TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ORÇAMENTO DE BASE ZERO

Por:   •  16/9/2019  •  Ensaio  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE

Faculdade de Educação e Comunicação

Curso de contabilidade e auditoria, pós-laboral  

Discente: Fernacio Lopes Fernando                                       Docente: Iacumba Saide

ORÇAMENTO DE BASE ZERO

O ambiente mundial vem passando por modificações profundas no que diz respeito aos aspectos social e econômico. Neste cenário de competição global, as empresas são compelidas a adotar sistematicamente novos métodos de trabalho que possam aumentar a sua competitividade e, assim, fazer frente a uma concorrência cada vez mais voraz. O aspecto da competição entre as empresas, conduz a novas abordagens de produção, tecnologia, técnicas operacionais. O enfoque deste trabalho se destina a explanar uma das técnicas administrativas que possa reduzir drasticamente as despesas de diversas áreas da empresa. Para tanto escolheu-se abordar um tema de importância reconhecida em todos os meios empresariais, o “Orçamento”, demonstrando toda a metodologia de sua elaboração e os possíveis impactos no resultado das empresas, em virtude da eficácia do planejamento, tendo como foco principal, um tipo particular de sistema orçamentário, o "Orçamento Base Zero".

O orçamento de base zero é, de uma forma geral, apresentado como uma técnica de orçamentação dos gastos gerais, embora hoje, ele seja crescentemente considerado como uma técnica aplicável a todos os centros de responsabilidade de uma organização. Esta metodologia e suportada no principio de que anualmente se devem rever as rubricas orçamentais, justificando a sua existência, no momento da elaboração do orçamento, não devendo as mesmas ser influenciadas pelos valores históricos.

Esta técnica surgiu nos anos 1960 e foi utilizada pela primeira vez, pela empresa Texas Instruments Incorporated, com o objectivo de avaliar os projectos de investigação e desenvolvimento.

A sua definição, apresentada na altura, refere que se trata de um processo de planificação e orçamentação que exige que cada gestor de um centro de decisão justifique detalhadamente, desde a sua origem, todas as rubricas do orçamento pelo qual é responsável, devendo justificar cabalmente as necessidades de efectuar cada uma das despesas inscritas no documento. Existem assim três fases no processo de implementação do orçamento de base zero:

A identificação, em que cada um dos centros de decisão apresenta as suas propostas orçamentais, compreendendo um conjunto de opções e alternativas;

A avaliação e respectiva hierarquização dos conjuntos de propostas orçamentais com base numa analise gasto/ beneficio, ou eventualmente, em função de outro critério;

A afectação de recursos em função dos resultados da avaliação dos conjuntos de propostas orçamentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com