TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Intervenção Empresarial

Por:   •  23/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.120 Palavras (17 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 17

PLANO DE NEGÓCIOS

INTERVENÇÃO EMPRESARIAL

MINI GOURMET BOLOS & TORTAS

Cristiane Dziedzie Kicheleski

Juliéte A. Feltrin Duffeck

Roseli W. Guths

Sissa Vidal de Assis

Professor-Marcel Meyer

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso (ADG0484) – Prática do Módulo

04/09/2017

1 INTRODUÇÃO

A empresa Mini Gourmet é uma empresa do ramo alimentício responsável pela fabricação de bolos e tortas em pequenos potes. Sabe-se que o ramo alimentício é muito concorrido, os consumidores contam com muitas opções a sua disposição, cabe a empresa buscar estratégias para se manter competitiva no mercado. Com o objetivo de tornar a Mini Gourmet um diferencial no mercado é que as sócias estão procurando soluções para as atuais necessidades da empresa, e a intervenção empresarial é de grande ajuda neste momento.

Conforme foi constatado no diagnóstico empresarial da empresa Mini Gourmet Bolos & Tortas ficou claro a necessidade de uma intervenção, visando a melhoria dos pontos fracos. O principal objetivo da intervenção empresarial é buscar alternativas para corrigir as áreas de maior vulnerabilidade no momento, buscando continuar crescendo de forma competitiva.

O diagnóstico empresarial foi realizado a partir da análise do plano de negócios da Mini Gourmet com o objetivo de estudar a real situação da empresa e de seu sistema de gestão, reunindo informações como por exemplo os pontos fortes e fracos da mesma. Com base no diagnóstico empresarial foi possível evidenciar a realidade atual da empresa, onde apresentou-se os principais pontos fracos, e através da intervenção empresarial que será apresentada a seguir as sócias buscam soluções para resolvê-los da forma mais eficiente possível. Os principais pontos fracos encontrados através do diagnóstico empresarial são com relação a falta de sistema especializado e outras ferramentas gerenciais, falta de preparo das sócias em determinadas áreas e recursos financeiros mal distribuídos entre as áreas.

Através da intervenção empresarial a empresa pretende solucionar os principais problemas buscando corrigir seus pontos fracos e maximizar seus pontos fortes, se estruturando para manter-se firme no mercado buscando ser um diferencial no ramo alimentício visando abranger mais consumidores e maior rentabilidade.

2 PONTOS FORTES E FRACOS

2.1 ÁREA DE RECURSOS HUMANOS

Pontos fortes

Pontos fracos

Constatou-se que a liderança da Mini Gourmet é compartilhada e estão sempre se aperfeiçoando na área com cursos e treinamentos.

Observou-se que falta preparo com relação as responsabilidades da área de recursos Humanos.

                                             Tabela: 1 Fonte: As autoras

2.2 ÁREA DE MARKETING

           Pontos Fortes

         Pontos Fracos

Constatou-se que produtos personalizados atraem mais clientes, assim como várias opções de pagamento e serviço delivery.

Observou-se que a falta de veículo próprio para entregas se torna um ponto fraco porque seria mais uma oportunidade de divulgação através de sua personalização e também praticidade.

Observou-se também que há poucos recursos financeiros destinados ao marketing.

                                        Tabela: 2 Fonte: As autoras

2.3 ÁREA FINANCEIRA

          Pontos Fortes

            Pontos Fracos

Constatou-se que a realização e controle de Balanço Patrimonial, Custos Fixos Mensais, Investimento Inicial, Demonstrativo de Resultados, Fluxo de Caixa são importantes no controle e equilíbrio da empresa.

Observou-se que a falta de um sistema especializado para controle faz falta pois planilhas do Excel são ultrapassadas e mais passíveis de erros.

                                Tabela: 3 Fonte: As autoras.

2.4 ÁREA DE PRODUÇÃO E LOGÍSTICA

2.4.1 Área de Produção

        Pontos Fortes

        Pontos Fracos

Constatou-se que a empresa possui equipamentos de alto rendimento e é organizada por células de trabalho que possibilitam produzir grandes quantidades de uma vez só e também agilidade nos processos.

Constatou-se também que tudo é controlado através de controle de compras, estoques, pedidos e tempos de fabricação.

Observou-se que a falta de um sistema especializado para controle faz falta pois planilhas do Excel são ultrapassadas e mais passíveis de erros.

Observou-se também a falta de ferramentas como JIT, Kanban, engenharia simultânea, Gestão de Qualidade Total, Sistemas Gerenciais de Produção, que auxiliam para um melhor gerenciamento da empresa.

                             Tabela: 4 Fonte: As autoras.

2.4.2 Área de Logística

              Pontos Fortes

       Pontos Fracos

Constatou-se que o controle de compras baseado nos pedidos visa evitar desperdícios e gastos desnecessários com matéria prima, e os fornecedores proporcionam custo baixo e qualidade nos produtos.

Constatou-se também que o sistema de distribuição estruturado e informatizado que é baseado na divisão por regiões, agiliza as entregas.

Observou-se que a falta de um sistema especializado para controle faz falta pois planilhas do Excel são ultrapassadas e mais passíveis de erros.

Observou-se também que o sistema não é automatizado, a empresa não possuí códigos de barras, etiquetas RFID,WMS. Também não possuí frota própria.

                               Tabela: 5 Fontes: As autoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (133.6 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com