TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pim Recursos Humanos

Por:   •  15/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.788 Palavras (8 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

RELATÓRIO PIM I

CAMPINAS/2021

Nº.

NOME

RA

01

Aline Cristina das Flores Santana

2135644

02

03

04

05

06

Espaço reservado para apresentar e descrever, de forma adequada e objetiva, os aspectos relevantes da pesquisa (teórica/prática). Em caso de citações deverá conter referências bibliográficas baseando-se nas normas da ABNT. Mínimo de sete e máximo de dez páginas.

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento deste trabalho denominado PIM – Projeto Integrado Multidisciplinar, tem como finalidade analisar e desenvolver o aprendizado referente ao primeiro bimestre do curso Gestão de Recursos Humanos. A empresa escolhida para esse estudo é a Telefônica Brasil (Vivo) como é mais conhecida.

A análise feita sobre a empresa Telefônica tem como objetivo destacar a gestão organizacional com base nos conceitos estudados em Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática.

Para o desenvolvimento deste trabalho os objetos de estudo foi a internet e livro. Será apresentado o conceito da empresa Telefônica mais conhecida como Vivo, marca líder no mercado brasileiro de telecomunicação, fornecendo serviços tecnológicos que movimentam as residências e principalmente as empresas.

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

O que é administrar? Para muitos administrar é apenas gerenciar empresas ou pessoas. Mais do que gerenciar, administrar é criar e estabelecer objetivos, alcançar metas definidas ou não, sempre com qualidade e eficiência.

A empresa Telefônica é de origem Espanhola e teve início no Brasil em 1998 através da aquisição da estatal Telesp, formando então a Telefônica Brasil, mais conhecida hoje em dia por Vivo, pois em 2010 foi adquirida suas ações pela Telefônica, tornando-se líder do mercado de telecomunicações no Brasil.

Ela passou a utilizar o nome Vivo como marca comercial, tendo como razão social Telefônica Brasil S/A com CNPJ matriz 02.558.157/0001-62.

“Em 2012 a Vivo passou a ser uma marca comercial em todo País, oferecendo telefonia fixa e móvel, banda larga e TV por assinatura. (Telefônica, 2019)”

Para administrar uma empresa deste porte de nível internacional é necessário pessoas capazes e bem-sucedida para o planejamento e o desenvolvimento de suas atividades. A Telefônica conta com a ajuda do atual Presidente Christian Gebara e o Vice David Frieira que são denominados altos gestores. Logo em seguida temos os gestores médios que são responsáveis pelos gestores de primeira linha.

Os gestores de primeira linha são responsáveis por colaboradores operacionais, no caso da empresa Telefônica possui colaboradores que atua no campo (cargos como: técnicos, instaladores, etc.), que presta serviços de reparos e instalações aos clientes.

“Atuamos na transformação digital que amplia a autonomia, a personalização e as escolhas em tempo real dos nossos clientes, colocando-os no comando de sua vida digital com segurança e confiabilidade. Tudo isso porque acreditamos que podemos fazer o nosso mundo mais humano, conectando a vida das pessoas. (Telefônica, 2019)”

A Telefônica é também uma empresa Sustentável. A Sustentabilidade empresarial é representada pelas ações de uma empresa com objetivo de atuar de maneira consciente.

O desenvolvimento sustentável está ligado com as empresas visando preservar os investimentos da instituição e ao mesmo tempo buscar diminuir os efeitos negativos das atividades produtivas sobre o meio ambiente. Diversas organizações empresariais estão cada vez mais preocupadas em atingir e demonstrar um desempenho mais satisfatório em relação ao meio ambiente. Assim, a gestão ambiental tem-se configurado como uma das mais importantes atividades relacionadas em qualquer empreendimento. (TINOCO E KRAEMER, 2011, p.89).

Além disso, seguimos as diretrizes de nossos princípios de Negócio Responsável, documento que define as responsabilidades individuais e compartilhadas, e compromisso para consolidar uma relação de confiança com todas as partes interessadas e tornar o nosso negócio cada vez mais responsável. (Telefônica,2019).

“Impulsionamos a sustentabilidade entre os pilares prioritários dos nossos negócios, com destaque para a conquista de 100% da nossa matriz energética proveniente de fontes limpas e a nossa frota carbono neutro.” (Telefônica, RELATORIO DE SUSTENTABILIDADE, 2019, p.3).

  1. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

O processo de comunicação de uma empresa é muito importante para fidelizar e conquistar novos clientes, pois é através da mídia, redes sociais e consumidores satisfeitos que a empresa mostra sua face.

A Telefônica é muito aberta a comunicação tanto primaria como secundaria, pois, acredita que a transparência é a chave para o sucesso do negócio. 

Nos comprometemos para que nossos clientes, fornecedores, colaboradores, acionistas e a sociedade em geral tenham informações claras e acessíveis sobre a nossa estratégia e as nossas atividades e que possam, a qualquer momento, fazer consultas sobre as dúvidas ou perguntas. (Telefônica, RELATORIO DE SUSTENTABILIDADE, 2019, p.9)

“Stakeholders significa público estratégico e descreve todas as pessoas ou “grupo de interesse” que são impactados pelas ações de um empreendimento, projeto, empresa ou negócio.” (SIGNIFICADOS, 2021).

Os princípios do Negócio Responsável, nosso Código de Ética, definem a companhia que queremos ser e como queremos trabalhar e nos relacionar com nossos Stakeholders. Os princípios apresentam o posicionamento da Telefônica em relação a temas como comunicação transparente, diversidade, transparência fiscal, direitos humanos, neutralidade política, confiança do cliente e muitos outros. Eles são validos para todos os Stakeholders com os quais nos relacionamos (colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade e acionistas). (Telefônica, RELATORIO DE SUSTENTABILIDADE,2019, p.16).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (124 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com