TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel das Tecnologias Digitais e da Internet no Cenário Profissional.

Por:   •  17/9/2016  •  Dissertação  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  2.409 Visualizações

Página 1 de 4

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Nome

 HENRIQUE CESTARI ROCHA

RA

 9025433145

O papel das tecnologias digitais e da Internet no cenário profissional.


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Disciplina: Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Pessoal e Profissional apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação da tutora Eliana Márcia Marques Pedroso.


[pic 5]

Introdução

Neste texto irei explanar sobre as minhas opiniões formadas através do que absorvi sobre o tema de Tecnologias Digitais e Internet com as publicações lidas, e também com a minha experiência vivida em situações em que se aplica o tema.

Desenvolvimento

Nascido em 1983, por algumas vezes me posicionei em conversas com amigos contemporâneos dizendo que somos uma geração realmente privilegiada. Tivemos toda a nossa fase de brincadeiras infantis, andar de bicicleta e jogar bola na rua, dormir na casa dos amigos pra poder passar a noite com jogos de tabuleiro; como também vivenciamos desde o início toda a expansão da era tecnológica digital: os primeiros videogames amplamente comercializados, os primeiros microcomputadores domésticos e laptops, o modo cada vez mais compacto de se ouvir música, a mudança de hábito de se usar telefone fixo para celular, e de celular para smartphones, a criação e evolução dos softwares, e obviamente, também a Internet e todos os seus passos (discada, Lan, rádio, wireless, 2G, 3G, 4G, fibra ótica).

Portanto, observo que somos essa geração de transição do passado mais rústico, para um presente de cada vez mais interações digitais e virtuais.

Muitas empresas tradicionais também apresentam estas condições. Hoje em dia o meio empresarial se usa muito dos meios de comunicação via tecnologia digital e internet, tanto para expor uma marca ou produto, para se relacionar com seus fornecedores, para controlar seus estoques de filiais distantes, para ouvir e responder seus consumidores, para programar sua produção, para pesquisar sobre seus concorrentes, para realizar reuniões a longa distância, para recrutar novos colaboradores, enfim, uma gama de atividades que hoje são executadas de uma forma muito mais dinâmica e que antigamente era muito mais trabalhosas e tinham um retorno também mais demorado.

A tecnologia digital portanto revolucionou o modo como as empresas se comportam, pois o seu uso já se tornou necessário para inúmeras tarefas das quais se depende de velocidade de envio e retorno de informação para que se mantenha competitiva junto às demais. E isso não se aplica apenas à grandes empresas. Um pequeno comércio atualmente que não trabalhe com sistema de pagamento através de máquina leitora de cartão de débito/crédito, por exemplo, está fadado ao fracasso.

Além das grandes, médias e pequenas empresas, podemos também colocar as “novas” empresas, que só surgiram devido à tecnologia digital e a internet, como as lojas virtuais (e-commerce); e também os novos campos de trabalho gerados (todos os ramos do setor de TI, pessoas que trabalham com home office, por exemplo).

Sendo assim, como um todo, as tecnologias digitais propiciam a geração de mais ferramentas para todos os tipos e tamanhos de empresas, bem como para as pessoas que se interessam em trabalhar nelas.

Já faz parte da rotina dos setores de recursos humanos das empresas o recrutamento de pessoas através da Internet , que é um ótimo caminho de duas vias: torna mais ágil a captação de interessados nas vagas para a empresa, pois é possível efetuar rapidamente filtros na busca de requisitos específicos para cada vaga; e por parte dos candidatos também poupa muitas “andanças”  a lugares distantes com papéis na mão, debaixo de sol forte, ou chuva, uso de ônibus (onde muitas vezes o passe de transporte público para vários locais por dia pode exceder e muito o valor de uma ou duas horas em uma lan house), moto ou carro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (130.2 Kb)   docx (342.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com