduo tentando se inserir no mercado de trabalho. Se no momento da entrevista com o recrutador ele fizer um bom Marketing Pessoal terá um vantagem muito grande sobre os outros concorrentes.

Como fazer:

Inicialmente o indivíduo tem que possuir as habilidades e competências que a situação exige e saber exalta-las. Se mostrar confiante, mostrar que tem capacidades especificas e enaltecer o seu valor, mostrar que pode contribuir para o crescimento do outro, mostrar que possui equilíbrio emocional para adaptar a diferentes situações e revelar que está disposto a aprender a qualquer momento são atitudes que chamam a atenção de quem está ouvindo. Lembre-se tão importante quanto saber é saber mostrar que sabe.

Não precisamos fazer coisas extravagantes para fazer um bom Marketing Pessoal mas sim coisas simples mas bem elaboradas. Como diz Tom Peters.

Com simples estratégias, mas de impacto, iremos analisar nossas vidas e colocar em ação aquilo que muitas vezes não nos deixam perceber que colocamos de lado as oportunidades que chegam até nós. (Fast Company, 1997)

As principais áreas relacionadas a um bom Marketing Pessoal são:

. Capacidade de Comunicação:  Falar para que o outra entenda o que está dizendo. Não é necessário fazer discursos longos mas sim claros. Lembre-se que no processo de comunicação também é importante ouvir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (90 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com