TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Projeto Oxigenio da Google

Por:   •  26/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Resenha Crítica de Caso

Saulo Farias Santana

Trabalho da disciplina: Fundamentos do Gerenciamento de Projetos

                                               Tutor: Prof. Antônio Luís Draque Penso

Anchieta, ES

2020


PROJETO OXIGÊNIO DO GOOGLE: OS GERENTES SÃO IMPORTANTES?

Referências: GARVIN, DABIS A.; WAGONFELD, ALISON BERKLEY; KIND, LIZ.

O estudo foi constituído pela análise do comportamento pessoal sobre o planejamento dos projetos, desde a dinâmica de coleta de dados, planejamento, execução, monitoramento dos resultados até os feedbacks (lições aprendidas) necessárias para evolução de um melhor desempenho da equipe.

Ele começa relatando um breve histórico de como a empresa Google foi fundada em 1998, por Sergey Brin e Larry Page, dois doutorandos de Ciência da Computação da Universidade de Stanford.

Relatou que após a aquisição de parcerias e programas de publicidades, teve sua acelerada evolução, de forma que a empresa rapidamente obteve lucro e esse desenvolvimento foi crescendo a cada ano, com mais e mais produtos sendo gerados, e em pouco tempo, a organização se tornou global e muito valiosa.

Com o grande crescimento, tornou necessário estruturar a empresa em três grupos distintos, que formaram os grupos de Engenharia, Organização Global de Negócios (vendas) e Geral e Administrativo (G&A), de forma a obter uma melhor gestão sobre todos os processos ali encontrados.  Foi a partir desse ponto que se começou a analisar a necessidade de mais cargos gerencias, pois na fase anterior a empresa era predominada por cargos similares, e esses reportavam aos poucos gerentes que ali existia. Por outro lado, também, teve uma visão totalmente contraria, que seria de eliminar a função gerencial, baseada na interação do fator hierárquico com os níveis inferiores, que logo foi abortada.  

Os processos de seleção dos funcionários da Google eram bem rígido, a fim de garantir alto nível de escolhas para os mais diversos cargos. A maioria de seus funcionários eram jovens que visavam crescimento profissional e autonomia.

Novos gerentes eram doutrinados na ideia que não podiam confiar na autoridade de seus cargos, pois a estrutura da empresa era fluida, dinâmica e imprevisível.

Com sua cultura informal presente no dia a dia do funcionário, mostrada na necessidade da qualidade de vida, e o impacto que ela ocasiona no ambiente de trabalho, de forma a gerar impulsos na criação e desenvolvimentos de novas ideias. Desde a cultura dominada por engenheiros até os gordos pacotes de benefícios, de forma a valorizar o trabalho alheio e incentivar uma cultura familiar.  

De maneira a mensurar a qualidade do planejamento gerencial, o próprio gerente e sua gestão com a equipe, surgiu o Projeto Oxigênio. O projeto com suas diversas metodologias, visava uma análise qualitativa e quantitativa das melhores práticas executadas pelos gerentes, seguindo com os objetivos principais, o bem-estar e a produtividade dos funcionários.

Para garantir esses objetivos e chegar a um padrão, foram implementados uma serie de questionários, que eram encaminhados para toda equipe, que respondiam de forma não obrigatória e sigilosa.  Também foi necessário dar publicidade aos resultados, de forma que não só os gerentes, mas todos os funcionários sentissem que deveriam fazer parte do processo e contribuir ativamente para que ele tivesse sucesso.  Logo o resultado dessa adesão pode ser notado, gerando assim, uma melhor amostragem do que estava acontecendo com a evolução desse projeto, e consequentemente gerando impactos na companhia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (143.7 Kb)   docx (48.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com