TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE MARKETING

Por:   •  6/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.787 Palavras (12 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

11/2021

[pic 4]

Elaborado por: Sheila Cristina Rodrigues Garcia

Disciplina: Marketing

Turma: 1021-1_17


Sumário

INTRODUÇÃO        4

CONTEXTO E OBJETIVO        4

ESTRUTURA DO PLANO DE MARKETING        5

DESENVOLVIMENTO        6

APRESENTAÇÃO E HISTÓRICO DA EMPRESA.......................................................................................6

ANÁLISE AMBIENTAL DA EMPRESA        8

1. Análise do Macroambiente        8

2. Análise do Microambiente        9

3. Matriz Swot        9

PESQUISA DE MERCADO E POSSÍVEIS RESULTADOS        11

ANÁLISE COMPETITIVA        12

PROPOSTA DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING        12

CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14


Introdução

Contexto e Objetivo

Segundo a Agência Brasil, a pandemia do novo coronavírus e a crise econômica dela decorrente levaram os empresários do comércio a registrarem perda média de faturamento acima de 50% no ano passado. (1) 

Desde então, lojas do comércio (de todos os segmentos) ficaram sujeitas à aplicação de medidas restritivas como: frequência de público limitada, horário de funcionamento restrito ou então, de forma mais crítica, tiveram por diversas vezes seu fechamento provisoriamente decretado.

A empresa Rochinha Sorvetes é uma das muitas afetadas pela pandemia e por esse motivo detectou-se a necessidade de promover um plano de marketing onde incentive a compra de sorvetes por seus consumidores por meio de plataformas de delivery.

Este trabalho, que tem por objetivo elaborar um plano de marketing para a empresa Rochinha Sorvetes que possui lojas em todo território Brasileiro.


Estrutura do Plano de Marketing

Um plano de marketing é um documento escrito que detalha as ações a serem tomadas / promovidas para alavancar um produto, linha de produtos, marca ou uma loja.

Segundo Teixeira, Elson na apostila Marketing da FGV, Plano de Marketing é o mapa que documenta o planejamento de marketing. Deve ser, portanto, um documento de fácil compreensão, preciso e detalhado, além de prático e consciente quanto ao estabelecimento das possíveis metas a serem atingidas. Esse documento exige certa flexibilidade para que seja possível acompanhar as mudanças do mercado e assegurar o desenvolvimento nos médio e longo prazos, traduzindo as decisões em ações. (2)


Desenvolvimento

Apresentação e Histórico da Empresa

Rochinha Sorvetes (figura 01) é uma empresa do ramo alimentício cujo foco principal é a criação e comercialização de sorvetes. Com fabricação e produtos próprios, seus sorvetes podem ser classificados em uma categoria popular.

Com mais de 37 anos de história, a Rochinha Sorvetes ficou famosa nas areias das mais belas praias do litoral de São Paulo, graças a sua qualidade e sabor natural derivado das frutas frescas utilizadas na produção.

A fábrica em São José dos Campos mantém, ainda hoje, mantém alguns processos produtivos manuais, que conserva o que a fruta tem de melhor em sabor e nutrição. A produção do carro chefe, o picolé de coco branco, entre outros sabores, é feito com generosos pedaços de frutas.

O sorvete sempre marcou a vida dos brasileiros de maneira positiva, remetendo aos momentos felizes em família, feriados, reuniões e até mesmo aquela sobremesa de dar água na boca.

A empresa tem sabores para todos os estilos e momentos.

A missão da empressa é entregar a todos os estilos de consumidores sorvetes genuinamente brasileiros, de alta qualidade, gostosos e que remetam a momentos inesquecíveis​.

A empresa pretende ser líder no segmento de sorvetes artesanais, preservando suas receitas e trazendo novas tendências de consumo para pessoas de todos os estilos​.

O valor da empresa é ter orgulho das suas origens, compromisso com nossos colaboradores e alto comprometimento com sustentabilidade​.​ (3)

A empresa hoje possui lojas em todo o território brasileiro, além de comercializar seus produtos em establecimentos como Casa Santa Luzia, Supermercados St Marche, Dia, Extra, Coop, Pão de Açúcar, Mambo, lojas Petz entre outras.

[pic 5]

Figura 01: Imagem extraída do site web com logo e marca.

 [pic 6] 

Figura 02: Imagem extraída do site web - Unidade Rochinha Sorvetes.


Análise Ambiental da Empresa

A empresa esta sujeita às variações existentes no mercado, à crises econômicas e principalmente às sanções impostas durante o período de pandemia, que será o foco do plano de marketing apresentado.

Segundo Teixeira, Elson na apostila Marketing da FGV, o macroambiente é formado por forças que interferem no microambiente e cujas interações são de difícil controle. É fácil percebermos que a empresa não tem nenhuma influência sobre assuntos ligados à economia, à demografia, à natureza, ao avanço tecnológico, à política e à cultura, mas sofre diretamente os efeitos de todos esses fatores. O mundo globalizado, como se apresenta hoje, torna a competição de mercado tão acirrada que, se a empresa não for flexível e adaptável, provavelmente sucumbirá. A princípio, não há como intervir em fenômenos naturais que podem alterar a oferta de matéria-prima, por exemplo. Dessa forma, a melhor maneira de se proteger das ameaças oferecidas pelo macroambiente é estar preparado para elas. Além disso, a análise minuciosa desse ambiente pode apontar para mudanças que surpreendam o cliente e façam a empresa se distinguir pela inovação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com