TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO DECISÓRIO APOIADO PELO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Por:   •  15/5/2019  •  Artigo  •  3.405 Palavras (14 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 14

EM TEMPOS DE CRISE: O PROCESSO DECISÓRIO APOIADO PELO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

FREITAS, Hannah Maria Soares de¹ OLIVEIRA, Tatiana Souto Maior de²

RESUMO

O planejamento estratégico se desenvolveu durante os anos com o propósito de auxiliar nas estratégias das organizações, adaptando-se as diversas situações, por isso é muito relevante sua importância no mundo dos negócios. A partir do planejamento estratégico, as organizações podem identificar e trabalhar as oportunidades e as ameaças em seus negócios. A elaboração de um planejamento deve começar a partir do levantamento de dados para que seja conhecido o ambiente de atuação em que a organização se encontra. A análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer um mapeamento dessas condições. As decisões devem está de acordo com as informações retiradas do diagnóstico do problema, bem como da análise e avaliação das possíveis alternativas. Uma decisão de qualidade deve está pautada no uso adequado da informação. Sabendo disso, é possível afirmar que o fator determinante para o sucesso de uma organização é o planejamento adequado e da tomada de decisão com qualidade.

PALAVRAS CHAVE: Estratégia. Organizações. Planejamento. Processo decisório.

2

1. INTRODUÇÃO

Nos anos 90 o Brasil implantou o Plano Real e começou a se reerguer em meio a imensas mudanças e a uma das maiores taxas de inflação da história. As organizações viviam a instabilidade e precisavam lidar com todos os obstáculos para elaborar um bom planejamento a longo prazo, apesar de todas as incertezas do cenário econômico, político e social.

Não obstante, nos dias atuais estamos na mesma situação, muitas são as incertezas e está cada vez mais complicado entender o desempenho econômico e consequentemente projetar o das organizações, tanto a curto, como a longo prazo.

Considerando essas circunstâncias, as ferramentas do planejamento estratégico são postas a prova, pois projetar medidas seja ela de melhoria ou de obtenção de novos mercados, é especialmente difícil, ainda mais não sabendo em qual mercado vamos atuar. Por isso é importante nos prepararmos para diversas possibilidades. Mercados turbulentos exigem competências maiores e profissionais capacitados para a formulação de estratégias.

Baseado nessas informações surge a seguinte problemática: Como as organizações devem reagir aos tempos de crise? Esse artigo pretende apontar a melhor resposta baseada na utilização do planejamento estratégico nos processos decisórios de uma organização.

2. ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Segundo Silva (2001, p.89) “o planejamento, é a parte fundamental da administração, e tem suas origens nas mais antigas civilizações, desde o momento em que o homem necessitou realizar tarefas e organizar tudo o que havia disponível no meio em que habitava”.

Nos primórdios dos conceitos de planejamento, ainda nem reconhecidos como tais, provavelmente surgiram na pré-história, entre as primeiras “donas-de-casa”, que tinham que ter de alguma maneira conhecimentos de planejamento. Por não ter espaço e nem tecnologia para conservar os alimentos, era preciso programar o término do preparo da refeição para quando o companheiro estivesse próximo,

3

saber o momento de enviar um dos filhos para recolher gravetos ou tirar leite de cabras e desta maneira desenvolver conceitos semelhantes ao que hoje chamamos cientificamente de planejamento, controle de orçamento, estoque, produção, logística etc.. (Hindle, 2002).

O planejamento estratégico foi se desenvolvendo durante os anos, com o propósito de ajudar nas estratégias das organizações, se adaptando as diversas situações, por isso tão grande é sua importância no mundo dos negócios, independente do rumo/ramo que a organização esteja.

Segundo Kotler (1992, p.63), “planejamento estratégico é definido como o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado”.

Drucker, 1984(p.133- 136), afirma que:

Planejamento estratégico é o processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvem riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução dessas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas.

Sabendo disto os gestores devem pensar e agir estrategicamente, apoiados pelo planejamento, assim poderão tomar decisões cada vez mais assertivas, propondo as melhores opções para conduzir os interesses das organizações, sem esquecer de levar em consideração o ambiente interno e externo.

2.1 O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FERRAMENTA

Muitas organizações já perceberam que os desafios e ameaças, que se deparam diariamente, devem ser transformados em oportunidades. Diante de um cenário com muitas incertezas, buscar ferramentas que auxiliem no processo gerencial fortalecem a base de uma construção de um futuro promissor.

Para que aconteça a construção e melhoria dessas organizações é necessário entender onde a organização está inserida, seu mercado, seus

4

concorrentes, isto se dá através de uma das ferramentas que complementam o planejamento.

De acordo com pesquisas feitas pelo SEBRAE/SP (2014), cerca de 46% dos empreendedores iniciam os negócios sem conhecer os hábitos e o número de consumidores que seriam seu publico alvo, bem como 39% ignoram qual o capital de giro necessário para abrir a empresa e ainda 38% não sabem quantos concorrentes (sejam eles diretos ou indiretos) terão que enfrentar.

Essa mesma pesquisa constatou ainda que, 55% dos donos de empresa não se planejaram e nem construíram um plano de negócios antes de abrir a mesma. Essa falta de planejamento, bem como as deficiências na gestão e o próprio comportamento errôneo do empresário, são as principais causas de fechamento em seus primeiros anos de atividade.

Ainda que a literatura existente sobre o tema apresente diversas explicações plausíveis sobre a importância de formalizar um planejamento estratégico, é comum encontrar no mercado, relatos de empresas que experimentaram o fracasso apenas por não fazer seu plano de negócios de maneira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (79.6 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com