TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE MARKETING RED BULL

Por:   •  10/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.444 Palavras (10 Páginas)  •  766 Visualizações

Página 1 de 10

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA

ALEX LIEBSTEIN, DANIEL SILVA, JULIO SILVA, MAXI FRANZOI E ULISSES SANTAFÉ AGUIAR PIZZOLATTI

PLANO DE MARKETING RED BULL

Porto Alegre

2014

Introdução do produto

A Red Bull é uma bebida energética, sem álcool, estimulante, feita a base de cafeína, taurina e inositol. Em 1987 entrou no mercado europeu após de Dieteich Mateschitz provar uma bebida semelhante numa ida a negócios à Tailândia.

Em seu primeiro ano, a Red Bull atingiu a marca de mais de 1 milhão de latinhas vendidas, começando então a sua hegemonia no ramo, imposta até hoje. A bebida é comumente vendida em latas de 250, 355 e 473 mililitros em latas de alumínio totalmente recicláveis.

A Red Bull é internacionalmente reconhecida por seu marketing muito bom, que é voltado quase que em totalidade para os esportes radicais, atingindo com grande êxito seu público alvo, e fazendo valer cada centavo investido.

Análise ambiental

O mercado de energético no Brasil está em uma rampa de crescimento bem acelerada desde que iniciou a onda do funk ostentação por aqui (no último ano foi marcado crescimento no consumo de aproximadamente 40%), principalmente após a famosa musica de MC Catra "Adultério", que contem um trecho citando Whisky e Energético enquanto ele fala de prostitutas e ostentação no refrão.

Hoje em dia, o povo brasileiro gosta mesmo é de ostentar. Pode até não gostar da bebida, e pode até não ter dinheiro sobrando, mas o baldinho com energético, de preferência. Red Bull (o mais caro dos energéticos) virou sinônimo de ostentação e não pode faltar na mesa de quem quer ostentar na noite.

Todos contra a Red Bull

Grandes empresas, como a Coca-cola, perceberam esse produto em crescimento no país e procuraram se inserir com mais força no mercado, o que de certa forma não causou muitos efeitos para a Red Bull, que continua líder absoluta do produto por aqui. Por incrível que pareça, se houvesse uma eleição no Brasil (com energéticos no lugar de políticos), o Red Bull estaria lutando para ganhar no 1º turno, pois ele tem quase 50% de participação de mercado, ou seja, todos juntos vendem pouco mais que o líder austríaco sozinho.

Um destaque na linha de energéticos que pode ter chamado a atenção da líder Red Bull, é o energético de uma empresa familiar do ramo de água mineral chamada Águas Ouro Fino. Apenas um ano após seu ingresso no ramo de energetic drink no mercado paranaense, já conseguiu conquistar a inédita liderança (em nenhum outro estado a Red bull não impera como líder) obtendo uma fatia de mercado de 30,7%. A empresa diz que tem planos para o mercado nacional e pretende abocanhar uma grande parte do mercado para si.

Segundo dados da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), a Red Bull informou ter vendido mais de 185 milhões de latinhas em 2011, com crescimento de 20% em relação ao ano anterior - o que pode indicar perda de participação de mercado, com relação à estimativa da Abir de crescimento de 25% para a categoria. A companhia faturou 4,2 bilhões de euros (US$ 5,6 bilhões) em 2011, alta de 12,4% sobre o ano anterior.

Por ser um produto nacional, e ter conseguido um primeiro ano tão promissor, se a Insano investir em marketing forte pode se tornar uma dor de cabeça para a líder mundial, pelo menos por aqui.

Como a Red Bull conseguiu chegar onde chegou? Como e por que ninguém, nem a gigante Coca-cola, ainda conseguiu chegar a seus pés?

Se fosse algo óbvio, a maior rede de bebidas do mundo já teria descoberto. Dieteich Mateschitz, fundador da marca, é um gênio do marketing, acima de tudo. As cores marcantes da marca, azul e prata, o logo de dois touros, que refere-se a força da marca, o nome e pronúncia fáceis. Tudo foi muito bem planejado e concluído com êxito por ele, e isso faz a diferença. Outro diferencial é que a Red Bull diferente das grandes redes de bebidas, após seu sucesso, não saiu lançando diversos produtos, o que muitas vezes queima o filme da marca. Manteu-se firme em seu ramo até se consolidar-se da forma mais concreta possível, será que está na hora da Red Bull lançar mais produtos agora?

Segmentação e posicionamento do produto

     O principal slogan da marca “Red Bull te dá aaaasas” demonstra o principal posicionamento do produto: Aumenta a resistência física, acelera a capacidade de concentração e a velocidade de reação, dá mais energia e melhora o estado de espírito de quem o bebe.

     O produto inicialmente é direcionado a jovens ativos e inquietos que além de trabalhar e estudar, tem no esporte seu principal fator social, praticam atividades físicas regularmente e ainda conseguem tempo para ir para eventos e baladas. Até pensando nisso, a Red Bull contrata jovens para serem representantes da marca junto ao público. Os comerciais e eventos sempre estão fortemente associados a juventude, esportes e a cultura hip-hop.

     A empresa trabalha principalmente com esportes radicais que envolvam grandes multidões como o Red Bull Air Race, o Red Bull Paper Wings, o Red Bull Skate Generation e o Red Bull XFighters entre outros eventos “malucos”. Além disso a Red Bull também atua diretamente em outros esportes, com equipes da própria marca como a RBR (Red Bull Racing) e a STR (Scuderia Toro Rosso) na F1, a Red Bull Team na Nascar. No mundo do futebol atua com clubes como o Red Bull New York (clube que joga o francês Thierry Henry), o RB Salzburg da Áustria, RB Leipzig na Alemanha e o Red Bull Brasil.

     A Red Bull também patrocina diversos esportistas importantes. A marca também apoia e patrocina atividades como o skating urbano, ciclismo e patinação, praticados por jovens “descolados”. Um dos garotos propaganda preferidos da marca é o “Homem Voador” Félix Baumgartner que em 2012 bateu o recorde de salto mais alto do mundo ao pular de mais de 39 mil metros.

Descrição do comportamento do público-alvo

Este energético foi lançado em 1987, por Dietrich Mateschit, nessa época a empresa criava uma nova categoria de bebidas. Com o tempo ela foi crescendo, e em torno de uns seis anos atrás, ela vendia 5 milhões de unidades do seu produto. Hoje em dia, ela vende mais de 60 milhões e atualmente são mais de 20 marcas disputando o mercado de energéticos no Brasil. Todas com uma fórmula muito semelhante à da Red Bull, porém com preços mais baixos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (138.6 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com