TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marketing Digital Como Diferencial Competitivo Organizacional

Por:   •  26/9/2021  •  Monografia  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 6

ellen cristina serejo da silva

tcc - Atividade 1

TEMA: O Marketing Digital Como Diferencial Competitivo Organizacional, Mostrando estratégias para se ter sucesso

PROBLEMA DA PESQUISA:  

        De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mais de 70% da população brasileira possui internet, fazendo com que as empresas através da web chegue mais próxima do consumidor.

        O consumidor está ainda mais exigente, procurando por ofertas melhores que lhe agradem, a internet é o campo mais usado nesse aspecto, logo as empresas tem que se adequar a essa realidade e garantir seu sucesso através de um conteúdo bem elaborado para surtir efeito.

        Assim para melhorar seu campo de divulgação se formulou a seguinte pergunta, de que forma a utilização das ferramentas e estratégias do Marketing Digital poderiam ajudar as organizações a se sobressair no ambiente competitivo?

OBJETIVO GERAL:

        Demonstrar a importância do marketing digital bem estruturado junto com suas ferramentas e estratégias na organização, como instrumento de sucesso, a fim de expor os benefícios e os problemas encontrados.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

  • Conceituar o marketing e o marketing digital
  • apresentar as principais estratégias de marketing digital para o sucesso organizacional
  • elencar os benefícios da utilização do marketing digital e os pontos negativos com a falta dele.

JUSTIFICATIVA:

 A escolha deste tema se deu pelo fato de estar em constante evidência e bastante requisitado nas organizações, onde o marketing digital é uma ferramenta de estratégia no cenário competitivo e desafiador do mercado, o estudo se torna necessário para o conhecimento e aplicabilidade do marketing digital no ambiente competitivo do mercado.

Demonstra-se através desta pesquisa a importância de expor os benefícios de sua utilização e os impactos negativos que causam com a falta de uma boa elaboração do marketing digital dentro de uma organização, trazendo os conceitos e estratégias para as organizações.

Constituem-se nesse trabalho conceitos claros e de fácil manuseio tanto para a comunidade academica quanto para a sociedade em geral, a elaboração, as técnicas de uso e utilização das principais ferramentas para um bom negócio, auxiliando a população no que precisar para se orientar sobre o marketing digital.

  • CONCEITO DE MARKETING E MARKETING DIGITAL

Para conceituar o marketing digital, temos que antes conceituar a o termo internet.

No perído da Guerra Fria, os Estados Unidos da America se viu sendo ultrapassado pela União Soviética na corrida espacial com o lançamento do primeiro satélite artificial do mundo o Sputnik, logo o presidente Dwight Eisenhower para não ficar atrás perdendo para União Soviética criou a ARPA (Advanced Research Projects Agency) uma organização de pesquisa de defesa exercida pelo Exército, Marinha e Aeronáutica, com o objetivo de sempre está a frente quando se trata de tecnologia militar sobre os soviéticos. Mais tarde Larry Roberts implementou sua ideia de uma rede de controle e comando, construindo assim com algumas universidades essa rede, como o projeto era financiado pela ARPA, logo a nomenclatura ficou ARPANET, surgindo assim a Internet.

Assim como a evolução da internet, também tivemos a evolução do marketing. Com inicio da era 1.0 focado no produto, originando da Revolução industrial,centrado mais nas necessidades primárias como alimentação, higiene, roupas. As empresas que ditavam o que vender, quando vender e como vender no mercado, logo o consumidor era o agente passivo, sem voz. O marketing 2.0 era orientado ao consumidor, com a invensão da televisão no século XX o acesso a informação chegava aos lares ocasionando o consumo pelas classes sociais, através da publicidade. Com tanta informações e ideologias diversificadas passada através da televisão, e com o poder aquisitivo das pessoas, surgiram assim mais empreendendores aumentando a concorrência, trazendo as empresas a focarem nas necessidades e desejos dos consumidores, passando do consumidor passivo para um consumidor ativo, se tornando protagonista. Aqui que começa a surgir as redes sociais, e as empresas investirem mais nesse seguimento digital.

No marketing 3.0 está conectado com o relacionamento humano, chegando ao século XXI, as pessoas estão mais preocupadas com questões sociais o meio ambiente e suas limitações, estão mais atrelados a solidariedade, como se pode ajudar o mundo que vivemos. O relacionamento com o mundo digital está mais concreto, com os dispositívos móveis em ascensão a era digital está a um clique, trazendo todos os tipos de informações sobre variados temas de todos os cantos do mundo. Nessa fase as empresas perceberam que para ter uma vantagem competitiva teriam que agir na questão social, não só no quesito lucros, mas com o objetivo de erradicar ou diminuir alguns problemas sociais.

_____________________________________________________________

O marketing através da literatura de Kotler e Keller (2012, p. 3-4): “O marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. Uma das mais sucintas e melhores definições de marketing é a de suprir necessidades gerando lucro”. Com isso a definição feita pelo pai do marketing Philip Kotler traz a ideia de algo a ser saciado pelo consumidor como seus desejos e necessidades, transformados em produtos ou serviços, postos vantagem pecuniária sobre eles.

Trazendo para a era digital no livro Marketing 4.0 (KOTLER; KARTAJAYA; SETIAWAN, 2017) está focado no comportamento dos clientes no ambiente on-line e uso de tecnologias para consumo de informação, marca, produto e serviços na era digital.  Focado na era de grandes tranformações tecnologicas, o marketing digital hoje é o grande mercado no nosso tempo comteporânio, nada mais é do que o marketing voltado para ambiente conctado pela internet. Aqui o marketing tradicional perde espaço para as mídias sociais e suas novas ferramentas na web.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (86.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com