TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Por:   •  28/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 5

O PROCESSO DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO

A meta do gestor financeiro é criar valor para a empresa, maximizando a riqueza do acionista e stakeholders. Para alcançar este objetivo, ele percorre algumas etapas:

- Projeção de tendências do negócio da empresa: o mercado está em expansão ou em redução? Existe a possibilidade de entrada de produtos substitutos? Qual o papel da tecnologia neste negócio?

- Avaliação da estrutura de custos e sua tendência: como a empresa administra seus custos? Conhecemos o que é variável e o que é fixo? Qual o comportamento esperado destes grupos de valores?

- Definição de modelos financeiros, focando nos resultados, no comportamento do fluxo de caixa e nas mutações do patrimônio líquido.

- Definição de necessidades de investimentos e de financiamentos da empresa no longo prazo.

- Avaliação do novo plano de negócios, à luz da criação ou destruição de valor para a empresa.

  1. Relacione as informações:

(A)

Quando considera o longo prazo, este processo tem um viés estratégico. Basicamente, estamos falando de:

(B        )

demonstrações financeiras projetadas, indicadores e elementos de controle.

(B)

No Curto Prazo, o processo se traduz em construir elementos que permitam calcular a viabilidade do negócio, como:

(A        )

elementos como Missão, Visão, Estratégias e Objetivos.

PLANEJAMENTO DE CURTO PRAZO: PLANO OPERACIONAL

O plano operacional desdobra as operações da empresa e contribui na formulação das estratégias para o ano seguinte, definindo as necessidades e limitações de recursos; estabelecendo prioridades para otimizar os recursos disponíveis; avaliando o volume de operações da empresa e a sua capacidade de produção e projetando as demonstrações financeiras.

  1. Com o planejamento financeiro, é possível avaliar o desempenho da empresa, sob três aspectos diferenciados:

(A)

Resultado econômico

(C )

Agregação de valor

(B)

Resultado financeiro

(B        )

Geração de caixa

(C)

Resultado patrimonial

(A        )

Lucratividade das operações

Na prática, para demonstrar estes aspectos, o Plano Operacional envolve o desenvolvimento de projeções de demonstração de resultados, orçamento de caixa e do balanço patrimonial.

  1. O planejamento financeiro de uma empresa envolve dois aspectos, relacionados com o horizonte temporal com qual o gestor está preocupado. Selecione a opção que apresenta um instrumento voltado para o planejamento financeiro de curto prazo:

  1. Definição de Missão, Visão e Objetivos.
  2. Projeto de Expansão para o Mercado Asiático.
  3. Contratação de Financiamento para Ampliação de Fábrica.
  4. Balanço Patrimonial Projetado para o Exercício Seguinte.

  1. Durante o processo de elaboração do planejamento de curto prazo, o gestor financeiro se preocupa em avaliar os resultados da empresa do ponto de vista econômico, financeiro e patrimonial. Assinale a opção que apresenta, na sequência correta, os demonstrativos que apresentam estes dados:
  1. Demonstração de Resultados, Fluxo de Caixa, Balanço Patrimonial.
  2. Fluxo de Caixa, Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultados.
  3. Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa, Demonstração de Resultados.
  4. Lucros Acumulados, Fluxo de Caixa e Mutações do Patrimônio Líquido.

PLANEJAMENTO DE CURTO PRAZO: PLANO OPERACIONAL

O orçamento de caixa posiciona, ao longo do tempo, as entradas e saídas previstas, decorrentes das vendas que serão realizadas pela empresa e considerando os custos e as despesas necessárias para a produção dos produtos e/ou serviços que serão comercializados.

A projeção deste demonstrativo permite avaliar a liquidez da empresa ao longo do tempo, considerando o fluxo de caixa das operações (atividade-fim da empresa), dos investimentos (aplicações de recursos) e dos financiamentos (fontes dos recursos).

O fluxo de caixa projetado apresenta a geração de caixa que a empresa terá por período considerado no orçamento, identificando os excedentes e as carências de recursos. Deste modo, essa ferramenta possibilita o planejamento de aplicações e captações de recursos e como serve para orientar as políticas de crédito e de compra da empresa.

  1. Relacione as informações:

(A)

O principal método de projeção do fluxo de caixa de uma empresa é o indireto, que envolve a apresentação da geração e...

(B)

...remunerar aqueles que vão financiar o capital necessário, tanto de terceiros como próprio.

(B)

O outro modelo é o fluxo de caixa livre, que projeta a geração de caixa antes dos efeitos financeiros resultantes de empréstimos e financiamentos. Este orçamento indica a capacidade que as atividades operacionais da empresa têm em...

(A)

...variação líquida de caixa da empresa, dividindo em três tipos: operações, investimentos e financiamentos.

PROJEÇÃO DO DEMONSTRATIVO DE RESULTADO

O Demonstrativo de Resultado oferece a visão econômica do negócio da empresa, projetando os lucros esperados com a operação, permitindo a separação dos resultados operacionais, financeiros e totais. É a partir dele podem ser construídos indicadores que permitem avaliar, por exemplo, o EBITDA ou o lucro por ação.

Basicamente, podemos construir o DRE projetado de duas maneiras: pela porcentagem sobre as vendas ou pelos custos fixos e variáveis.

A projeção de porcentagem sobre as vendas parte do pressuposto que, à medida que variarem as vendas da empresa, os demais elementos do DRE terão uma variabilidade na mesma proporção. Ou seja, o futuro é projetado como uma repetição do passado. Este método é adequado para empresas com estruturas de custo mais variáveis do que fixas e para cenários de estabilidade, não sendo indicado para estruturas que tenham grande proporção de custos fixos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (83 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com