TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTERDISCIPLINAR

Por:   •  13/10/2015  •  Tese  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 5

 Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de

Tecnologia em Processos Gerenciais

Prointer IV

MANUAL DE ELABORAÇÃO DOS RELATÓRIOS: PARCIAL E FINAL

Coordenação – Cursos Superiores de Tecnologia EAD

Campo Grande 2


I. Apresentação

Caro Acadêmico,

Com foco no desenvolvimento de competências relacionadas à gestão, por meio de ferramentas e técnicas direcionadas à operação das atividades, o gerenciamento de processos tornou-se uma prática indispensável para o sucesso de qualquer organização. Hoje, todas as empresas, sejam pequenas ou grandes, locais, nacionais ou globais, utilizam sistemas de informações para atingir importantes objetivos organizacionais, como excelência operacional, relacionamento mais estreito com clientes e fornecedores, melhor tomada de decisão, entre outros.

Os gestores enfrentam grandes desafios no cenário competitivo mundial, demandando informações que espelhem as necessidades organizacionais na obtenção dos resultados esperados. Entende-se que, nas organizações, os sistemas de informações gerenciais facilitam o processo de captação, entrada e transformação dos dados em informações com valor agregado, para que possam ser utilizadas, com efetividade, nas tomadas de decisão.

Um sistema de informações gerenciais gera informações que apoiam os gestores na tomada de decisão. Deste modo, tal sistema fornece informações que auxiliam na busca de soluções que propiciem às organizações melhoria contínua de seus processos, produtos e serviços, pois levam aos gestores informações que o processo decisório demanda.

Desta forma, no PROINTER IV, você terá a oportunidade de sentir na prática o valor de um sistema de informações gerenciais para uma organização.

Bons estudos! 3


II. Introdução

Os sistemas de informação tornaram-se parte integrante de nossas atividades empresariais diárias. Seja na contabilidade, na administração de recursos humanos, no gerenciamento de operações, no marketing, nas finanças ou em qualquer outra atividade administrativa. Um sistema de informações bem-alinhado às necessidades da empresa é sem dúvida uma das vertentes que leva organizações dos mais diversificados segmentos e portes a se destacarem no mercado.

Por meio da transformação de dados em informações consistentes, é possível atender diversas áreas de uma organização, apresentando-lhes subsídios para tomar decisões mais assertivas em diversas situações. Toda organização deve cultivar em sua cultura a prática das quatro fases do processo administrativo: planejamento, organização, direção e controle. Desta forma, neste trabalho, você terá a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre alguns pontos importantes em Sistemas de Informações Gerenciais; Gestão da Produção e Operações; e Parcerias e Alianças Estratégicas.

Sabe-se que as organizações podem oferecer vantagens competitivas a seus clientes internos e externos trabalhando com sistema de informações gerenciais e fazendo a gestão da produção e operações de seus produtos ou serviços.

Mãos à obra! 4


III. Orientações

Este trabalho será desenvolvido em duas etapas:

ETAPA 1

Relatório Parcial

Entrega de um relatório contendo:

a) Pesquisa sobre os conceitos de: Sistemas de Informações Gerenciais e Cadeia de Suprimentos, segundo autores da área.

b) Pesquisa sobre sistema de informações gerencial utilizado por determinada organização na área de Supply Chain.

c) Pesquisa de informações na internet sobre a organização para apresentação de uma breve descrição (Razão social; Nome fantasia; Localização; Fundação/tempo de mercado; Segmento em que atua; Tipo de atuação no mercado: Global, Nacional, Estadual, Regional; Média de funcionários; Principais produtos e serviços).

O objetivo do Prointer IV a ser desenvolvido nesta primeira etapa é:

Objetivo: Construir embasamento teórico e levantar dados por meio de pesquisa.

As empresas buscam ganhar vantagem competitiva por meio da utilização de sistemas de informações que permitam entregar a informação correta, no momento adequado, em qualquer local onde ela seja necessária, combinados a uma verdadeira abertura controlada e integração desses sistemas com os sistemas de seus fornecedores e clientes. 5


Na qualidade da informação e em sua gestão efetiva, considera-se que a informação é uma conexão entre os diversos estágios da cadeia de suprimentos, coordenando ações e praticando benefícios para a maximização da lucratividade. A decisão fundamental é escolher qual informação é mais valiosa para reduzir custos e melhorar a responsividade dentro da cadeia de suprimentos, que varia de acordo com a estrutura e os segmentos de mercado atendidos, permitindo um atendimento mais ágil aos clientes.

IV. Das Atividades Previstas

A seguir, são apresentadas as atividades que deverão ser desenvolvidas nesta primeira etapa.

Da constituição de grupo:

Conforme as Diretrizes CEAD – PROINTER – 2015/2.

a) Desenvolver as etapas das atividades previstas neste Manual de Elaboração (Etapas 1 e 2).

b) Ao final desta Etapa 1, apresentar um Relatório (Parcial) dentro do modelo proposto:

I. Capa, com o logo da Instituição, o título do trabalho e o Curso Superior de Tecnologia.

II. Nome do acadêmico e respectivo RA.

III. Nome dos tutores (presencial e a distância).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (235.8 Kb)   docx (751 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com