TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Por:   •  28/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 1]

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO – PROCESSO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Professor - Igor

Oltiz  Amara lFilho -   201401391362

A empresa Massa & Pizza atua no mercado de Belo Horizonte, no ramo de A & B Alimentos e Bebidas desde 2005.

Cardápio variado com mais de 25 tipos de pizza assadas em forno à lenha, possui estoque bem abastecido com diversidade enorme em relação aos concorrentes.

Com uma estratégia voltada para os mercados A e B da capital Mineira, a empresa sempre foi vista pelos seus clientes como uma fornecedor de produtos de qualidade, mesmo cobrando altos preços por eles.

O Massa & Pizza sempre foi considerado pelos concorrentes, fornecedores e parceiros como uma empresa que preza pela marca de seus produtos, sempre valorizando seus recursos humanos e tendo uma preocupação com a comunidade do bairro onde está localizado (Ouro Preto). Suas políticas sociais incluem desde creches para funcionários até programas de incentivo ao aprendizado de jovens e adultos do bairro

Isso se deve também ao nível de exigência de seus consumidores. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa com os consumidores de seus produtos pertencentes à classe A e B, a maioria afirmou que valorizam mais a qualidade em detrimento ao preço. Outros pontos citados foram a valorização dos ingredientes onde a montagem das receitas era vendido, uma boa fabricação e um serviço eficiente.

No início de 2014, os conselheiros da empresa se reuniram para avaliar o ano de 2013, que não foi nada bom. A empresa sofreu um decréscimo de vendas que comprometeu os lucros. Segundo dados da contabilidade, os prejuízos no exercício de 2013 foram de R$ 50 mil, para uma receita de 500 mil, ou seja, aproximadamente 10% de prejuízo em relação à receita. Esse prejuízo não foi causado pela margem de lucro dos produtos, que em média são da ordem de 100%, e sim pela diminuição da demanda (venda).

Essa situação levou o presidente da empresa, o Sr. Marcelo, a tomar medidas drásticas como substituir o pessoal do atendimento e de gerência. No decorrer do segundo semestre, verificou-se que a situação não melhorará o que levou a crer que o problema não estava nas pessoas. O Sr. Marcelo trouxe de volta boa parte do pessoal demitido no início do ano.

Acredita-se as causas da diminuição das vendas se devem à vários fatores. Para se ter uma idéia, o governo aumentou os impostos de fabricação de produtos classificados como alimentos em lazer (que incluem restaurantes a la carte como o Massa & Pizza) em torno de 20%, que aliada às recentes crises financeiras que o país esta passando, fez com que o poder de compra dos consumidores caíssem vertiginosamente. O governo tem ainda, aumentado às taxas de importações de produtos o que dificulta mais o preenchimento das lacunas no cardápio da casa.

Sabe-se também, que os consumidores que antes frequentavam o Restaurante hoje procuram ambientes de melhor custo beneficio e que apesar de não atuarem na faixa de mercado da empresa, vem absorvendo alguns clientes.

Para se ter uma ideia, em torno de 6 novos ambientes gastronômicos do mesmo seguimento A&B ( Alimentos e Bebidas) voltados para proposta de lazer vieram como novos entrantes (concorrentes) no ano de 2013.

Já com relação à seu concorrente direto, Barolio, verficou-se que os impactos das variáveis colocadas acima não foram tão significativos.

 

O Barolio é o restaurante especializado em cozinha italiana do polo gastronômico da Av. Fleming, na Pampulha. Em seu grande forno a lenha os clientes podem ver a preparação de pizzas como a Barolio, que leva mussarela de búfala, tomate cereja, presunto parma, rúcula e parmesão. Além das pizzas, risotos, spaghetis, lasanhas e outras massas individuais compõem o cárdapio do Barolio. A carta de vinhos e os chopes são oferecidos em parceria com a Enoteca Decanter.

O Barolio, que tem produtos similares aos do Massa & Pizza e atende ao mesmo público, adotou uma estratégia de crescimento para a região da Pampulha e vem conseguindo excelentes resultados. Apesar disso, Massa & Pizza ainda lidera o mercado de pizzas e grelhados feitos em forno à lenha da região.

No entanto, nem tudo é desvantagem para o Massa & Pizza. A empresa conta com um excelente relacionamento com seus fornecedores, pois sua solidez financeira, aliada ao tempo de mercado, faz com que o Massa & Pizza compre matérias-primas com preços e prazos melhores que seus concorrentes diretos e indiretos. Isso faz com que seus produtos cheguem com um preço cerca de 10% inferior em relação aos produtos de seu concorrente direto, o Barolio.

Dentre os pontos positivos do Restaurante Massa & Pizza o estabelecimento conta com um excelente serviço de delivery podendo reduzir assim um pouco sua margem lucrativa e recuperar mais clientes

Sob o ponto de vista da baixa produtividade, os custos fixos são diluídos por uma menor quantidade de produtos. Estima-se que a produtividade de sua concorrente direta esteja num patamar de 15% abaixo da produtividade do Massa & Pizza.

Já no que diz respeito às vendas, a empresa é considerada hoje um exemplo para as demais na região. Sua estratégia de divulgação é panfletagem.

No que se refere aos consumidores, a empresa não possui uma central de telemarketing para recepção dos pedidos e para, ouvir sugestões e reclamações. Esse sistema não permite à empresa a adoção de estratégias de relacionamentos que outras concorrentes dispõem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (84.7 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com