TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pensamento Sistêmico

Por:   •  8/9/2017  •  Projeto de pesquisa  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 2

O pensamento sistêmico

Acerca dos problemas abordados, é necessário a definição de pensamento sistêmico e da visão sistêmica, pois será um dos pilares para análise do problema.

O pensamento sistêmico é uma abordagem da realidade que contradiz o pensamento “reducionista-mecanicista”, herdado dos filósofos da revolução científica do século XVII. O pensamento sistêmico acredita que a racionalidade científica não oferece parâmetros suficientes para o desenvolvimento humano e para descrição do universo material, formando a necessidade de seu desenvolvimento conjunto com a subjetividade das artes e nas tradições espirituais. Segundo essa abordagem de pensamento, o método científico é limitado quando se estuda ciências que se interagem com o resto do universo, como física subatômica, biologia, medicina e ciências humanas.

No pressuposto da definição do pensamento sistêmico, que pode ser entendido como uma forma de pensar em macro, pois vivemos em um universo onde todas as coisas se interagem entre si e fazem parte do mesmo sistema. Vivemos em um grande sistema onde por sua vez está dividido em inúmeros subsistemas atrelados.

Vale agora definirmos a visão sistêmica, esta por sua vez está atrelada a habilidade em compreender os sistemas de acordo com a abordagem da Teoria Geral dos Sistemas, e seja, ter o conhecendo do todo a qual o problema está inserido. A visão sistêmica é formada a partir do conhecimento do conceito e das características do sistema estudado, dando ao observador a capacidade de identificar ligações de fatos particulares do sistema como um todo.

A necessidade de pensar sistemicamente pode ter surgido do fato de que se tratarmos muito facilmente problemas que estejam incluídos nesse grande sistema com decisões imediatistas, estas que por sua vez não enxerga o problema como um todo, com isso descartamos interligações importantes para a análise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com