TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA CULTURA ORGANIZACIONAL NO PROCESSO DE RECRUTAMENTO SELEÇÃO

Por:   •  2/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.123 Palavras (21 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 21

A Cultura Organizacional na Seleção de Funcionários

RESUMO

 As pessoas constituem o maior ativo das organizações, pois é através delas que os objetivos organizacionais são alcançados. O processo seletivo busca identificar indivíduos que tenham o conhecimento, as habilidades e as capacidades necessárias para o desempenho bem-sucedido das atividades dentro da organização. Nas organizações existe um conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas e compartilhados por todos os indivíduos da organização. A partir da inserção de novos funcionários, estes passam a conviver com esta cultura e precisam compartilhar destes mesmos valores e comportamentos. Mas nem sempre estes novos indivíduos aderem à esta cultura. Esta pesquisa tem por objetivo identificar se no processo de seleção de pessoal, os valores compartilhados pelos membros de uma organização, devem ser levados em consideração. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica no intuito de investigar os instrumentos e critérios de seleção de novos membros e a sua relação com a cultura organizacional. Como resultado percebeu-se que a seleção de um novo membro deve estar cercada de atenção não só para as qualidades profissionais e habilidades requeridas, mas também garantindo que os valores por ele compartilhados sejam similares aos da organização em que será inserido.

1 INTRODUÇÃO

 As pessoas têm sido cada vez mais valorizadas nas organizações, afinal qualquer que seja o produto de uma empresa é através de seus funcionários e colaboradores que os objetivos organizacionais são alcançados. Dada esta importância do material humano nas organizações torna-se necessária atenção especial na escolha do novo membro. A gestão de pessoas faz um trabalho de recrutamento e seleção, e deve se preocupar não somente com a capacidade e habilidade desse funcionário em exercer as funções previstas no cargo que irá ocupar, mas também em sua capacidade de se adaptar ao meio de trabalho. Um novo funcionário precisa ser inserido na organização em condições de realizar seu trabalho de forma eficaz e eficiente. Este deve ser o objetivo do responsável pelo recrutamento e seleção. A administração através de suas teorias comportamentais procura entre outras coisas demonstrar que as organizações estão vivas. Assim como o indivíduo, elas nascem se desenvolvem e se não forem bem cuidadas morrem. As organizações têm comportamentos particulares e que as diferenciam de outras organizações. Um aspecto que tem recebido atenção com relação á esse comportamento é a cultura organizacional que, em princípio, estabelece quais são os valores compartilhados e em consequência, o comportamento dos membros participantes. Se a organização define determinado padrão comportamental, os novos participantes precisam estar preparados para interagir nesse ambiente, sob este aspecto apresenta-se o seguinte problema de pesquisa: É necessário levar em consideração a cultura organizacional quando da seleção para contratação de novos funcionários? A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica com a intenção de buscar a resolução do problema por meio de referenciais teóricos publicados.

2 GESTÃO DE PESSOAS Gil (2001, p. 59) chama atenção para o fato de que as mudanças observadas no âmbito das organizações, sobretudo na última década, têm gerado inúmeras indagações acerca do papel a ser desempenhado pelo profissional de recursos humanos. No entanto, ainda segundo Gil (2001, p. 59), “(...) nunca as empresas dependeram tanto de seus recursos humanos, ou melhor, das pessoas que compõem a organização.” Coelho (2008, p. 207) considera o fator humano o principal ativo de uma empresa, e apresenta a sua gestão como um grande desafio, alcançando por isso nos últimos anos o nível de administração de diretoria. Para GIL (2001, p. 17), “Gestão de Pessoas é a função gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais”. Sobral (2008, p. 11) corrobora este conceito quando afirma que a gestão de pessoas tem por objetivo administrar comportamentos individuais em função dos objetivos coletivos. Alcançar a excelência organizacional é o objetivo de qualquer gestão. Para Gil (2001, p. 60), o futuro na gestão de pessoas está em "Criar um novo papel e uma nova pauta para a área, que focalizem os resultados, e não as atividades tradicionais de RH, como contratação de pessoas e remuneração".

2.1 PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Para alcançar os objetivos da organização e principalmente esta excelência organizacional exigida, a administração de recursos humanos precisa de um processo eficiente e eficaz assim como outra qualquer função administrativa. Maximiano (2004, p. 31-32) define que: A função de recursos humanos, ou de gestão de pessoas, tem como objetivos encontrar, atrair e manter as pessoas de que a organização necessita. Isso envolve atividades que começam antes de uma pessoa ser empregada da organização e vão até depois que a pessoa se desliga. A função de recursos humanos tem como componentes outras funções como:  Planejamento de mão-de-obra: definição da quantidade de pessoas necessárias para trabalhar na organização e das competências que elas devem ter.  Recrutamento e seleção: localização e aquisição de pessoas com as habilidades apropriadas para a organização. Treinamento e desenvolvimento: transformação dos potenciais das pessoas em competências.  Avaliação de desempenho: informação sobre o desempenho das pessoas e definição de ações (como encaminhar para treinamento) que permitam o aprimoramento do desempenho.  Remuneração ou compensação: definição de mecanismos de recompensas para as pessoas por seu trabalho.  Higiene, saúde e segurança: proteção das pessoas que trabalham para a organização e, em certos casos, de seus familiares.  Administração de pessoal: realização de atividades de natureza burocrática, como registro de pessoal, manutenção de arquivos e prontuários, contagem de tempo de serviço, preparação de folhas de pagamento e acompanhamento de carreiras.  Funções pós-emprego: recolocação, aposentadoria e outros tipos de benefícios para ex-funcionários. Abaixo Coelho (2008, p. 207) apresenta na Ilustração 1 o resumo das funções que estão inseridas na tarefa de administrar a força de trabalho utilizada por uma empresa.

Como em qualquer área de uma organização, a administração de recursos humanos também precisa de um planejamento para ser bem-sucedida. E o plano de recursos humanos deve estar sintonizado com o planejamento estratégico da organização. Desta forma torna-se necessário uma avaliação que contemple cada nível hierárquico (operacional, gerencial e estratégico) e mapa detalhado de cargos e funções. A próxima etapa neste processo de administração de recursos humanos é o recrutamento e a seleção da mão-de-obra, que será abordado mais a fundo no próximo sub-capítulo, tendo em vista o escopo deste trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com