TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O REALINHAMENTO DA CULTURA ORGANIZACIONAL NO PROCESSO DE REPOSICIONAMENTO ESTRATÉGICO

Por:   •  4/4/2018  •  Artigo  •  23.824 Palavras (96 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 96

UFRGS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO

Nathalia grandini deconto

O REALINHAMENTO DA CULTURA ORGANIZACIONAL NO PROCESSO DE REPOSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DE MARCA DA PAQUETÁ – THE SHOE COMPANY

Porto Alegre

2014


Nathalia grandini deconto

O REALINHAMENTO DA CULTURA ORGANIZACIONAL NO PROCESSO DE REPOSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DE MARCA DA PAQUETÁ – THE SHOE COMPANY

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharelado em Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas, pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – FABICO/UFRGS, sob orientação da Profª Drª Ana Karin Nunes.

Porto Alegre

2014


 Nathalia grandini deconto[pic 1]

O REALINHAMENTO DA CULTURA ORGANIZACIONAL NO PROCESSO DE REPOSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DE MARCA DA PAQUETÁ – THE SHOE COMPANY

Aprovada em ______ de ____________________ de ______

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Ana Karin Nunes

Orientadora

Prof. Dr.

Avaliador

Prof.

Avaliador

Dedicatória

Aos meus amados Pai e Mãe e sua incansável dedicação. Meu namorado Yur, meus familiares tão queridos e a minha orientadora Ana, sempre muito atenciosa e dedicada.


AgradecimentOS

 Quando desejado pelo autor do trabalho, são apresentados logo após a folha de rosto, nessa ordem. São de livre apresentação gráfica. Neste espaço é possível agradecer as pessoas e entidades que colaboraram na realização do trabalho.

Geralmente os Agradecimentos são apresentados como um capítulo não-numerado. O mesmo é recomendado para os próximos itens, até o Resumo e Abstract.


RESUMO

O estudo tem por objetivo analisar de que maneira a comunicação interna se coloca como a principal estratégia em um cenário de mudança estratégica de marca corporativa e de realinhamento da cultura organizacional. A vontade de se fazer esta análise surgiu do contato da pesquisadora com os materiais utilizados na campanha de comunicação interna durante o processo de lançamento da nova marca corporativa da Paquetá – The Shoe Company. Para isso, foram utilizados métodos de pesquisa bibliográfica, análise documental, estudo de caso e entrevistas. Como resultado obtido, destaca-se a importância da área de comunicação interna neste cenário, como principal catalisadora da disseminação frente à nova proposta de marca. Identificou-se também que ainda não houve alteração por completo da cultura organizacional vigente, ficando restrita a níveis mais externos e visíveis da cultura da empresa.

Palavras-chave: Comunicação Interna; Marca; Cultura Organizacional.


ABSTRACT


LISTA DE FIGURAS

Figura 1: Exemplo de apresentação de uma figura no texto.        19

Figura 2: Divisão das Unidades de Negócio        53

Figura 3: As seis aplicações coloridas da nova marca        60



Sumário

LISTA DE FIGURAS        07

INTRODUÇÃO        13

1        cultura organizacional        13

        1.1  Noões Conceituais sobre cultura

        1.2 Níveis da Cultura

        1.3 Elementos da Cultura

        1.4 Mudança Cultural

2        gestão de marca e comunicação        

        2.2 Marca: origens históricas e abordagens atuais

        2.3 Identidade, Posicionamento de Marca e Contexto organizacional interno

        2.4 Gestão de Marca em cenários de mudança

3         Estudo de reposicionamento de marca: o caso da Paquetá........................................................................................................45

        3.1 A Paquetá: contexto histórico e aspectos estratégicos

        3.2 A Paquetá: estrutura organizacional e elementos formadores da cultura organizacional

        3.3 O reposicionamento da marca Paquetá e o realinhamento da cultura

        3.4 Estratégias de comunicação interna no reposicionamento de marca

4        CONCLUSÃO        

referências        

anexo A         

anexo b         

apêndice         36


1 INTRODUÇÃO

As novas demandas da sociedade têm proporcionado uma maior atuação de profissionais de Relações Públicas, pois é cada vez mais importante compreender a dinâmica organizacional e os mecanismos que geram relacionamento com distintos públicos. Importa, atualmente, compreender comportamentos, valores, condutas, normas e procedimentos adotados pela organização e que formam a cultura organizacional. Afinal, tudo isso reflete na forma que cada organização encontra para comunicar-se interna e externamente.

Além de proporcionar uma possibilidade maior para atuação de profissionais da comunicação, no âmbito empresarial o contexto característico do Século XXI exige que organizações estejam atentas àquilo que entregam, não apenas em termos de produtos ou serviços, mas também de forma intangível. A marca, nesse cenário, cumpre papel fundamental em dizer, de forma sucinta, aquilo que a empresa acredita e que sustenta como verdadeiro. Marca e organização precisam ter o mesmo discurso e emitir a mesma mensagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (153.8 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (957.2 Kb)  
Continuar por mais 95 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com