TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE MARKETING

Por:   •  21/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.225 Palavras (9 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]        [pic 2]

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

 Junho de 2020

[pic 4]

Sumário

PLANO DE MARKETING        1

INTRODUÇÃO        4

DESENVOLVIMENTO        5

1.        Análise ambiental da empresa        5

1.1.        Macroambiente        5

1.2.        Ambiente operacional        6

1.3.        Ambiente interno        7

2.        Pesquisa de mercado e possíveis resultados        7

3.        Análise competitiva        13

4.        Proposta de comunicação de marketing        14

CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        16

Elaborado por: Weley Paulino

Disciplina: Marketing 05-20

Turma: ONL016GA-ZOGEBH08T1


Introdução

Este trabalho tem como objetivo demonstrar que as Estratégias de Marketing são importantes para o sucesso das empresas do Grupo ArcelorMittal. Através delas, os consumidores podem conhecer melhor os produtos e serviços como um todo. Desta forma, as estratégias de marketing auxiliam na conquista de novos compradores, na fidelização dos clientes na alavancagem das vendas e no aumento da lucratividade.

Mediante essa pesquisa, foi analisada a loja Virtual (https://loja.arcelormittal.com.br/) que vende produtos por meio de terminais multimídia, com vendedores orientando os clientes, sem necessitar de produtos em exposição ou no estoque. A empresa ArcelorMittal é composta por um grupo de empresas coesas. Trabalha nas áreas de extração e indústria de transformação em escala mundial. Mantém um centro de pesquisas tecnológicas para melhor aproveitamento do aço e trabalha constantemente para que seus produtos fiquem cada vez mais fortes e competitivas.

A empresa é considerada atualmente o maior grupo mundial produtor de aços longos e planos. No Brasil, é a maior produtora de aços longos. Sem dúvida, a empresa ArcelorMittal desenvolve todas as suas estratégias com o objetivo de conquistar novos clientes, oferecendo os melhores produtos e serviços, com o intuito de encantar e superar as expectativas.


Desenvolvimento

  1. Análise ambiental da empresa

Por ser a primeira fase do processo de marketing, torna-se fundamental para a obtenção de resultados eficazes, a tarefa de mapear as variáveis ambientais a serem classificadas e examinadas. Foram mapeadas variáveis realmente pertinentes à organização para a qual a análise ambiental foi realizada. O maior condicionante do processo é o âmbito de atuação da organização, o qual foi determinado na primeira etapa do processo de formulação do planejamento estratégico.

Como a empresa é multinacional atuante em vários países, é de suma importância a visualização detalhada dos cenários políticos, econômicos, culturais e sociais de cada país onde atua ou pretende atuar. No caso específico deste estudo, dá se destaque à República Federativa do Brasil. Igualmente importantes seriam as variáveis relacionadas às estruturas competitivas de distribuição, de fornecimento, de financiamento etc. Nota-se que merecem similar atenção, as variáveis de todos os segmentos ambientais (macroambiente, ambiente operacional e ambiente interno).

A seguir apresenta-se algumas proposições, que julgamos úteis para o mapeamento das variáveis referentes aos três segmentos ambientais.

  1.  Macroambiente

É notável o elevado grau de inter-relacionamento entre as variáveis de nível macro. Por exemplo, a variável econômica mercado de capitais é resultante de um composto de variáveis diversas. Como a empresa ArcelorMittal atua na indústria de extração e transformação mineral, e por tratar de setores primários da economia, a empresa é bastante suscetível às políticas externas. Fatores como: Política monetária; Legislação fiscal; Política econômica etc. influencia diretamente nos balanços e resultados da empresa, visto à necessidade da adaptação, mudança de margem para estudos e investimentos pré-existentes. Para uma avaliação do macroambiente da empresa, descreve-se abaixo algumas variáveis que se acredita terem influência direta na empresa:

1. Variáveis econômicas

Tem influência direta no fluxo de caixa da empresa, visto a possibilidade de alteração de impostos, taxas de cambio/ juros, aquisição de empréstimos para investimentos em novas tecnologias por exemplo.

2. Variáveis sociais

Como o produto da empresa é o aço, geralmente utilizado na construção civil, a construção de novos imóveis, investimentos em infraestrutura do país, grandes construções, tem correlação com a estrutura socioeconômica. Os produtos da empresa podem ter uso inclusive no dia a dia, como pregos e arames, que são itens de consumo residenciais.

3. Variáveis demográficas

Intrísecamente ligadas às variáveis sociais, o aço produzido é consumido de acordo com a densidade populacional; ou também de acordo com a taxa de crescimento demográfico.

4. Variáveis ecológicas

Apesar de ser requisito legal, a empresa se preocupa com os possíveis índices de poluição e transtornos que podem ser gerados à comunidade no entorno:

a) índice de poluição sonora;

b) índice de poluição atmosférica;

c) índice de poluição hidrológica;

d) índice de poluição visual;

e) legislação sobre uso do solo e meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (801.4 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com