TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Memorial

Por:   •  13/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.516 Palavras (7 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÂO PROFISSIONAL EM GESTÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO RÉGIS PACHECO[pic 1]

CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

JOCELIA MARIA SANTOS FRANÇA

MEMORIAL

Jequié-Ba

Julho/2017

JOCELIA MARIA SANTOS FRANÇA

MEMORIAL

Trabalho solicitado pela Docente Luziana Freitas Dias como parte da  avaliação da disciplina POPIC.

Jequié-BA

Abril/2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

APRESENTAÇÃO        4

FORMAÇÃO EDUCACIONAL INCIAL        4

RELATOS DA VIDA PESSOAL        5

VIDA PROFISSIONAL        5

FORMAÇÃO ACADÊMICA        6

CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIA        9


INTRODUÇÃO

O presente memorial, além da função de ser parte integrante do conteúdo exigido para a conclusão do 3º semestre do curso técnico em Administração, terá também a função de informar a todos que o lerem, sobre a minha vida escolar e profissional enquanto estudante. Mostrará alguns dos meus passos e dificuldades para chegar ao final de um Curso e assim proporcionar uma melhor compreensão da nova visão que se adquire na busca de informações de um profissional apto para ser atuante na mudança para um futuro profissional melhor.

Estabeleço relações entre as fases mais marcantes da minha vida, primeiros anos escolares, momentos marcantes, vida profissional e formação acadêmica. Em cada fase busco relacionar a teoria e prática vivenciadas por mim. Saliento que todas as etapas foram vivenciadas com muito otimismo, acreditando que quando há dedicação o resultado almejado será encontrado, a realização pessoal alcança seu nível de maturidade em cada etapa vivida na vida.

APRESENTAÇÃO

Sou Jocelia Maria Santos França, nasci do dia 07 de outubro de 1969, na cidade de Jequié - BA. Sou de uma origem humilde, filha de sapateiro e prenda do lar, residentes em um bairro carente da cidade citada. Posso afirmar que vivi uma infância feliz, regada a muito amor e participação de meus pais na minha formação, plena das brincadeiras tradicionais (baleado, liso, esconde-esconde, casinha de boneca, etc), de participação efetiva em encontro de jovens, religiosos e educacionais. Meus pais mesmo com a formação de nível fundamental ajudaram na minha educação e a ser o que sou hoje. Por viver tudo isso, hoje meu balsamo é o recanto da minha família e o encontro com amigos, onde posso me realizar plenamente.

FORMAÇÃO EDUCACIONAL INCIAL

Tenho grandes recordações do meu tempo de estudo, com o apoio da minha mãe que sempre me incentivou a ser uma pessoa do bem. Não lembro de tudo mas tenho boas recordações de quando comecei a estudar e ter o contato com os meus primeiros coleguinhas  Recordo de momentos como: cantar o hino, hasteamento da bandeira , atividades educativas, educação física. Lembro das sensoras que ficavam nos corredores que davam acesso as salas de aula que não deixavam a gente sair para conversar, só para ir ao banheiro.

Lembro muito pouco das professoras, como também da sala de aula. Fui sempre destaque nas duas escolas (Grupo Escolar Lomanto Junior e no Instituto de Educação Régis Pacheco – IERP) . Procurava sempre tirar boas notas. Existia uma competição sadia entre os alunos de ver quem tirava melhores notas. Nisso buscávamos ir além dos estudos. Gostaria de ressaltar a importância que meus professores tiveram em minha formação humana neste nível de ensino. Foram professores fantásticos, mais que professores eram verdadeiros amigos, que conversavam, preocupavam-se, e muito do que sou hoje agradeço a eles.

Não fui CDF ou nerd, como hoje se fala. Brinquei muito, fiz muitas amizades. E eu queria sempre mais, sonhava com a faculdade, então aquele momento de término do Ensino Fundamental era apenas uma passagem. Meu coração já palpitava pelo Magistério. Meus pais me oportunizaram uma vida da forma que eles podiam oferecer, e investiram em meus estudos. Fiz o Magistério no IERP, tendo concluído no ano de 1989. É, escola, tempos mágicos que vivemos em nossas vidas, para aquele tempo, para aquela realidade, tinha que ser daquele jeito. Tudo era motivo para alegria, até mesmo enfrentar os dias chuvosos para chegar à escola, enfrentar as dificuldades de material, alimentação, vestimenta, dentre outros.

RELATOS DA VIDA PESSOAL

Como citado em um parágrafo anterior, meus pais sempre me oportunizaram uma vida da forma que eles podiam oferecer. Família de classe baixa com boa índole que mesmo com as dificuldades da vida nunca deixaram faltar o pão nosso de cada dia. Tenho mais 6 seis irmãos todos conviviam na mesma casa. Vi e vivi muitas situações difíceis, mais graças a Deus nunca faltou o que era principal: o amor. Logo depois da conclusão do Magistério em 1988 conseguir uma experiência de 30 dias na loja B. Maia e companhia LTDA para organizar arquivos, nesses 30 dias fiquei 7 anos foi quando pedi férias para casar e me deram a demissão. Fui crescendo profissionalmente, estudando cada vez mais, fazendo o melhor que podia fazer e esse tempo foi ficando para traz. Hoje tenho uma filha e uma vida estruturada. O que passei me fez ter medo e administrar com muito cuidado tudo que tenho. Para que minha filha não viva o que vivi.

VIDA PROFISSIONAL

“Ninguém sabe tudo. Ninguém ignora tudo.

Todos nós ignoramos alguma coisa.

Por isso aprendemos sempre”.

Paulo Freire

A necessidade me obrigou a entrar no mercado de trabalho mais cedo do que imaginava. Para ajudar nas despesas de casa e nas minhas próprias despesas comecei a trabalhar lavando roupas para comprar meus objetos pessoais. Depois fui para a loja B. Maia e companhia LTDA que de uma experiência de 30 dias fiquei 7 anos, que ao pedir férias para casar  me deram a demissão. Ao longo dos anos tive varias experiências trabalhando em diferentes lugares foi um tempo de muito aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (118.1 Kb)   docx (50.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com