TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento é uma técnica para absorve incerteza sobre o futuro

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.506 Palavras (15 Páginas)  •  2.421 Visualizações

Página 1 de 15

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Processos Gerenciais

Prof. Lincon Lopes

  Tecnologia em Logística

Maria Ivone Ferreira Oliveira– RA: 3813667393

Andrielli Lopes de Oliveira– RA: 5569131790

Darlan da Silva– RA: 5322981030

Paulo Tokida– RA: 5024158317

        

Valparaíso/ GO

2012

Etapa 1

Introdução

O que é planejamento?

É a função administrativa que determinam antecipadamente quais são os objetivos a ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-las da melhor maneira possível, o planejamento representa a primeira administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle. Lida com o futuro, começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los com eficiência e eficácia. Assim, planejar significa definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los com o mínimo de esforço e custo. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando , como e em qual sequência.

Planejamento é uma técnica para absorve incerteza sobre o futuro e permiti maior consistência no desempenho das organizações. Aliás, o planejamento envolve varias formas de lidar com a mudança e com a incerteza que ela traz consigo.Em um extremo, o planejamento pode levar a um ponto de decisões importantes, os administradores podem ser levados á preocupação quase exclusiva com problemas imediatos ,tomando decisões inadequadas ao futuro da organização.

O papel do planejamento na atualidade é substituir a ação reativa diante dos eventos passados por ação proativa e antecipatória em relação aos eventos futuros. O planejamento define objetivos, verifica o estado atual das coisas, desenvolve premissa sobre condições futura, identifica meios para alcançar os objetivos e implementar os planos de ação necessários representa a primeira função administrativa,por ser exatamente a que serve de base para as demais funções,como organização,direção e controle.

Quais são os tipos de planejamento?

Planejamento estratégico.

Planejamento tático.

Planejamento operacional.

Planejamento Estratégico

A importância do planejamento nas atividades  do administrador na visão do Prof. Roberto Shinyashiki e do Prof. Paulo Barreto do Santos, para ser bem sucedido tem que ter um bom planejamento estratégico visão empresarial, vê nas oportunidades uma perspectiva de sucesso.A globalização é uma grande aliada no mundo dos negócios, pode ser o caminho bem sucedido do profissional antenado e de visão futurista;pode-se adquirir conhecimento ao estudar muito; participar de eventos; work shop,etc.

A visão faz com o individuo sempre esteja alerta aproveitar as grandes chances que a viva põe na sua frente, a pessoa que se mantém atualizada consegue ver além do horizonte; consegue transformar algo simples em algo especial.Ao planejar define onde se pretende chegar,é uma técnica para observar a incerteza sobre o futuro; é ver o invisível; é transformarmos em pessoas especiais. Sempre será um desafio para o administrador manter a ética como fator agrupador de uma gestão bem sucedida e consciente par um bom desempenho organizacional, ter a preocupação em que prevalece em que prevalece o devorar  para não ser devorado, o mundo é competitivo e muitas vezes injusto, visa obter um lucro a qualquer custo e com atitudes sem ética e sem moral afronta a nossa autoestima.

O planejamento identifica vocações e habilidades e deve se adequar ao perfil, facilitando a realização do diagnostico da organização como um todo. Enquanto a estratégia empresarial esta voltada para o que a empresa deve fazer para alcançar os objetivos empresariais, o planejamento estratégico procura especificar, o como fazer par alcançar tais objetivos. Ênfase na estrutura organizacional planejar e organizar,a estrutura de órgãos cargos que compõem a empresa, dirigir e controlar as suas atividades e características: pragmatismo: ênfase na pratica  e na aplicação no trabalho organizacional, organização racional o trabalho por intermédio da analise e da racionalização do trabalho,divisão do trabalho e especialização do operário,desenho de cargas e tarefas,utilização de princípios de administração à tarefa das pessoas,como receituário para o administrador,incentivos salariais e prêmios de produção,padronização,abordagem prescritiva e normativa.

Frederick W Taylor, provou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial da época. Se preocupação original foi tentar otimizar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas industrias americanas e elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial considerando o fundador da moderna TGA. A Administração Cientifica localiza o nível do trabalhador individual de cada operário, tomado isoladamente, como realizar seu trabalho(tarefas),como consequência uma profunda disparidade de métodos de trabalho .

Taylor procurou tirar do operário o direito de escolher o seu jeito pessoal de executar a tarefa,foi bem sucedido  um método planejado e estudado por um profissional especializado no planejamento das tarefas.Simplificação tornou o trabalho mais eficiente. Daí a fragmentação das tarefas para permitir a especialização do trabalhador como:produção em massa.A preocupação  seguinte é estabelecer os tempos e padrões de produção por meio da cronometragem, tempo padrão,passou a solucionar os operário mais aptos, treina-los na execução do método escolhido agradáveis e condições de conforto capazes de reduzir a fadiga (poderoso inimigo da eficiência).

Como inovar passou a oferecer planos de incentivos salariais,prêmios de produção de acordo com o número de peças produzidas. Acima de 100% de eficiência a remuneração era acrescida de um premio ou incentivo adicional,dava resultado  aumentava com eficiência o desempenho do operário. Taylor e seus seguidores se preocupava em construir um modelo de administração com base na racionalização e no controle da atividade humana; com objetivo de buscar uma produtividade maior: padronização, racionalização do trabalho, ritmo. Ele se preocupou com o gerente, Taylor foi um grande visionário observou a necessidade de reformular a administração, viu falhas que com alguns ajustes a organização se tornaria mais eficiente e com isso aumentaria a produção das industrias, melhorando métodos e processos,reduzindo custos e incrementando poderosamente a qualidade e produtividade,melhorando os salários para os operários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (237.3 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com