TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Organograma na Administração

Por:   •  9/9/2019  •  Abstract  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 2

1. Para que serve um organograma dentro da administração pública?

        O organograma é uma representação feita em gráficos para definir de forma hierárquica a organização de uma instituição pública e privada. O intuito de um organograma é definir com perfeita ordem a função que desempenha cada um na organização definidas por cargos em forma de pirâmide de acordo com o grau de competência. O organograma gera confiança e transmite informação que devem ser conhecidas por todas as partes envolvidas no gráfico. O organograma deve revelar com fidelidade os movimentos reais da organização. 

2. Diante da teoria das organizações informais do texto da disciplina e dos possíveis problemas de comunicação dentro do governo federal, descreva de que maneira o uso do organograma pode auxiliar na minimização de ruídos. 

        A estrutura do Estado é utilizada, em muitos casos, para não dizer a maioria, para criar cargos conforme a disponibilidade de recursos financeiros e pendurar grupos nesses cargos. Este tipo de organograma administrativo, como por exemplo: 10 diretores, um subordinado ao outro e sem nenhum funcionário abaixo ou assessores locados em departamentos que não estão locados em nenhum outro departamento. Geram uma serie de intempéries na efetividade das organizações. é necessário remontar as organizações de acordo com a necessidade e competência de cada fator humano utilizado.

3. Como o fator humano pode interferir nessa dinâmica? E como resolver essa situação?

O fator humano dentro das organizações podem gerar conflitos, pois onde houver a convivência entre um grupo de pessoas, inevitavelmente haverá divergências de ideias, objetivos, entre outros fatores. Podemos destacar alguns causadores de conflitos como: as mudanças ocorrem principalmente por pressão do mercado, forçando a organização a adaptar-se às novas realidades, que podem trazer demissões, reestruturações e espalhar medo e resistência, por isso representam uma fértil fonte de conflitos; a escassez de recursos, devido a enxugamentos promovidos pelas organizações para tornarem-se competitivas, são motivo de muitos atritos, pois podem limitar o desempenho de colaboradores e departamentos. As limitações vão desde dinheiro até às pessoas, o que gera muitas vezes grandes jornadas de trabalho objetivando o alcance de metas em detrimento à interação entre gestores e subordinados, podendo ocasionar cansaço, estresse e descontentamento geral. A causa desse fator é geralmente o planejamento deficiente, que compartimentado, prioriza muitas vezes ações emergenciais e isoladas de setores distintos, sem dedicar-se a integração de objetivos e metas da organização como um todo. Os administradores podem visualizar estes conflitos e criar medidas que possam solucioná-los.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com