TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Meio Ambiente Empresarial alterando a rotina do colaborador e a importância da Gestão de Pessoas

Por:   •  27/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.604 Palavras (15 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 15

   

CENTRO PAULA SOUZA - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

        CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL        

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PIRACICABA

FATEC PIRACICABA

FELIX APARECIDO ESTRADO DA SILVA

TELHANORTE

PROJETO INTEGRADOR

 3º SEMESTRE

PIRACICABA/SP

2017

 


CENTRO PAULA SOUZA - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

        CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL        

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PIRACICABA

FATEC PIRACICABA

FELIX APARECIDO ESTRADO DA SILVA

TELHANORTE

PROJETO INTEGRADOR

 3º SEMESTRE

Projeto apresentado como Projeto Integrador do 3º semestre do curso de Tecnologia de Gestão EAD sob orientação do Professor Sérgio Carvalho.

PIRACICABA/SP

2017

 


RESUMO

Este trabalho tem como objetivo mostrar como as empresas tem que se moldar diante das variáveis do Meio Ambiente Empresarial, este processo de análise busca identificar as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que acabam tirando a empresa da direção na busca por seus resultados e ajudar nas tomadas de decisão. Nesse novo tempo de mudanças rápidas e ambientes externos cada vez mais turbulentos é muito importante conhecer o Macroambiente que é dividido em seis fatores que são: demográfico, econômico, político/legal, tecnológico, natural e cultural. Entretanto de nada adianta as organizações conhecerem o ambiente externo e não conhecer a si mesmo, no caso o ambiente interno ou Microambiente que é formado por fornecedores, intermediários, consumidores, concorrentes e órgãos públicos. Pois são essas variáveis controláveis que usaremos para adaptar a empresa as mudanças externas e garantir assim o seu sucesso. E para a análise desses ambientes mostraremos uma ferramenta muito importante que é a Matriz SWOT. A organização que usarei para exemplificar como analisar o Meio Ambiente Empresarial será a Telhanorte Piracicaba, empresa do ramo varejista de materiais de construção. E com esta empresa é que será exemplificado como é feita a adaptação dos fatores incontroláveis a partir da utilização de fatores controláveis, tudo isso para mostrar que conhecendo o meio Ambiente Empresarial a empresa corre menos riscos conseguindo se manter no mercado, podendo até aumentar suas vendas ou se preparar para uma expansão, explorando novos mercados e ganhando novos clientes. Estar atento a este mercado tão competitivo é muito importante, investir e se reinventar é preciso as empresas não podem se dar ao luxo de relaxar.

Palavras–chave: Macroambiente, Microambiente, marketing, Globalização, SWOT.


SUMÁRIO

1. Introdução        1

2. Analisando o Meio Ambiente Empresarial: Matriz SWOT        4

2.1 Meio ambiente Empresarial da Telhanorte        8

2.2. Adaptando as variáveis internas da Telhanorte: Reestruturação        10

3. O Meio Ambiente Empresarial alterando a rotina do colaborador e a importância da Gestão de Pessoas        10

4. Para a Telhanorte, expandir é a solução contra a crise        12

5. Considerações finais        15

6. Índice de Ilustrações        15

7. Referencial Teórico        17


1. Introdução

Este projeto integrador tem a função de associar a teoria aprendida nas aulas do 3° semestre do Curso de Tecnologia de Gestão Empresarial, com a prática vivenciada em uma empresa que neste caso será a Telhanorte Piracicaba, mostrando como a organização trabalha a questão das variáveis ambientais externas (incontroláveis) ou Macroambiente. Empresa esta do ramo de materiais de construção a Telhanorte foi fundada em 1976 no bairro do Jaçanã em São Paulo, por dois amigos, Rinaldo Grecco, então com 25 anos, e Lázaro Rosa, 27 anos. No ano de 2000 a Telhanorte foi vendida para o grupo francês Saint-Gobain, que colocou de vez a Telhanorte como uma das maiores do país com 42 lojas atualmente.

 Multiespecialista em construção, reforma e manutenção, integra uma das maiores redes varejistas de material de construção do país, a Saint-Gobain Distribuição Brasil LTDA (razão social), pertencente ao grupo francês SaintGobain desde 2000. A loja da Telhanorte Piracicaba atualmente possui 45 funcionários possuía 54 em 2015, devido à crise não repôs os funcionários e sim se reestruturou para diminuir custos.

. Uma empresa que tem como missão “oferecer às famílias a melhor solução para construir, reformar e manter seus lares”. Também possui uma visão bem definida que é a de “ser referência no fornecimento de serviços e produtos para construção, reforma e manutenção”.

A companhia tem valores que julga indispensáveis, são no total 10 princípios, 5 de ação e 5 de comportamento:

5 princípios de comportamento

• Compromisso profissional

• Respeito às pessoas

• Integridade

• Lealdade

• Solidariedade

5 princípios de ação

· Respeito à Legalidade

· Respeito ao Meio Ambiente

· Respeito à Saúde e Segurança do Trabalho

· Respeito aos Direitos dos Empregados;

· Encontrar a MELHOR SOLUÇÃO PARA O CLIENTE.

Desde sua fundação em 1976 passando pela aquisição da Telhanorte pelo grupo SaintGobain em 2000 e chegando nos dias atuais a empresa já passou por muitas dificuldades, dificuldades que deram muita bagagem para a organização. Criando conhecimento para enfrentar com mais facilidade as dificuldades que aparecerem, principalmente quando falamos de variáveis externas incontroláveis. Este trabalho tem como função principal mostrar por meio de analises como o Meio Ambiente Empresarial afeta a Telhanorte e como a empresa responde a essas mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (364.1 Kb)   docx (132.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com