TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA QUALIDADE E SUA IMPORTÂCIA ESTRATÉRGICA NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  25/10/2022  •  Resenha  •  1.752 Palavras (8 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]               ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

                                                                               EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ESTUDANTE: ALELUIA SOUZA NASCIMENTO

COMPONENTE: ATIVIDADES COMPLEMENTARES PRESENCIAIS I

PROFESSOR: ANA CRISTINA RUOSO

ATIVIDADE Nº: 1 - RESENHA: O PAPEL DA QUALIDADE E SUA IMPORTÂCIA ESTRATÉRGICA NAS ORGANIZAÇÕES

POLO: ITUMBIARA

LOCAL E DATA: ITUMBIARA/GO

24 DE SETEMBRO DE 2022

Atividade avaliativa 1

Resenha da vídeo-aula 1: O papel da Qualidade e sua importância estratégica nas organizações

Esta atividade apresenta uma resenha sobre a videoaula 1 “O Papel da Qualidade e sua Importância Estratégica nas Organizações” que aborda alguns tópicos sobre a formação do “Técnico em Qualidade” esclarecendo as dúvidas do personagem Carlos, um jovem que trabalha no hotel Bem Estar como recepcionista, e está iniciando o curso de Técnico em Qualidade, pois deseja se qualificar ainda mais para o mercado de trabalho. A empresa em que faz parte está em busca da certificação em qualidade “ISO 9001”, e sabendo do interesse de Carlos pela área o convocou para participar do processo. No vídeo é discutido sobre a importância do técnico de qualidade; quais as atividades que ele desenvolve e a importância estratégica desse profissional nas organizações.

Ao assistir a videoaula, pude compreender o quanto as empresas têm se tornado mais competitivas e, constantemente estão em busca de estratégias que atendam às necessidades do mercado de forma que fidelize seus clientes. A contratação de um técnico em qualidade é a peça-chave para uma organização se diferenciar no mercado. Foi citado no vídeo as características profissionais necessárias para exercer a profissão, como por exemplo a proatividade que é muito necessária nesse âmbito, pois o técnico em qualidade deve estar apto a sempre estar buscando mudanças, inovações, ter uma visão de futuro, além disso, é importante ter fácil relacionamento interpessoal interno e externo, ter uma boa comunicação para que torne esse processo de implementação de mudanças mais tranquilo e haja a colaboração de toda equipe. Além dessas, é essencial que o técnico seja organizado e promova a organização do seu trabalho, possua capacidade para se adaptar as mudanças e perfil de liderança.  O técnico em qualidade desempenha atividades relacionadas aos processos de qualidade, inspecionando e identificando a não conformidade de serviços e produtos, desenvolvendo manuais, planos de ações corretivas e execução de auditorias internas e externas afim de garantir os padrões de qualidade estabelecidos. O profissional formado na área possui a possibilidade de atuar em vários setores do mercado de trabalho, o que amplia as chances de empregabilidade do profissional.

Esclarecendo as dúvidas do personagem Carlos sobre as áreas de atuação do técnico em qualidade, a videoaula explica que são inúmeros os setores de atuação que podem ser exercidos pelo técnico, facilitando a escolha do ramo a ser seguido do profissional que pode estar optando pelo setor que possui mais afinidade. No mercado de trabalho, este profissional pode estar atuando nos setores automotivo e metalúrgico da indústria, setor alimentício, setor da saúde, bancos, hotéis, transporte, educação, comércios, entre outros. Ao meu ver, é uma formação que oferece grandes oportunidades de entrar no mercado de trabalho rapidamente com um excelente emprego, pois, devido a competitividade e inovação das tecnologias, as empresas estão constantemente buscando estratégias que atendam às necessidades do mercado de forma que fidelize seus clientes, e interesse os fornecedores e investidores, sem que nenhuma das partes saiam no prejuízo.

Sobre as atividades e atuações que o técnico em qualidade pode desempenhar, são exemplos citados no vídeo: auditor de qualidade, onde ele vai atuar na gestão de

qualidade por meio de auditorias internas e externas para análise da adequação das normas impostas na realização das atividades; inspetor de qualidade, por exemplo, o técnico que optar pelo setor da indústria, tem como função inspecionar os produtos de uma linha de produção; e o assistente da qualidade e processos, que participa de grupos de melhoria. Assim, fica claro, que é essencial possuir um técnico em qualidade em diferentes setores, pois os mesmos são capacitados para possuírem um olhar para a excelência que fará a diferença da organização no mercado de trabalho.

Ao decorrer do estudo, pude perceber o quão importante é o papel da qualidade nas organizações. A qualidade se resume em satisfazer as necessidades e expectativas do cliente. Durante a videoaula, é citado a ISO 9001 (Organização Internacional de Padronização), que é explicado como um conjunto de normas que uma empresa deve seguir para otimizar e padronizar os seus processos, elevando a qualidade de seus serviços e produtos, a fim de atender satisfatoriamente os clientes e alcançar a meta estabelecida. A implementação da ISO 9001 é uma decisão estratégica da empresa, visto que são inúmeros os benefícios que ela traz, e entre eles, o principal é possuir o diferencial no mercado de ser uma empresa que implementou e obteve a certificação. Sendo assim, faz-se de extrema importância a função do técnico em qualidade para o mercado, pois o uso racional dos recursos empresariais tornará a empresa mais produtiva, reduzindo os custos operacionais e aumentando a lucratividade da empresa, oferecendo um serviço e produto com uma maior padronização e qualidade, gerando mais rentabilidade ao negócio.

A videoaula explica que o aprimoramento do processo produtivo encontrado hoje se deu através de três acontecimentos históricos: a Revolução Industrial, e duas grandes guerras. O Japão contribuiu significativamente para a história da qualidade, isso porque ao final da guerra, o país encontrava-se desmantelado, e afundado em dívidas, mas a disciplina e a cultura do seu povo, juntamente com a obediência às autoridades constituídas, fizeram com que o país se reerguesse e crescesse economicamente de novo, tornando-se referência na adoção e na prática dos conceitos da qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (113.7 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com