TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Da Libras No Aprendizado Da Língua

Por:   •  8/5/2023  •  Monografia  •  1.324 Palavras (6 Páginas)  •  40 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CLARETIANOREDEDEEDUCAÇÃOCURSODE TEOLOGIA

JoséLevidaSilvaLucas

ATIVIDADEDOPORTIFÓLIO

LIBRAS–LínguaBrasileiradeSinais

Divinópolis-MG2022

JoséLevidaSilvaLucas

ATIVIDADEDOPORTIFÓLIO

LIBRAS–LínguaBrasileiradeSinais

TrabalhoapresentadoaoCursodeTeologia,doCentroUniversitárioClaretiano, como Atividade no Portfóliopara obtenção de créditos na disciplinadeLIBRAS–LínguaBrasileiradeSinais.

Professora/tutora responsável:AparecidaHelenaFerreiraHachimine

Divinópolis-MG2022

Objetivos

1.Sabemos que a audição é o meio pelo qual o indivíduo entra em contatocom o mundo sonoro e com as estruturas da língua oral, possibilitando, dentreoutras coisas, o desenvolvimento da linguagem (PEDROSO, 2013, p. 55). Sendoassim,a audiçãodesempenha asfunçõesde:

a.Localizaçãoeidentificação:capacidadedereconhecermosdeondevemum some qualé afonte sonoraqueo estáproduzindo. As pessoas surdas geralmente criam conexões e identificação com pessoas semelhantes, assim como qualquer ser humano. Assim, mesmo sem muitos alunos surdos, seria importante não isola-los dos alunos ouvintes dentro da instituição, e sim incentivar a integração e socialização de todos, para aumentar as chances de identificação.

b.Alerta:capacidadedenosatentarmosparatodososestímulossonorosquenosrodeiam,como,porexemplo,abuzinadeumcarrovindoemnossadireção.

Da mesma forma acima, se a escola tem os profissionais presentes em sala de aula, o processo ocorreria naturalmente, com as desfasagens corriqueiras, independente da capacidade de audição dos alunos, dado que o ambiente não afetaria o curso. No entanto, sem a presença de profissionais da LIBRAS, tal como acima, a perda de desempenho do aluno surdo seria considerável. O mesmo se coloca quanto a ausência do conhecimento de LIBRAS por parte dos colegas ouvintes.

c.Socialização:capacidadedenosrelacionarmos,poiséprincipalmentepelaaudiçãoqueentramosem contatocom asoutras pessoas.

Se a instituição disponibiliza os profissionais e incentiva a educação dos alunos surdos, a relação instituição/aluno seria natural e efetiva (do contrário seria caótico). Porém, sem criar um ambiente justo, democrático e confortável para todos, mesmo que a escola disponibilize profissionais capacitados, os colegas de turma ouvintes e desconhecedores da LIBRAS não manteriam uma relação efetiva com os colegas surdos, considerando que, geralmente, as pessoas se identificam com pessoas semelhantes, que fazem parte do mesmo grupo, e isso influencia nos processos de ensino-aprendizagem dentro do curso. Seria importante criar um ambiente de cultura surda, ou seja, um ambiente acolhedor para a comunidade surda, englobando possibilidades e elementos próprios da vida cotidiana das pessoas surdas.

d.Intelectual:grandepartedasinformaçõesnosétransmitidapormeiodocódigooral.

Mantendo uma boa comunicação, um ambiente de cultura surda e profissionais qualificados, o espaço de aprendizado só cresceria, não prejudicando o desenvolvimento intelectual de nenhum estudante.

e.Comunicação:afalaéomeiodecomunicaçãomaisutilizadopelohomem,eépormeio daaudiçãoquealinguagemea fala se desenvolvem.

Levandoemconsideraçãocadaumadasfunçõesdaaudiçãocitadasanteriormente,apresenteumexemplodeaçõescotidianasnavidadeum surdo ecompare comavidadeumouvinte.

Para a análise e comparação da situação, pode-se imaginar uma ação cotidianarepresentada em um “Curso de especialização em Finanças”, onde há um alunosurdo eumalunoouvinte.

considerando que a instituição que oferece o curso não é umainstituiçãodeensinobilíngue,queosprofessoresnãosejamfluentesemLIBRAS,quenãohádisponibilidadedetradutoresequeoestudantesurdonãoseja fluente em Português, haverá uma barreira muito grande de aprendizado: acomunicação.

Evidencia-se,assim,aimportânciade,nomínimo,adisponibilização de tradutores Português-LIBRASpara facilitar acomunicaçãoentre professores, alunosouvintes ealunossurdos.

As situações expostas acima poderiam ser aplicadas em qualquer situaçãorotineira no dia a dia da sociedade que envolvesse a presença da pessoa surdajuntoa outraspessoasquenãocompreendessem aLIBRAS.

2 .Leia atentamente a citação a seguir:

“A maior parte dos surdos profundos, por exemplo, não exibem uma fala socialmente inteligível. Além disso, em geral, manifestam atraso significativo no desenvolvimento global e dificuldades ligadas a aprendizagem da leitura e da escrita, apresentando-se muitas vezes, apenas parcialmente alfabetizados após anos de escolarização” (MANTELATTO, PEDROSO & DIAS, 2000, n.p.).

Reflita sobre a relação que existe entre a situação educacional das crianças surdas reveladas por Mantelato, Pedroso e Dias (2000), a história da educação dos surdos e as abordagens educacionais.

A seguir responda se é correto afirmar que a história da educação dos surdos foi marcada pelo autoritarismo dos ouvintes.

Justifique sua resposta relacionando-a com as abordagens educacionais estudadas nesta unidade:

“A maior parte dos surdos profundos, por exemplo, não exibem uma falasocialmente inteligível. Além disso, em geral, manifestam atraso significativo nodesenvolvimento global e dificuldades ligadas a aprendizagem da leitura e daescrita, apresentando-se muitas vezes, apenas parcialmente alfabetizados apósanosdeescolarização”(MANTELATTO,PEDROSO&DIAS,2000,n.p.).

Uma formação deficiente impacta muito a vida de uma pessoa e, particularmente,umaformaçãonãopensadaparaasespecificidadesdeumapessoasurdapoderia impactar na sua relação com a família, com outras pessoas em suacomunidade, na possibilidade de concorrer a vagas de trabalho de forma justa ecom boa remuneração, no acesso a produções culturais como filmes, peças deteatro, músicas, etc. Importante ressaltar que é necessário investir em educaçãopara todas as pessoas, inclusive para as pessoas surdas, mas, muitas vezes, oqueimpedeumaeducaçãodequalidadeéadiscriminaçãoeafaltadeconsciência e de empatia de outras pessoas, além do incentivo do governo e nodesenvolvimentodepolíticas públicasparaossurdos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (105.6 Kb)   docx (224 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com