TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E DA INTERNET NO CENÁRIO PROFISSIONAL

Por:   •  22/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.433 Palavras (6 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 6

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]

Disciplina: Desenvolvimento Pessoal e Profissional

ATIVIDADE COLABORATIVA 

O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E DA INTERNET NO CENÁRIO PROFISSIONAL


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Pessoal e Profissional

ATIVIDADE COLABORATIVA

O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E DA INTERNET NO CENÁRIO PROFISSIONAL

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Pessoal e Profissional apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação da tutora Werika Thais Ridão de Oliveira.


[pic 4]

INTRODUÇÃO

Ultimamente estamos testemunhando o surgimento e crescimento acelerado da internet e suas ferramentas tecnológicas, que vêm remodelando a forma com que as pessoas se conectam e fazem negócios. Desse modo, as empresas passam por uma intensa mudança e correm contra o tempo para se adaptar as transformações e agir da forma mais lucrativa o possível, e tornando-se referência em sua área de atuação.

Atualmente como vivemos sempre conectados, nada mais comum que buscar vagas de emprego por meio da internet, tanto empregador como empregados, tem à disposição uma grande quantidade de contatos pelo ambiente online.


O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E DA INTERNET NO CENÁRIO PROFISSIONAL

O cenário mundial está cada vez mais online e conectado. É incontestável que as tecnologias estão cada vez mais presentes em todos os aspectos da vida humana impactando e afetando a sociedade, a cultura, o modo como vivemos e interagimos com o mundo.

As empresas operam dentro de um conjunto de interesses próprios e gerais que, com outras empresas, estabelecem uma ampla rede de relacionamentos, ficando aptas a atuarem no campo obscuro adversário. Pode-se admitir que a produção de riquezas somente faz-se praticável por meio da cooperação de vários parceiros, escala está elevada com o efeito do processo de globalização. Nesta nova realidade de negócios, as empresas necessitam modernizar não somente os aspectos estruturais e tecnológicos, mas conjuntamente em relação aos aspectos humanos, culturais e intelectuais.

Perante esta nova realidade, gradativamente os clientes demandam produtos e serviços ágeis, aliados preços competitivos e a qualidade superior, e as organizações visam moldar-se para se ficarem mais competitivas. Diante disso, investem em novas tecnologias e mudanças nos processos de hoje em dia utilizados, e assim, o profissional se torna o sujeito e o objeto da mudança é necessário se empenhar para aprimorar o desempenho e a qualidade do trabalho efetuado, sem se esquecer da produtividade.        

Essa transformação causada pela globalização acaba solicitando novas adaptações também dos parceiros, colaboradores e fornecedores das organizações. 

Esta procura pela melhoria contínua tende o fortalecimento das organizações e os profissionais necessitam obedecer a estas exigências, buscando obter maior produtividade em um menor espaço de tempo e com menor custo.  É a indispensabilidade de constante aprendizado e crescimento profissional.         

O profissional habilitado a atender às imposições e às transformações pelas quais passam as organizações possuem maiores oportunidades de sucesso.  Realizar cursos, falar vários idiomas e participar de seminários são requisitos fundamentais para ser bem-sucedido na carreira. Bem como é interessante usar a criatividade, procurar maneiras de realizar de forma diferente o que todos fazem de maneira igual, e isso tudo para alcançar os objetivos almejados pela empresa. É preciso aprender e adaptar-se a novas realidades, pois tudo está mudando cada vez mais rápido.

Estas modificações têm gerado muitos benefícios, ainda queda mesma forma tenham originado preocupações diversas. As inovações em tecnologias de informação têm criado novos empregos, estimulado o acréscimo de mercados novos e expandido o comércio e investimento internacionais.

Entretanto, a expansão das tecnologias de Informação similarmente gerou custos. Funcionários em alguns setores de atividade económica perdem os seus empregos por causa das inovações em tecnologias de Informação, em razão de alguns empregos se tornaram ultrapassados na sequência da elaboração das novas tecnologias.

O mundo das organizações admira cada vez mais as complexas transações globais, desenhando um cenário de inovações e ajustes, das quais transformações atingem as organizações modernas, tanto através do avanço tecnológico ou pela pratica de estruturas mais flexíveis e enxutas.

 As alterações organizacionais e tecnológicas causam impactos na estrutura e nas relações de emprego, assim como sobre a escolha das ocupações, promovendo o surgimento dentro do mercado de trabalho um novo protótipo, que se desenvolve tanto sobre as transformações organizacionais quanto através do novo perfil profissional do colaborador.

O próprio conceito de emprego vem tornando-se alterado e ajustado à nova realidade que se fixa sobre a sociedade de serviços. Esta nova moda destaca para um maior volume de contratos de trabalho flexível e temporário, onde os profissionais de uma maneira geral e em particular, os do âmbito da administração irão ter grandes oportunidades de emprego se souberem adaptar-se ao mundo da multifuncionalidade.

 Os profissionais atuais deverão ter em mente que nesse mercado de trabalho é preciso cada vez ser mais qualificado, os trabalhos exigem mais a cada dia. E o como já está sendo visto o local de trabalho deixará ser fixo.

As atividades em tempo parcial estão se multiplicando assim como também os trabalhos caracterizados em forma de projetos. Portanto, palavras como adaptabilidade, versatilidade e multifuncionalidade, deverão compor o perfil ideal dos novos profissionais.

Na área da administração, no campo operacional ou de alto escalão, o responsável aceita um papel privilegiado na situação das transformações que estão ajustando as empresas novas pela condição de sua implantação nos contextos organizacionais.

As amplas mudanças sociais, políticas e econômicas, em proporção mundial, acontecem na vida rotineira das pessoas, intercedendo na realização do trabalho, no comércio, nas infraestruturas empresariais e financeiras. A verdade do mundo moderno engloba a disputa sobre a hierarquia internacional em suas proporções mundiais e tecnológicas e seus impactos nas construções e as relações de trabalho ao redor do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (107.8 Kb)   docx (50.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com