TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPER DO PROJETO DE ENSINO

Por:   •  26/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 5

ANEXO D – PAPER DO PROJETO DE ENSINO

Ferramenta em Informática

Tecnologias no Ambiente Escolar

Autor

Prof. Orientador

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso (TURMA) – Projeto de Ensino

dd/mm/aa

RESUMO

Neste Paper é possível analisar a busca por aprimoramento das diferentes e diversas ferramentas tecnológicas que existentes nesses dias, muitas inseridas no ensino escolar, mudando totalmente a forma e pratica que os professores utilizavam trazer novos saberes e descobertas através da tecnologia está sendo árdua mais não impossível para os mestres de ensino. Atualização e a atenção estão sendo essenciais preparados para a dificuldade do aluno, pois, estes recursos tecnológicos vieram para substituir os métodos existentes ou agregar a forma de ensinar e aprender no contexto escolar, o conhecimento está mudando a sua forma de aprender, muitas escolas ainda estão desatualizadas em relação à informática para os alunos.  

é uma coisa que envolve politica publica, a sociedade tem que ir a busca desses diretos, onde o professor já luta pela precariedade dentro da escola em suas atividades, por falta de materiais ou equipamentos, relacionando a escola e a tecnologia, poderemos construir a sociedade com cidadãos com mais autonomia e postura de critica ao que e diz respeito a informação fake ou não, assim impondo a sua réplica.

Palavras-chave: Educação, Informática, tecnologia.

1 INTRODUÇÃO

Neste período as escolas ou instituições educacionais estão passando por uma brusca mudança, e o uso da informática é de suma importância para a construção de um conhecimento técnico. As novidades tecnológicas vêm afetando o ambiente educacional e seu processo ensino-aprendizagem com muitas exigências e muitas mudanças nos conteúdos tanto pelo lado do aluno quanto dos professores. O uso das tecnologias no ambiente escolar pode contribuir efetivamente para transformar a educação ampliando a comunicação escolar, pois, neste mundo globalizado é difícil conviver sem a informática seus grandes benefícios.

A informática está sendo muito utilizada para obtenção de informações e comunicação, sua evolução vem modificando a sociedade diariamente e conseguintemente gera a necessidade de um aprendizado continuo e relevante.

Contudo, este paper tem como objetivo geral descrever as percepções teóricas e também praticas pedagógicas sobre o uso da informática nas Escolas e suas importâncias. Com os objetivos específicos compreender a importância da informática no processo de ensino das escolas; Avaliar a presença da informática no processo ensino aprendizagem; analisar de modo geral como as escolas estão se saindo com o novo processo de aprendizagem totalmente tecnológico.

2 A informática Educacional e inicio da sua história  

O termo “informática na Educação” tem assumido diversos significados dependendo da visão educacional e da condição pedagógica em que o computador é utilizado.

De acordo com TAIRA (2000), a informática pode ser inserida nas escolas de três formas: informática como fim, informática como apoio para as atuais disciplinas existentes ou para projetos educacionais.

Iniciaram-se as primeiras tentativas de introdução da informática nas escolas de primeiro mundo nos anos 60, com intenção de formar técnicos capazes de dar suporte a essa nova indústria que estava se implantando com força total no mundo. Os soltwares de introdução programada foram introduzidos nas escolas mais avançadas, menos os sistemas de grandes portes que eram inacessíveis. Na década de 70 foi marcada pelo desenvolvimento do sistema LOGO, um sistema de grande revolução em termo de informática aplicada à educação, criado por Seymour Papert, do Massachusetts Institule of Technology (MIT), E.U.A. Nos anos 80, com a disseminação dos microcomputadores os pacotes instrucionais passaram a ser uma opção a mais em termos de recursos pedagógicos, então, as escolas foram se equipando com softwares que auxiliavam no trabalho de montagem de provas e exercícios. Já nos anos 90, os computadores foram ainda mais ingressados nas escolas. Época em que os pais ansiavam que seus filhos soubessem manusear a maquina, pois, o futuro lhes aguardava.

Nos dias de hoje, a uma grande variedade do uso da informática no ensino educativo e pedagógico. O computador se tornaram umas enciclopédias eletrônicas, permitindo que alunos e professores acessem inúmeros assuntos em suas pesquisas por meio da internet.  

2.1 A informática no Processo de ensino

        Foi em 2014, com estruturas físicas e sem funcionalidade avançada que se iniciou a formalização de salas de informática nas escolas publicas. Havia muito que melhorar naquele ano, e a instalação dos equipamentos foi um tremendo passo em relação a informática no ensino escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (91.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com