TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE LOGÍSTICO

Por:   •  6/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.384 Palavras (6 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

PROJETO MULTIDISCIPLINAR – AMBIENTE LOGÍSTICO

COMPANHIA DE BEBIDAS DAS AMERICAS - AMBEV

CIDADE

2021

NOME DO ALUNO - RGM

ESTUDO DE CASO – AMBEV

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Projeto Multidisciplinar – Ambiente Logístico, na Universidade Cruzeiro do Sul.

Tutor: Eduardo Freitas.

CIDADE

2021

RESUMO

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo conhecer, analisar e descrever o ambiente logístico de uma empresa real. Para este projeto foi selecionado a empresa AMBEV, empresa do segmento de bebidas (refrigerantes, cervejas e bebidas não carbonatadas), foi realizado uma pesquisa documentativa envolvendo a teoria e prática por meio de pesquisas bibliográficas e materiais pertinente ao ambiente logístico retirados do próprio site da empresa. Nesta pesquisa foram levantadas informações sobre dados e fatos da empresa, o planejamento e operações dos produtos controle de estoque, conceitos de planejamento e descrição da dinâmica da companhia referente a suas relações interpessoais, buscando conhecer os processos logísticos para o bom funcionamento da companhia.

Palavras-chave: AMBEV, Logistica, Empresa, Cerveja e Estoque

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. DESENVOLVIMENTO 6

2.1. Detalhamento da empresa 6

3. OPERAÇÕES LOGÍSTICAS 6

4. COMPRAS 6

5. GESTÃO DE ESTOQUES/ARMAZENAGEM 7

5.1 Recebimento

5.2 Picking: 7

5.3 Expedição 7

6. TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO 7

7. ANÁLISE SWOT 7

8. CONCLUSÃO 8

9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

1. INTRODUÇÃO

Este projeto teve como objetivo o estudo e a análise do ambiente logístico da Companhia de Bebidas das Américas- AMBEV que atua no nicho de bebidas, onde produz e comercializa cervejas, refrigerantes e bebidas não carbonatadas, onde se tornou uma empresa líder na maioria dos mercados em que atua.

A logística tem se ajustado às mudanças dos últimos anos. O planejamento e controle de estoques tornou-se essencial para as pessoas engajadas na prática de conduzir os negócios. Assim, pode-se dizer que ´´ A logística é a arte da preparação da produção que cuida do planejamento dos materiais, da obtenção de materiais, do planejamento da linha de produção, da alimentação da linha de produção e da distribuição dos produtos finais´´ SILVA (2006, p.14).

Logística é o processo de planejar, implementar e controlar os fluxos de produtos ou serviços, de informações e financeiro, desde a obtenção das matérias primas, passando pela fabricação e satisfazendo os clientes em suas necessidades de tipo, tempo e lugar, através da distribuição adequada, com custos, recursos e tempos mínimos (NUNES, 2001, p. 56). Deste fato o projeto Multidisciplinar integrado irá apresentar a empresa e descrever a forma de atuação, a estrutura, a área operacional logística e como a AmBev lida com os principais processos conduzidos no dia a dia.

A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória de campo, com informações retiradas dentro do site da empresa disponibilizado na internet e de uma funcionária interna da filial localizada na cidade de Ribeirão Preto.

2. DESENVOLVIMENTO

A empresa escolhida para este projeto foi a Companhia de Bebidas das Américas – AmBev, uma das maiores empresas do segmento de bebidas, onde iremos apresentar todo o processo logístico da empresa começando por um rápido resumo de como a empresa começou e como está estruturada e posicionada no mercado hoje em dia, seguiremos para a operação logística explicando o funcionamento sendo dividido na área de compras, gestão de estoque, como e feito o armazenamento dos produtos o transporte a distribuição e apresentação da Análise Swot, onde chegaremos a nossa conclusão final deste projeto.

2.1. Detalhamento da empresa

Denominação Empresarial: AmBev – A Companhia de bebidas das Américas, forma de constituição S/A – Sociedade Anônima, CNPJ Matriz: 07.526.557/0001-00, localizada na Rua Renato Paes de Barros Nº 1017, 4º andar, São Paulo – SP. É uma empresa de grande porte, sendo a quarta maior cervejaria do mundo e líder do mercado latino-americano. O principal negócio que a empresa opera e o de cervejas, onde é líder em diversos mercados. É uma empresa de capital aberto brasileira, produtora de bens de consumo. Segundo dados da consultoria Economatica a AmBev é a maior empresa da América Latina, com um valor de mercado de U$120,1 bilhões, à frente da Ecopetrol e Petrobras.

A história da empresa originou-se através da união das centenárias cervejarias Brahma e Companhia Antarctica em 1999 onde se unem para criar a Companhia de Bebidas Américas, porém sua história iniciou-se muito antes, ainda quando era duas cervejarias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com