TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE OPERACIONAL

Por:   •  29/5/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.041 Palavras (9 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

ADMINISTRAÇÃO - EAD 2022

Bruna Rafaela Jordão Dias Alves CRUZ_EAD_Administração (Bacharelado) – RGM 25009320

 Diogo Freitas dos Santos CRUZ_EAD_Administração (Bacharelado) – RGM 29778042

Ivone da Silva Paula CRUZ_EAD_Administração (Bacharelado) – RGM 8012805173

Paloma Regina Lopes CRUZ_EAD_Cst em Gestão da Qualidade – RGM 2283903-8

PROJETO MULTIDISCIPLINAR – AMBIENTE OPERACIONAL

PULL SPORT

BRAZIL 2022


ESTUDO DE CASO – PULL SPORT

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Projeto Multidisciplinar – Ambiente Operacional, na Universidade Cruzeiro do Sul.

Tutor:. Rita de Cassia Silva Pereira

            Eduardo Vicente

BRAZIL 2022


RESUMO

Este projeto tem por objetivo relatar as dificuldades de gestão, planejamento financeiro e estratégico da empresa Pull Sport e com isso aprimorar nosso aprendizado e conhecimento sobre a administração. O artigo nos mostra que a falta de hierarquia, planejamento e conhecimento sobre alguns aspectos por parte direção trouxe bastante desgaste e por fim o fechamento da empresa.


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO

2.        DESENVOLVIMENTO

2.1 Gestão de Materiais e Pessoas

2.2 Liderança e Relação de Admissão e Demissão

2.3 Cultura Organizacional

8.        CONCLUSÃO

9.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


  1. INTRODUÇÃO

  1. Descrever a atuação organizacional da empresa:

Uma empresa com sua própria estrutura organizacional, a produção era realizada conforme os pedidos e ordens dos chefes de cada setor. Além dos funcionários da empresa, eles contavam com costureiras autônomas, terceirizando a costura para a fabricação de roupas completas, e cada costureira contava com sua própria equipe.

2. Falar de hierarquia

A Pull Sport era administrada por quatro sócios, o sócio majoritário, Sr. D.Z. Ele estava presente na empresa diariamente, porém não tomava as decisões e não opinava sobre assuntos de moda e confecção. Os outros sócios apareciam praticamente todos os dias na empresa, porém com horários flexíveis. A empresa não tinha um organograma pré-definido, além das costureiras autônomas, contava com 200 funcionários, os quais são eram divididos por setor. Cada setor tinha seu chefe, mas mesmo assim várias pessoas mandavam na empresa.

 3. Divisão de tarefas

Notamos que a divisão de tarefas não acontecia de forma programada, pois o Sr. D.Z. e seus sócios estavam focados em realizar o maior número de tarefas dentro da empresa pensando apenas no resultado. Com isso, as tarefas ficaram direcionadas e acumuladas com uma única pessoa na empresa, ocasionando diversos problemas na gestão organizacional.

4. Princípios da administração, se estão presentes ou não, e quais princípios estão presentes, justificando cada um deles (pesquisem: Planejar - Organizar – Controlar e Direção)

A empresa trabalhava com princípios básicos ou princípios que formam um círculo de interdependência, sendo eles: planejamento, organização, controle e direção.

Planejamento: realizado de acordo com a moda europeia, visto que esporadicamente dois ou três sócios viajavam para a Europa e traziam modelos, de acordo com a tendência atual do continente.

Organização: a empresa não tinha muita organização nos processos de fabricação e administração, podemos dizer que, era um processo de um ajudando ao outro e assim entregavam as encomendas aos lojistas conforme conseguiam.

Controle e direção: não havia controle e direção efetiva dentro da empresa, as peças eram produzidas sob demanda e não era acompanhado os resultados, nem o estoque e os gastos.

As quatro funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar.

Administrar uma organização significa assumir responsabilidade pela realização dos resultados e pela utilização correta dos recursos disponíveis. Ora, para assumir racionalmente essa responsabilidade é preciso:

1. Definir precisamente os resultados desejados, isto é, planejar;

2. Ordenar os recursos necessários à execução do trabalho, isto é, organizar;

3. Comunicar todas as informações e diretrizes necessárias e coordenar a execução do trabalho, influenciando de modo positivo o comportamento das pessoas, isto é, dirigir;

4. Acompanhar a evolução das atividades, verificando os resultados obtidos e os recursos usados, providenciando as correções necessárias para assegurar a realização dos objetivos, isto é, controlar.

[pic 2]

  1. DESENVOLVIMENTO

Gestão de Materiais e Pessoas

A gestão de materiais e pessoas da Pull Sport foi aplicada de maneira inábil, pois a divisão de setores era incoerente e desordenada, em cada andar de seu edifício era equivalente a uma fábrica completa, fato que seria facilmente reparado com a unificação de setores, otimizando o prazo para produção e entrega de pedidos. A balbúrdia presente na hierarquia foi um fator decisivo que contribuiu para a falência da empresa, pois as decisões referente a criação da nova coleção, eram tomadas pelo sócio majoritário com auxílio de todos os colaboradores, exceto das pessoas qualificadas e capacitadas para fazê-lo. O gerente de vendas transpôs uma ordem do chefe da expedição, interrompendo seu trabalho com intenção de utilizar o veículo da empresa para ir até outra cidade com propósito de contratar novos funcionários, a inconsistência no planejamento somada com a hierarquia caótica resultou em mais prejuízo. Concluindo que a gestão de materiais e pessoas não atendia nível satisfatório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (823 Kb)   docx (674.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com