TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Multidisciplinar Ambiente Logístico

Por:   •  17/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.600 Palavras (11 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL ADMINISTRAÇÃO

Andre Silva Teodoro - 32490780

Jefferson Bruno Ribeiro - 25825917

PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE LOGÍSTICO

        

        

Santos Dumont - MG

2023


UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL ADMINISTRAÇÃO

Andre Silva Teodoro - 32490780

Jefferson Bruno Ribeiro - 25825917

PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE LOGISTICO

Trabalho de Projeto, apresentado ao Curso de Tecnologia em logísica, como parte de requisitos para a conclusão da disciplina Projeto multidisciplinar - ambiente logístico - 2023, sob a orientação do Professor Tutor Márcio Francisco.

Santos Dumont - MG

2023


RESUMO

Este trabalho tem por finalidade a conclusão do Projeto Multidisciplinar – Ambiente Logístico, do curso de Graduação em tecnologia em logística. Neste projeto será apresentado a logística realizada pela empresa de transporte ferroviário MRS Logística S/A. Para a realização da pesquisa será utilizado informações disponibilizadas pela empresa citada, pelo material utilizado durante as aulas na Universidade Cruzeiro do Sul e pelas experiências adquiridas por Jefferson Bruno Ribeiro nas atividades diárias na empresa MRS Logística. No trabalho apresentado será mostrado tudo o que se precisa para manter a harmonia no funcionamento de uma empresa ferroviária, o ambiente logístico atual no Brasil, os principais desafios do modal ferroviário e as expectativas para o futuro do setor.    

Palavras-chave: 1 . Ferrovia 2 . Logistica.


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        A EMPRESA        6

2.1.        Denominação e forma de constituição        6

2.2.        Dados e fatos da organização        6

2.3.        Natureza e ramo de atuação da organização        6

2.4.        Porte da empresa        6

2.5.        Relação das filiais        7

2.6.        Produtos        7

2.7.        Fornecedores        7

2.8.        Mercados e segmentos        8

3.        OPERAÇÕES DA EMPRESA        9

3.1.        Compras        9

3.2.        Organização do estoque        9

3.3.        Picking        10

3.4.        Transportes        10

3.5.        Análise SWOT        11

4.        CONCLUSÃO        13

  1. INTRODUÇÃO

     Atualmente tem se visto uma grande deficiência nos modais de transporte, com grandes prejuízos financeiros. E as principais causas são falta de planejamento, altos custos com mão de obra e ativos, falta de segurança, exigências de meios mais sustentáveis, etc.

 Neste projeto vamos trabalhar com o modal ferroviário e ver como funciona a logística ferroviária. Será apresentado o relacionamento entre empresa e cliente nos pátios, terminais e seus principais desafios.

     Para a realização da pesquisa foi feito um estudo para saber as principais necessidades do setor. De acordo com as próprias empresas ferroviárias, o maior desafio hoje no Brasil se encontra na carga e descarga, justamente onde se ocorre o gargalo. A maioria dos dados coletados foram em pesquisas de materiais da MRS Logística, Revista ferroviária e trabalhos acadêmicos relacionadas ao setor.

     Nas últimas décadas tem se aumentado a necessidade de mais ferrovias para a eficiência de mobilidade urbana. Nos últimos anos foi fomentado pelo governo federal a importância do modal e com isso foi realizado o adiatamento das concessões das empresas. Exigindo delas mais investimentos em novas ferrovias e apoiando onde elas mais necessitarem para terem êxito.

  1. A EMPRESA

  1. Denominação e forma de constituição

A empresa estudada será a MRS Logística S./A.. Inscrita no CNPJ: 01.417.222/0001-77.

  1. Dados e fatos da organização

Com a privatização das ferrovias na década de 90, um grupo de empresas no ramo da mineração e siderurgia se juntaram e criaram a MRS Logística. A MRS Logística ganhou a licitação no ano de 1996 e ficou responsável por administrar pela malha ferroviaria 1693 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Em todos os anos a empresa coseguiu bater as metas e superou as especativas, tanto que no ano de 2022 a empresa se adiantou e renovou o contrato de concessão por mais 30 anos.

  1. Natureza e ramo de atuação da organização

A MRS logísica trabalha com transporte no modal ferroviario e atua no principal corredor economico do país. As linhas da MRS interligam as minas de Minério em Minas Gerais aos principais portos do Rio de aneiro e São Paulo. E também tem acesso aos grandes centros urbanos possibilitando assim uma maior gama de oportunidades. Hoje cerca de 70% do faturamento da empresa vem do minério de ferro e os outros 30% produtos siderúrgicos.  

  1. Porte da empresa

Atualmente a MRS tem em seu time aproximadamente 6000 funcionários diretos e 3000 colaboradores terceirizados indiretos. Hoje a empresa está entre as melhores do ramo ferroviário, com padrões de excelência em segurança, operação, meio ambiente, satisfação ao cliente e está entre as 150 melhores empresas para se trabalhar na região sudeste do Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (130.5 Kb)   docx (415.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com