TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Organograma

Por:   •  30/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 5

3. Organograma

3.1 Características básicas
Departamento Pessoal, Gestão de Pessoas, Recursos Humanos, etc. Sabemos que esses departamentos também são encarregados pela motivação e são responsáveis por determinar a maneira pela qual a empresa vai se organizar, gerenciar, orientar e dirigir o recurso humano disponível. Os responsáveis que atuam nessa área precisam traçar estratégias claras para fazer com que todos se sintam motivados e instruídos suficientes para chegar ao objetivo organizacional e além disso são encarregados pela motivação dos funcionários, recrutamento, seleção, plano de carreira, entre outras.

A empresa Restaurante Dom Dionísio do Churrasco não fundamenta-se nas características básicas de gestão, onde todo o processo é feito pelo próprio dono, sem ter estratégias de motivação, recrutamento e seleção e etc. Tudo na empresa é decidido pelo Sr. Dionísio, ele sendo o de hierarquia superior os outros todos no mesmo nível.

3.2 Recrutamento e seleção

  • Motivação

  De acordo com o conceito de motivação, entendemos que uma empresa não pode estimular os funcionários e sim incentivá-los. Identificando e satisfazendo da melhor forma possível a motivação de seus funcionários. Existem várias maneiras de incentivá-los, para isso, a primeira coisa a fazer é enxergar o colaborador como ser humano, que possui desejos e não só almeja por crescimento financeiro, mas também crescimento pessoal e profissional. Então, motivação pela gestão de pessoas tem a intenção de satisfazer, simultaneamente, as necessidades e perspectivas da organização e do colaborador e por fim alcançar maior e melhor desenvolvimento.

Questões sobre motivação dos funcionários feita ao Dono do restaurante

  1. Os seus funcionários são motivados?

R:  Sim. Meus funcionários sabem o que tem que fazer, e precisa fazer para manter seu trabalho, a necessidade de trabalhar por saber que precisa sobreviver os motivam.

  1. A empresa tem alguma maneira de incentivar os funcionários?
    exemplos de motivação:
    - Reconhecer e dizer sempre o quanto sua equipe é importante para você e para a empresa.
    - Dê Feedbacks positivos
    - Crie um ambiente propício ao desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores

R: Não temos. O incentivo é o mesmo dito na resposta anterior, não há uma motivação da minha parte e sim pelas necessidades deles, tento ser agradável e não ficar chamando atenção

  • Recrutamento e seleção

A função do recrutamento é suprir as necessidades da organização, ou melhor abastecer as necessidades da organização. Os candidatos são escolhidos a partir de muita análise e pesquisa, pois as empresas não podem perder tempo ou contratar alguém que não possa chegar ao objetivo esperado. É nesse momento que a empresa seleciona as pessoas que julga serem ideais para o cargo em questão. A escolha é crucial, pois ela vai interferir no clima interno e na qualidade das tarefas executadas. Uma maneira de selecionar o melhor recurso humano possível é identificar e entender o que realmente precisa, e então procurar com base em suas necessidades.

Questões sobre Recrutamento e seleção

  1. Como você identifica o perfil adequado para executar as tarefas de acordo com a necessidade da organização?
    R: No meu caso quem trabalha comigo é pessoas da minha família, eu confio e nem exigi experiência, eu ensinei toda a função. Tinha que me prometer que ia cumprir as tarefas e horário. Não faço nenhum processo de seleção por técnicas
  • Planejamento de cargos

O planejamento de cargos é basicamente analisar tudo aquilo que é exigido do candidato para o ocupar. É uma das principais técnicas, onde vários aspectos são avaliados, como os conhecimentos exigidos pela função, complexidade e responsabilidades das tarefas a serem executadas. A análise dos cargos permite definir o que o cargo exige dos candidatos, ajuda a identificar as necessidades do treinamento e desenvolvimento e também a prevenir esforços e ações desnecessárias, permite enxergar as necessidades da empresa e até mesmo criação de novos cargos, deve ser revisada anualmente com o intuito de estar sempre atualizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com