TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADOR II

Por:   •  28/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.511 Palavras (7 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 7

Atividad

[pic 1]

                 Curso Superior de Administração

     

Módulo 2: Ser Empreendedor

Aluno : Daniel de Oliveira Rodrigues

Cidade: Serra-ES

Sumário

  1. Identificação da Instituição .....................................................................    3
  2. Tipos de ação........................................................................................    4
  3. Localidade............................................................................................   5
  4. Desenvolvimento da ação.......................................................................    6
  5. Recursos utilizados................................................................................    7
  6. Mobilização social..................................................................................    8
  7. Os impactos gerados pela ação na comunidade.........................................    9
  8. Relatos dos participantes........................................................................
  1. Identificação da Instituição

Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil -  ACACCI

A ACACCI desenvolve um programa de assistência integral voltado para crianças e adolescentes com câncer.

ACACCI investe em atividades lúdicas, pois possuem grande potencial de efeito terapêutico, pelo simples fato de auxiliar na promoção do bem-estar da criança e do adolescente em tratamento.

A Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil -  ACACCI, no segmento da saúde Contibui para a qualidade de vida e dignidade das crianças e adolescente com câncer e suas famílias, articulando iniciativas que viabilizem a conscientização da causa e a atenção integral, ao longo dos seus 32 anos, vem ajudando muitas crianças, em 28 de dezembro de 1994 a ACACCI vai para uma nova casa e própria, na Rua Elzira Vivacqua, nº 127, em Jardim Camburi, Vitória-ES. Hoje a instituição funciona na Rua Domingos Póvoa Lemos, nº 297, tambem em Jardim camburi, sua página pode ser acessada atravez do site: https://acacci.org.br, onde você encontra várias informações sobre os projetos e como pode ajudar com doações e serviços de voluntariado.

Destacando-se como uma instituição de grande porte conta com apoio de várias empresas da região, como a Vale, Arcellor Mittal, Macdonalds, EDP, dentre outras.

  1. Tipos de ação

Visando descrever suas ações, a ACACCI criou alguns projetos, tais como:

O Projeto Casa da Família, o Projeto Prover, o Projeto Recrearte, o Projeto Convivendo com Arte, o Projeto Classe Hospitalar, o Apoio ao Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória, o Projeto Capacitação de Adolescente: Capacitação do adolescente para o mercado de trabalho, o Projeto Gerar- Incentivos a grupos produtivos e empreendimento individuais, o Projeto bem querer.

  1. Localidade

Situada em Bairro de Lourdes, na Rua Gabriel Abaurre, nº 57, em Vitória, era a tão sonhada sede da ACACCI. O espaço tinha capacidade para abrigar seis famílias e a manutenção era garantida pelas doações da sociedade. Em 28 de dezembro de 1994 a ACACCI vai para uma nova casa e própria, na Rua Elzira Vivacqua, nº 127, em Jardim Camburi, Vitória. Hoje a instituição funciona na Rua Domingos Póvoa Lemos, nº 297, também em Jardim Camburi.

  1. Desenvolvimento da ação

O Projeto Casa da Família presta serviços relativos à hospedagem, tendo capacidade para hospedar até 30 famílias, oferecendo cinco refeições diárias, transporte, lazer, oficinas de artes manuais, aulas de música e língua estrangeira, atendimento pedagógico e passeios, entre outros, para as crianças/adolescentes e acompanhantes procedentes de outros municípios do estado e de estados circunvizinhos, em tratamento ambulatorial para câncer (ACACCI, 2007).

A ACACCI instituiu o Projeto Prover, que presta assistência material e financeira às famílias em situação de vulnerabilidade social para aquisição de medicamentos, fraldas descartáveis, alimentação, transporte, cestas básicas, auxílio funeral entre outras necessidades. Não basta apenas oferecer o tratamento, é preciso garantir a possibilidade de cura. (ACACCI, 2007).

O Projeto Recrearte surgiu na instituição em 1994, tendo como objetivo principal minimizar o impacto provocado pela doença e pelo tratamento, por meio do desenvolvimento de atividades lúdicas regulares junto às crianças e adolescentes com câncer, na enfermaria de Oncologia do HINSG, no Ambulatório de Oncohematologia e na Casa da Família (ACACCI, 2007). A recreação se faz imprescindível, como forma de recuperar a alegria de viver intrínseca à criança, uma vez que a ludicidade não deve ser interrompida pelo tratamento.

O Projeto Recrearte abrange várias atividades, como sessões de cinema para os cientes hospedados na Casa da Família e diversos eventos voltados para as 49 crianças e adolescentes assistidos, como as festas comemorativas (carnaval, Páscoa, Festa Junina, Dia das crianças e Natal), festa de aniversário e passeios (ACACCI, 2007). O câncer infanto juvenil exige tratamentos longos e internações frequentes, o que ocasiona grandes mudanças na rotina dos pacientes e de suas famílias. Algumas vezes, a mãe, sendo responsável parcial ou total pela renda familiar, precisa abandonar o emprego para assumir os cuidados com o filho doente. Com o principal objetivo de minimizar o impacto psicossocial e econômico provocados na família da criança/adolescente com câncer, é que foi criado o Projeto Convivendo com Arte, sendo iniciado em 1994 (ACACCI, 2007).

O Projeto Convivendo com Arte é voltado para as mães e acompanhantes de pacientes, fortalecendo a renda familiar, por meio da promoção de oficinas de trabalhos manuais diários, junto às mães e/ou acompanhantes de crianças/adolescentes com câncer (ACACCI, 2007).

  1. Recursos utilizados

Todos os recursos utilizados pela ACACCI, vem de trabalhos voluntáriados e de doações, seja financeiramente, com trabalho voluntário ou de alimentos e materiais. A instituição lança campanhas afim de promover solidariedade, tanto individualmente ou como empresa, existe a possibilidade de doação, é possível transformar presentes de aniversário em doações para a instituição. Como a campanha no Dia das Crianças, que visa incentivar seus clientes a realizar doações para a Acacci.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (171.2 Kb)   docx (92.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com