TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Organograma

Por:   •  6/12/2018  •  Resenha  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

O objeto de pesquisa deste trabalho foi a empresa Cardinal Assessoria Contábil e Empresarial S/S, que presta serviços no segmento da contabilidade. A organização desta empresa é constituída por uma estrutura funcional, onde os colaboradores se reportam a diversos superiores simultaneamente, de acordo com a especialidade do assunto a ser levantado.

Esta estratégia tem por objetivo segmentar setores da empresa, com o intuito de aperfeiçoar o atendimento aos clientes e melhorar a comunicação com seus colaboradores. Com isso cada setor possui responsabilidades segundo sua área de atuação. Assim sendo, é possível oferecer um serviço especializado mantendo um bom desempenho em sua performance.

A empresa disponibiliza serviços básicos contábeis, como apuração de impostos, elaboração de demonstrações contábeis, abertura de empresas, cálculos trabalhistas bem como a execução das obrigações acessórias exigidas. Além disso possui como diferencial, o serviço de assessoria especializada para diversos ramos da contabilidade e administração.

Ela é dividida em quatro setores onde cada um é responsável pela contabilidade da própria organização e pela prestação de serviços aos clientes, de acordo com sua área de atuação. Os departamentos são organizados da seguinte forma:

  • Departamento Societário: Este setor é responsável por prestar assessorias para constituição de novas empresas, alterações contratuais, registro nos órgãos competentes relacionados à atividade, como também encerramento e baixa de empresas. 
  • Departamento Contábil: Com o objetivo de prestar informações aos usuários que sejam relevantes para tomada de decisão, neste setor é feito todo registro dos fatos e atos contábeis, bem como a elaboração de demonstrações contábeis e relatórios gerenciais. Também através destes requisitos é feito uma consulta estratégica permanente para verificar o enquadramento e a melhor forma de tributação de cada empresa.
  • Departamento Fiscal: Com o intuito de cumprir com as obrigações fiscais, este setor é responsável por fazer análise e escrituração das Notas Fiscais (entrada/saída/serviço), classificação de NCM’s, apuração de tributos, elaboração das obrigações acessórias exigidas pela legislação tributária, parcelamento e reparcelamento de débitos fiscais, orientação e auxílio na aplicação dos dispositivos legais e vigentes (federal, estadual e municipal) e orientações acerca de possíveis benefícios fiscais. Com isso é feito uma consultoria para traçar estratégias a serem aplicadas no exercício seguinte.
  • Departamento Pessoal: Com o objetivo de cumprir as exigências da legislação e auxiliar na gestão do Recursos Humanos, este setor registra admissão, alteração e rescisão de funcionários, faz a elaboração da folha de pagamento, cálculo e apuração de encargos trabalhistas, pela legislação trabalhista e previdenciária e demais orientações legais.

O público-alvo desta organização são pessoas físicas de qualquer faixa etária que tenham a intenção de abrir uma empresa, bem como pessoas jurídicas e empresas que já estão em atividade, no qual os serviços prestados serão de acordo com a sua necessidade, independente do porte ou segmento em que eles atuam. A Cardinal também possui empresas parceiras como seus fornecedores, estas fornecem serviços de consultoria, material de expediente, sistemas de informação e cursos de capacitação, sempre com o intuito de melhorar seus serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (110 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com